Meio Bit » Arquivo » Games » [Fingers-on] Caps4stix, a "camisinha" para os direcionais analógicos do seu joystick

[Fingers-on] Caps4stix, a "camisinha" para os direcionais analógicos do seu joystick

Conheça as Caps4stix, acessórios que protegem e auxiliam o manejo dos direcionais analógicos do seu joystick.

13 anos atrás

Esse texto corre o risco de ser um campeão em frases de sentido duplo, mas o que a gente não faz para trazer informação a você, caro leitor?

Tudo começou quando eu li esse post do Portallos (aliás, excelente blog de quadrinhos/cinema/anime/etc.) sobre a nostálgica "camisinha para dedão". Uma ideia fantástica que, por um desses mistérios insolúveis da humanidade, nunca ganhou o devido destaque que merece.

Quem jogou Street Fighter usando os nada amigáveis d-pad dos joysticks de SNES e PlayStation sabe que, no início, a famigerada bolha no dedão é inevitável. Depois ela estoura e, no estágio seguinte, vira um calo tão casca grossa quanto um Evil Ryu, mas até lá a jornada, tal qual a do lutador solitário da Capcom, é árdua.

A "camisinha para dedão" seria quase um cheat nessa história toda. Jamais tive a oportunidade de vê-la pessoalmente, mas a ideia é genuinamente simples: uma capa de plástico que recobre o dedão, evitando que o atrito entre ele e o d-pad gere a bolha e, depois, o calo. Tem até foto de uma quase mítica propaganda numa Ação Games do século passado:

Camisinha para dedão.

Camisinha para dedão.

Naquele mesmo texto, há um vídeo das Caps4stix, uma evolução do produto. Essa, produzida na Inglaterra, é aplicada no próprio joystick, nas alavancas analógicas. O objetivo também é um pouco diferente: ela não evita bolhas, apenas dá mais aderência no manejo das alavancas.

No Xbox 360, as alavancas analógicas possuem "pontos" de aderência em quatro direções: cima, baixo, esquerda e direita. Apesar de estarem ali, eles têm dois problemas: 1) são relativamente "lisos"; e 2) somem com o tempo. Nos meus joysticks, que não são tão velhos assim, já sumiram. É para consertar esses problemas, além de ajudar na conservação do equipamento, que as caps4stix servem.

Fiz o pedido direto no site, não sem antes averiguar, por email, se eles despachavam para o Brasil. O custo de cada jogo contendo duas borrachinhas é de £ 1,75, pouco mais de R$ 4,00. Pedi e, dali a alguns dias (levou menos de duas semanas), recebi os dois pares pedidos, num saquinho bem chinfrim com um adesivo da marca.

Embalagem da Caps4stix.

Embalagem da Caps4stix. (Clique para ampliar)

O encaixe nas alavancas do joystick do Xbox é bem fácil. Elas se encaixam com perfeição e ficam bastante firmes, sem "dançar", o que poria sua utilidade em risco.

A borrachinha tem o centro côncavo, rodeado por oito saliências bem altas que ajudam a firmar o dedo evitando que o mesmo escorregue durante a jogatina. A mim, ela também ajudou a diminuir as bolhas e suas consequências, mas acredito que esse efeito colateral varie de pessoa para pessoa. Digo isso porque tenho o costume de jogar com o meio do dedão, na junta, apoiado na alavanca, e não com a ponta dele.

Caps4stix no joystick do Xbox 360.

Caps4stix no joystick do Xbox 360. (Clique para ampliar)

Caps4stix: mais aderência durante a jogatina.

Caps4stix: mais aderência durante a jogatina. (Clique para ampliar)

Pelo valor do investimento e os benefícios que entrega, as capinhas Caps4stix valem muito a pena. Há modelos para Xbox 360, PlayStation 3 e até o Nunchuck, do Wii. O site chega a dar medo de tão amador que é, com um flash berrante na entrada, mas apesar da apresentação horrível, o serviço é bom e o produto, de qualidade. Recomendado!

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários