Meio Bit » Arquivo » Internet » Comentários são o diferencial e o tendão de Aquiles dos blogs

Comentários são o diferencial e o tendão de Aquiles dos blogs

18 anos atrás

Acabamos de criar uma nova categoria de artigos para o Meio Bit: blogging. Nesta categoria, vamos discutir assuntos relacionados a esta atividade que tanto cresce e já incomoda a mídia tradicional.

Estreando a categoria, gostaria de discutir sobre comentários nos blogs. Para mim, um dos grandes diferenciais dos blogs é esta facilidade de discussão com o autor do blog e outros leitores interessados em um mesmo assunto. Aqui no Meio Bit, os comentários sempre foram abertos e não-moderados. O que vem ocorrendo com uma frequencia cada vez maior é o fato de existirem muitos comentários que nada acrescentam à discussão, são spam, ou pior, criam confusão e acabam acabando com a discussão.

Como os comentários podem ajudar um post ? A idéia é realmente ter uma discussão aberta com o leitor, portanto quanto mais simples for o ato de postar um comentário, mais aberta se torna a discussão. Mas a mesma facilidade se transforma em problema, a partir do momento que qualquer um, anonimamente, pode escrever o que bem entender e publicar como comentário. Tracemos um paralelo: no supermercado, uma pessoa esta na fila do caixa, e um outro cliente nota que a tal pessoa está comprando o produto X. Imediatamente passa a desrespeitar a pessoa, dizendo que X não presta, que está ultrapassado, que elá é uma ignorante, etc. Alguém já viu uma cena dessas ocorrer ? Não, porque a enorme maioria das pessoas sabe que fazer isto publicamente não é aceitável. Voltando para os comentários, a cena do supermercado ocorre frequentemente, diariamente por inúmeros sites na rede. Qual a explicação para tal fenômeno ? Como uma pessoa que aparentemente respeita o próximo no mundo real pode virar alguém repugnante ao entrar na rede ? Anonimato. Sensação de impunidade. Quer mais um exemplo ? O Robert Scoble, talvez o blogueiro mais famoso da atualidade, coloca abertamente seu número de telefone celular na barra lateral do blog. Você acha que alguem liga para discutir ou xingar ? Pois é.

Talvez alguns não saibam, ou não entendam, que este site (e outros blogs) são criados e mantidos por pessoas, seres humanos. Estas pessoas que estão escrevendo muitas vezes estão fazendo isto simplesmente pelo prazer de escrever e interagir, afinal eu não conheço ninguem no Brasil que viva de blogar (o Interney vive de programa de afiliados, é diferente). E estes comentários maliciosos fazem qualquer um desanimar.

Agora vejamos uma forma mais antiga de comentários na Internet: fórums. Boa parte de nós ja leu e/ou participou de fórums, na web ou mesmo via e-mail nas chamadas listas de discussão. É muito frequente fórums que começaram com boas discussões tornarem-se verdadeiros campos de guerra e se autodestruirem. Nós fórums que acompanho, sem exceção, o segredo do sucesso é ter um (ou vários) moderadores cuja única função seja organizar a discussão, retirando posts e usuários inaceitáveis. Mesmo assim, dá muito trabalho, mas é o único jeito que eu conheço para algo assim funcionar.

Mas vale a pena discutir uma outra solução para este problema, talvez o mais radical: banimento total de comentários. Alguns blogueiros influentes simplesmente decidiram que o único jeito de ter o blog de uma forma mais sadia é simplesmente não possuir comentários. Minha opinião pessoal é que sem comentários, um blog não é realmente um blog.

Um outro problema que incomoda muita gente é spam via comentários. Existem muitas ferramentas para combater spam em comentários com bastante eficiência, mas é algo que aumenta ainda mais o trabalho de zelar pela "limpeza" de um blog.

Para finalizar, minha opinião pessoal de como um sistema de comentários deve ser em um blog: com a ajuda dos leitores, uma espécie de Digg. Quem é bom comentador ganha mais destaque, quem não merece o espaço é banido pela própria comunidade. Um sistema que acho interessante é um sistema de "pontos", assim cada usuário vai ganhando credibilidade e vai ganhando mais liberdades, como mais destaque para seus comentários. Mas este sistema não está disponível nem mesmo como produto.

relacionados


Comentários