Digital Drops Blog de Brinquedo

Comentários: Pré-Moderar é pior que deixar solto?

Por em 30 de julho de 2006
emBlog
Mais textos de:

  • http://pietra@hotmail.[email protected] Anônimo

    Achei bem interessante e também se me permite, é bem chato quando o cara só comenta pra reclamar disso ou daquilo, já tive um site junsto com um amigo meu, aí começaram a ter sites concorrentes e esses por sua vez começaram a trazer pequenos problemas e os comentários mais pareciam bate papo de xingamento do que qualquer coisa, fizemos a moderação e o resultado foi catastrófico, 0 comentários pois ninguém mais postava e o pior é que mesmo sem a moderação ninguém mais postou.

    Tem também sempre engraçadinho que posta só pra dizer que foi o primeiro, sei lá acho que é falta do que fazer, ou então, como disse, só pra reclamar ou dizer que está tudo errado, incrível.

    Eu dou todo o meu apoio e constantemente estou visitando o MeioBit, volta e meia to comentando e até agora não tive problema algum com moderação, só não coloco um comentário quando estou sem tempo, ou então quando não tenho uma opinião formada.

    VLW!!!

  • http://[email protected] Anônimo

    Procuro comentar somente quando acho que o mesmo será útil para o autor e o grupo de leitores, enriquecendo o assusto tratado.

    Excluam este.

  • http://[email protected] Anônimo

    Realmente, comentários moderados afastam os leitores, porque gera aquela falta de credibilidade mesmo. Eu, por exemplo, que já comento poucas vezes em blogs (geralmente por não ter uma opinião formada), quando me deparo com comentários moderados, mesmo que me identifique com o assunto, não gosto de comentar, a menos que conheça o blog a algum tempo. Simplismente não dou muita credibilidade.

    Até mais!

  • http://[email protected] Anônimo

    Estranho que aqui quando é preenchido o campo Website nos comentários, aparece uma mensagem dizendo que o comentário deve passar por aprovação.

    Na vez que tentei preencher, enviei o comentário e ele nunca apareceu. Por coincidência, foi em um post seu.

  • http://[email protected] Anônimo

    Acho que isso é relativo com a relação que o autor do site/blog procura manter com seus leitores.

    Nunca deixei de comentar por haver moderação. É claro que leitores esporádicos tendem a não retornarem. Porém, estes comentam menos. Leitores fieis (em sua maioria) sempre comentam, independente de moderação.

    Abraço.

  • http://[email protected] Anônimo

    Sem dúvida o sistema do Digg é o melhor que há por aí. A qualificação dos posts pelos próprios leitores, no melhor estilo “wiki” de ser, é o maior golpe que um troll pode receber. Algo como se várias pessoas passassem pelo cara e o repreendessem pela sua atitude (e ninguém gosta de ser chamado atenção).
    Apesar de ler vários blogs nunca pensei no problema de moderação dos comentários e nunca tinha ouvido falar em pré-moderação dos comentários. Muito interessante tratar sobre esse problema.

  • http://[email protected] Anônimo

    Troll gosta de atenção, quando é ignorado por todos como o sistema do Digg permite, ele procura outro lugar.

  • http://[email protected] Anônimo

    Eu já tive comentários não publicados por duas vezes aqui no meio bit e confesso que isso realmente tirou muito a minha vontade de participar comentando. As pessoas gastam tempo fazendo comentários e acho muito ruim fazer moderação do que não seja spam ou simples agressão e desrespeito.

    Prefiro os sites com comentários livres, apenas com a exclusão de spam e mensagens que não digam respeito ao que se pretende discutir ali.

    Devo confessar que fiquei surpreso com essa discussão aqui pois já estava considerando, como disse o cardoso no post, que o site simplesmente não tinha credibilidade alguma. Parabéns pelo post.

  • http://[email protected] Anônimo

    Mozart, muito provavelmente você ficou em algum dos filtros de spam. A gente tenta liberar manualmente mas de vez em quando escapa um. Pedimos desculpas.

    Tirando grosserias, palavrões e xingamentos, os 3 principais comentários eliminados aqui são:

    1 – comentários ilegíveis, como “JSAHDHSJAD m343432 ,moifeoi9wqew9″ – sim, tem gente que posta isso.

    2 – spam – em um post sobre câmera digital, o sujeito posta uma corrente ou pirâmide. Apago desses todos os dias.

    3 – testes e gracinhas – agora mesmo apaguei um deste post, onde o sujeito apenas escreveu “teste”. Não precisa testar, meu caro, garanto que os comentários funcionam muito bem.

  • http://[email protected] Anônimo

    Acredito não haver necessidade do fator moderação, por se tratar de um espaço destinado à emissão de opiniões sobre certo e determinado assunto, de forma civilizada e democrática.
    Quando o comentário extrapolar este princípio, seja por xingamento, agressão, palavrão, disseminação de ódio, qualquer forma de preconceito e discriminação ou nada expressar no seu conteúdo, os responsavéis pelo blog devem, simplesmente, DELETAR a mensagem.
    Esta providência, com certeza irá afastar aqueles que fazem mau uso do generoso espaço oferecido.
    Waldeban

  • http://[email protected] Anônimo

    Cardoso,
    essa idéia baseada no Digg é bacana hein !
    Minha opinião é que cadastros fazem comentários sumirem…contadores zerados…mas ao mesmo tempo evitam SPAMs também.

    Cara, nada mais engraçado do que quando vc se refere aos “L1|\|u>< rules d00dz” :-) !!!

  • http://[email protected] Anônimo

    Uma democracia absoluta num site é impossível porque a própria idéia dela implica uma bondade fundamental das pessoas, que é uma expectativa irrealística. Todas têm dois lados. Todas podem um dia acordar de mau humor e descontar num estranho via Internet.
    A alternativa natural de quem escreve na rede é ser completamente ignorado, o que é mais chato ainda do que ser contestado. Todo mundo em princípio fala mais facilmente do que ouve.
    Na Internet as pessoas ficam facilmente encorajadas à prepotência, exibicionismo, preconceito, incoerência etc., e a explicação é simples: porque se sentem psicologicamente abrigadas pela não-proximidade. Quando as mesmas pessoas se conhecem pessoalmente, o respeito humano magicamente aparece. E quando se encontram cara a cara, até podem desenvolver uma amizade.
    Em tempo, é digno de nota você agiu como um troll qualquer no texto meu que o Leo publicou, e no dia seguinte escreveu este artigo em defesa da moral e dos costumes. É o clássico “faça o que digo” etc.

  • http://[email protected] Anônimo

    Seu conceito de Troll precisa de algumas revisões, meu caro. Para princípio de conversa, um troll não concorda com você, coisa que fiz em mais de um comentário naquele post.

    Se uma simples brincadeira inocente foi o bastante pra te ofender, você NÃO está preparado para sites com participação popular, como o MeioBit, o Digg ou o Slashdot.

  • http://[email protected] Anônimo

    Errou ou despistou? Troll não é alguém que não concorda com algo. Troll é um sujeito que faz uma provocação para pescar flames. Leia o sentido 2 desta definição:
    http://catb.org/jargon/html/T/troll.html
    Li seu comentário no outro post como “flamebait”, achei de mau tom. Outros podem concordar. Releia e veja se é realmente uma forma apropriada de receber um newcomer no site. Se me responder aqui para bater boca, confirmará minha impressão.
    De resto, se não estou preparado para sites com participação popular, então vivi um delírio de abril de 1996 até hoje. Conheça as pessoas antes de falar delas.

  • http://[email protected] Anônimo

    Quando eu escrevia no Exquisite e no Gardenal, cheguei a moderar comentários por um tempo. É péssimo. Primeiro porque você tem que ficar confirmando o tempo todo e monitorando a caixa postal. Isso é complicado quando se trabalha 10-12 horas por dia.

    Depois porque em assuntos polêmicos, os leitores perdem a confiança se uma opinião forte, mas fundamentada seria realmente publicada.

    O sistema gerenciado pela comunidade, é sem dúvida alguma o mais eficaz: os leitores decidem. Não há forma mais democrática. Aguardem as novidades. ;-)

  • http://[email protected] Anônimo

    Há algum tempo o Mario AV disse que não ia mais aceitar comentários de pseudônimos. É direito dele.

    Nunca mais entrei em seu site. É um direito meu.

    Vivemos felizes para sempre.

  • http://[email protected] Anônimo

    Eu acho que nada mais prova uma condicao de trolll do que se dar ao trabalho de pesquisar a definicao de troll.

    GL, proibir pseudonimos de forma eficiente so pedindo CPF s RG. Qualquer um com mais de dois neuronios inventa um nome qualquer e passa por um filtro desses. eu prefiro me preocupar com as ideias, nao a forma.

  • http://[email protected] Anônimo

    Cardoso, foi esse o meu argumento.

    Todos têm pseudônimos e não é um nome de batismo que vai mudar isso.

    Enfim, essa briga não é minha.

  • http://[email protected] Anônimo

    Cardoso, acho que está na hora de você descer desse seu pedestal. Concordo com o Mário com relação ao comentário desnecessário que você fez no post dele.

  • http://[email protected] Anônimo

    Se alguém puder por caridade passar o link deste tal texto, pois, todo mundo cita o danado mas ninguém linka :-o

  • http://[email protected] Anônimo

    duard, acredito que seja um post que o mario escreveu aqui no meio bit dia 28/07, “Viajando no Zune”…

    o flamebait seria um comentário do cardoso sobre o comentário de um outro cara que comparou o artigo com os livros do harry potter!

    estou acompanhando e até agora estou tentando entender a finalidade desta discussão… :/

  • http://[email protected] Anônimo

    O Mário não gostou do comentário do Cardoso no artigo escrito por ele e publicado aqui como autor convidado. Foi uma brincadeira do Cardoso que ele não gostou.

    A discussão veio parar nesse post, pois estamos discutindo justamente os comentários, como forma de feedback de blogs e as formas de gerenciar isso.

    Vamos lá rapazes, apertem as mãos.

    Moardib, O Deixa Disso. :-D

  • http://[email protected] Anônimo

    Ele não gostou da minha brincadeira ou virei bode expiatório dos 90% de comentários negativos que ele recebeu, por ter feito um texto completamente inflamatório e tendencioso?