Meio Bit » Arquivo » Indústria » Google trabalha em parceria com Mastercard e Citigroup para viabilizar pagamentos via NFC

Google trabalha em parceria com Mastercard e Citigroup para viabilizar pagamentos via NFC

Google trabalha em conjunto com Mastercard e Citigroup para agilizar a implementação de sistemas de pagamentos através de NFC.

13 anos atrás

Em toda disputa é fundamental que, respeitadas as regras do jogo, se tirem vantagens sobre os vacilos do oponente. Após revelado pela Apple que o iPhone 5 ainda não será equipado com chips para Near-field Communication (NFC), é a vez da Google mexer suas peças no tabuleiro. Como o Nexus S já vem preparado para o uso dessa tecnologia, o Android poderá ter o privilégio de inaugurar os práticos e chiques sistemas que transformam um smartphone numa carteira com dinheiro virtual.

De acordo com o All Street Journal, o time de desenvolvimento do Android já se encontra trabalhando em conjunto com a MasterCard e com o CitiGroup para tornar realidade os sistemas de pagamentos via NFC.

Os sistemas permitirão que usuários utilizem o celular para autorizar pagamentos com a praticidade de um toque na tela. Sabe aquela maquineta de débito automático que o vendedor fica mexendo pra lá e pra cá no balcão para que as pessoas possam passar cartões e digitar suas senhas? Elas saem de cena e são substituídas por um aviso na tela do smartphone para que você, com um simples toque, autorize o pagamento do valor desejado.

A empresa VeriFone está atualmente trabalhando para que os sistemas possam estar disponíveis no maior número possível de estabelecimentos e garante que a segurança das transações feitas através de NFC é mais sofisticada do que aquela empregada em cartões magnéticos.

O grande problema para a popularização desses sistemas consiste exatamente no detalhe que, aparentemente, dá vantagem ao Android. A questão é que, entre os smartphones disponíveis no mercado, apenas o Nexus S está pronto para esse tipo de utilização. Ademais, os últimos modelos anunciados pelas principais marcas também não incluem o chip necessário para interação via NFC. Com o iPhone 5 ficando, também, de fora da brincadeira, o que restará de atrativo para que um comerciante prepare o seu estabelecimento para a novidade? O desejo de fidelizar como cliente um ou outro proprietário de Nexus S que aparecer em sua loja?

Fonte: Wall Street Journal

relacionados


Comentários