Meio Bit » Arquivo » Telecom » Linux no Linksys WRT54G-v5

Linux no Linksys WRT54G-v5

17 anos e meio atrás

Como prometido, instalei o dd-wrt no meu roteador Linksys WRT54G versão 5.

Seguindo as intruções na página do projeto, foi muito simples e rápido. Os passos são os seguintes:

1) Baixe e descompacte os arquivos: vxworks_prep_v03.zip, vxworks_killer_g_v06.zip e dd-wrt.v23_micro_generic.bin;

Observem que é sempre bom consultar a página do projeto, para pegar os arquivos mais recentes.2) Baixe também a ferramenta de tftp da Linksys;

3) Conecte-se ao roteador através de um cabo. Fazer esse procedimento pela rede "wireless" pode ser muito perigoso;

4) Verifique se seu computador está configurado para obter o IP dinâmicamente. Se estiver, coloque um IP estático, na faixa de 192.168.1.2 a 192.168.1.253;

5) Abra o navegador ( use o Internet Explorer ) e aponte-o para a página do roteador. Abra a aba 'Administration' e vá em 'Firmware Upgrade'. Use o arquivo vxworks_prep_v03.bin. Clique em 'Apply' e espere até seu navegador dar uma página de erro.

6) Desligue e ligue o roteador ( puxe o conector de energia e coloque-o novamente );

7) Aponte seu browser para http://192.168.1.1. Você verá uma tela de "firmware update". Use agora o arquivo vxworks_killer_g_v06.bin. Espere até que apareça escrito "Sucess". Desligue e ligue novamente o roteador;

8 ) Use o programa de tftp da Linksys. Aponte para o IP 192.168.1.1 e use o arquivo dd-wrt.v23_micro_generic.bin. Eu usei a senha "admin" mas acho que qualquer uma serve. Em poucos segundos vai aparecer a seguinte tela:

Observe que, mesmo aparecendo um sinal verde, você não deve reiniciar e/ou desligar seu roteador. A gravação da flash demora um pouco mais que o upload do arquivo. Vá tomar um cafezinho.

9) Agora, refresque a janela do navegador ( no endereço http://192.168.1.1 ).

Pronto! Se tudo deu certo, você estará vendo a nova interface http do roteador. Mas cuidado: não há garantias de que o processo funcione. Se você errar alguma coisa e seu roteador pifar, não há a quem culpar, entendido?

A primeira coisa que fiz foi aumentar a potência. Estava em 28mW e é possível chegar a mais de 200mW. No entanto, isso reduz drásticamente a vida útil do chipset e não é aconselhável. Eu usei para verificar um problema de uma das máquinas aqui, que caía sempre. A conclusão é de que não é o roteador, mas a placa de rede ( que é D-Link, por sinal... ). O chipset usado é da Broadcom, mas não encontrei referência sobre a potência máxima. Na dúvida, não aumente além de 50mW.

Com o novo firmware, há várias novas opções, especialmente de QoS. Ainda preciso testar por alguns dias, mas, à primeira vista, é bem superior ao original. Fica a dica, aos corajosos.

relacionados


Comentários