Meio Bit » Arquivo » Internet » Eu BlogBlogs, e você?

Eu BlogBlogs, e você?

17 anos e meio atrás

Atualização

Os Blogs estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas e aqui no Brasil o assunto está em evidência, diversas matérias sobre o impacto dos blogs na vida, na política, no ambiente de trabalho e na vida em geral. Mas como quase tudo na Internet, a avalanche de informações aumenta exponencialmente e a dificuldade de encontrar o que precisamos com qualidade é uma tarefa para que desanima o pobre usuário. Bom, foi pensando nisto que criei o BlogBlogs.Com.Br, um indexador de Blogs totalmente em portugûes. Como a filosofia dos Blogs é compartilhar a informação de maneira democrática, o BlogBlogs e o Meio Bit selaram uma parceria para fomentar a discussão de como organizar a blogosfera brasileira. O Meio Bit publicará em primeira mão os principais anuncios do BlogBlogs e hospedará a discussão sobre a nossa blogosfera. Atualização

Bom, como diria 'Jack o Estripador', vamos por partes:

1. O que é o BlogBlogs?

O BlogBlogs é um indexador de blogs e afins (fotologs, podcasts, videocasts, etc). Ou seja, todas as formas de blogs e que possuam seu conteúdo disponível na forma de feeds (RSS, ATOM, RDF, etc). Além disto, o BlogBlogs também é uma comunidade de blogueiros e leitores de blogs. Desta maneira o BlogBlogs permite que usuários cadastrem seus blogs favoritos, que blogueiros cadastrem os seus blogs e que estes fiquem sabendo quem são as pessoasl que marcaram seus blogs como favoritos. Ou seja, se você tem um blog e eu cadastrei ele como favorito, consequentemente você poderá me ver como um fã de seu blog e assim conhecer melhor o seus leitores.

2. Como faço para ter o meu Blog listado no BlogBlogs?

Bom, existem boas chances de seu blog já estar no BlogBlogs. Como? O BlogBlogs conta com uma aranha (spider) que procura por novos blogs na blogosfera brasileira e os inclui automáticamente no BlogBlogs. Para saber se seu blog está lá basta digitar o seu url (ou parte dele) no campo de busca do BlogBlogs e ver os resultados encontrados. Caso ele não esteja por lá, você pode utilizar o formulário de inclusão e passar a fazer parte do BlogBlogs.

3. Para que ser um Usuário?

Várias razões. A primeira delas é a de que se você possui um blog, sendo um usuário cadastrado você pode associar o seu usuário ao seu blog no BlogBlogs. Assim, você poderá administrar o seu blog no BlogBlogs e seu perfil será automaticamente linkado ao seu blog sempre que ele for apresentado. Sem contar com a possibilidade de trocar o pequeno avatarzinho verde (padrão do BlogBlogs) por um avatar personalizado.

Além disto, os usuários cadastrados tem acesso a alguns features especiais como por exemplo uma lista de blogs favoritos e vários outros que serão lançados nos próximos dias.

4. Como faço para ser um usuário?

Basta clicar no botão Quero Participar e seguir as instruções.
Lembre-se de utilizar um email válido em seu cadastro pois você irá receber um email de confirmação para efetivar o seu usuário. Se por acaso ao clicar no link de confirmação enviado para sua caixa-postal você se deparar com alguma mensagem de erro, certifique-se de que seu browser está configurado para aceitar cookiers e de que o link não foi quebrado em mais de uma linha por seu cliente de correio eletrônico.
Se nada der certo, entre em contato com o BlogBlogs que faremos de tudo para ajudá-lo.

5. Pronto, já sou usuário, já cadastrei meu blog, mas ainda não o dono do meu blog. E agora?

Simples, encontre o seu blog utilizando o campo de busca (coloque seu url ou parte dele e clique na setinha laranja). Ao encontrar seu blog, clique no botão Este Blog é Meu e siga as instruções.
Ao inserir o código de verificação em seu blog, certifique-se de que ele aparece exatamente da mesma maneira no código HTML de sua página (utilize o recurso ver fonte ou visualizar código fonte de seu browser para checar isto). Alguns engines de blogs alteram o código quando ele é incluído em um post ou coisa do tipo. Tente colocar o código de verificação em seu template, longe do final da página e com algumas quebras de linha antes e depois do código. Se por acaso a verificação falhar, tente colocar o código de verificação em outro local de sua página e tente novamente.
Se nada der certo, entre em contato que teremos prazer em ajudar.

6. Meu blog está cadastrado, mas meus posts não estão sendo indexados, o que fazer?

Atualmente o BlogBlogs somente está indexando posts de blogs que tenham feed no formato RSS, porém isto está sendo corrigido e deve ficar pronto ainda nesta semana. Se tudo der certo, ainda nesta semana estaremos indexados posts de blogs que tenham feeds nos formatos (RSS 0.9, RSS 1.0, RSS 2.0, RDF e ATOM).

Mas se o seu blog possuir um feed suportado pelo BlogBlogs e mesmo assim seus posts não estão sendo indexados o problema é outro. O BlogBlogs precisa ser notificado de que um novo post foi colocado em seu blog, este mecanismo de notificação é conhecido por PING. Então você deve configurar o seu engine de blog para pingar o BlogBlogs e então seus posts serão indexados.
Se o seu engine de blogs não suporta ping, você pode fazer o ping manualmente encontrando o seu blog no BlogBlogs e clicando no ícone (era para se uma pequena raquetinha de pingue-pongue e uma bolinha). Outra opção é utilizar algum serviço de ping com o AutoPinger que faz o ping para você.

Bom, infelizmente ainda existem casos em que a coisa não vai funcionar adequadamente. Estes casos são comums em sites de blogs que não suportam nenhum tipo de feed ou que o feed é inadequado. A sugestão é, se você montou seu site num destes sites tente mudar o seu blog para uma plataforma decente de blogs. Como já disseram por ai, blog sem feed não é blog! 😉

Dica: para quem usa o blogger/blogspot que normalmente somente suporta feeds em ATOM, a dica é FeedBurner que gera feeds RSS super bem feitas para o seu blog (e é grátis).

relacionados


Comentários