Meio Bit » Arquivo » Software » Software Center do Ubuntu 11.04 trará test drive de aplicativos

Software Center do Ubuntu 11.04 trará test drive de aplicativos

Nova versão do Ubuntu, 11.04, permitirá que usuários testem programas remotamente antes de instalá-los em suas máquinas.

13 anos atrás

Você olha as screenshots, lê a descrição e as avaliações de outros usuários... Parece que, enfim, encontrou o software certo para suprir uma necessidade. Mas aí instala e vê que, por um detalhe (ou por muitos), ele não serve para você. Perda de tempo e carregamento de dependências e outros inconvenientes que a instalação/remoção de um programa gera.

Mas e se fosse possível testar de forma prática e rápida, numa camada separada da do sistema operacional instalado na máquina, o programa antes de instalá-lo? É o que promete a Central de Software do Ubuntu 11.04, ainda em desenvolvimento. O recurso "Test Drive" permitirá a qualquer interessado testar um aplicativo num servidor remoto antes de instalá-lo. Veja no detalhe:

A mágica acontece graças a dois componentes, o protocolo NX e um conjunto de pacotes e plugins para a criação de máquinas virtuais fáceis de serem acessadas remotamente. No seu Ubuntu, a única ação a ser tomada para que o Test Drive funcione é instalar o pacote "qtnx".

Por ora, o recurso só vale para o Top 30 da Central de Software. É um começo, algo bastante inovador e útil. Você até pode subir uma máquina virtual, instalar o Ubuntu nele e testar aplicações lá antes de instalá-las em ambiente de produção, mas assim, com dois cliques, é bem mais prático, não?

Fonte: OMG! Ubuntu!.

relacionados


Comentários