Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Se o Instagram é muito mainstream para você, conheça o 8-Bit Pocket Camera

Se o Instagram é muito mainstream para você, conheça o 8-Bit Pocket Camera

8-Bit Pocket Camera traz a experiência estranha da Game Boy Camera para o iPhone e representa um passo além para os hipsters fotográficos.

13 anos atrás

Hipster Kitty quem disse.O Instagram é um fenômeno cultural, e eu ainda não consigo entender a razão. Ele tira fotos e funciona como uma rede social. Até aqui, tudo ok, existem tantos outros sites parecidos, fiquemos no Flickr para citar apenas um.

O grande diferencial do Instagram, porém, são os filtros. Com um clique, você dá àquela foto bonita, tirada com a super câmera do iPhone, o aspecto de velha. Ou de queimada. Ou de lomografia. Enfim, você detona a foto antes de publicá-la.

Opiniões à parte, parece que eu sou minoria, afinal, o Instagram não só não para de crescer, como está se tornando uma verdadeira plataforma de negócios na web. Já rolam promoções e campanhas publicitárias no último recanto hipster da Internet.

Mesmo restrito ao iOS (iPhone/iPod touch), o Instagram já é popular. E como hipsters gonna hate o que quer que seja popular, chegou a hora de evoluir para o próximo nível. E se for via ressurreição de algo velhaco que já na sua época era de utilidade duvidosa e baixa popularidade, melhor ainda!

Em 1998, a Nintendo lançou um acessório para a sua linha de Game Boy chamado Game Boy Camera. Era uma câmera pra lá de inútil para o portátil mais popular da época, o primeiro acessório a estender os recursos do Game Boy, dando-lhe alguma coisa além da simples jogatina.

Foto de um carro tirada com uma Game Boy Camera.Apesar do caráter inovador, na prática os resultados era deprimentes. As fotos eram em preto e branco com a paleta de quatro tons do Game Boy. Resolução? Menor que a de um avatar do orkut velho, 128x112. Veja um exemplo ao lado. Além de tirar fotos e visualizá-las no próprio aparelho, havia alguns joguinhos embutidos.

Os mais abastados podiam, ainda, comprar a Game Boy Printer, uma impressora térmica para imprimir as "fotos". Usava seis (!) pilhas AA e pedia um papel especial, com o verso adesivo, chamado Game Boy Printer Paper.

Corta para 2011. Já considerado o sucessor do Instagram, está disponível na App Store por apenas US$ 0,99 o 8-Bit Pocket Camera. O app oferece os mesmos recursos do Game Boy, com alguns extras frutos da modernidade, como integração com redes sociais, mais filtros, edição da borda e cor predominante e exportação no formato PNG. Um delírio.

8-Bit Pocket Camera

Eu diria que algo assim está fadado ao fracasso, mas depois do case Instagram, não duvido de mais nada.

Via Cult of Mac.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários