Meio Bit » Arquivo » Internet » O que o WordPress 3.2 trará de novo?

O que o WordPress 3.2 trará de novo?

Plano de novidades e alterações do WordPress 3.2 já foi traçado. Veja o que teremos de novo na próxima versão do sistema de blogs mais popular do mundo.

13 anos atrás

Quem desenvolve software pensa mais no futuro do que a média. Enquanto uma versão é lançada, os trabalhos para a seguinte já estão, pelo menos, iniciados. Com o WordPress a regra não é diferente, prova disso é que menos de um mês após a liberação da versão 3.1, já saiu uma lista com as novidades da próxima, a 3.2.

O WordPress 3.2 focará em, basicamente, duas grandes frentes: velocidade e suporte total a técnicas e padrões modernos. Isso significa um grande retrabalho nas APIs e páginas internas da administração, otimização de código e abraço irrestrito a padrões web modenos — ou, sob outra ótica, o fim do suporte ao Internet Explorer 6, ao menos nas áreas internas do sistema. Em suma, o objetivo é tornar o WP mais leve e rápido.

Logo do WordPress. Preparativos para a versão 3.2 já começaram.Com tudo isso, os requisitos para rodar o WordPress subirão. Serão necessários PHP 5.2.4 e MySQL 5, no mínimo, para rodar a próxima grande versão do WP. Desde já, é importante verificar se a sua hospedagem está atualizada e, em caso negativo, pressioná-la para migrar para as versões mais recentes.

O intervalo entre grandes lançamentos será reduzido, com a intenção de lançar mais versões, com menos recursos, em lapsos mais curtos. O aumento na quantidade de versões será compensado pelo novo processo de atualização inteligente, que tratará de mudar apenas os arquivos que, no processo, foram modificados, em vez de todo o core do sistema.

Por fim, a única novidade visível ao usuário final já anunciada é um novo modo de tela cheia, do tipo "livre de distrações". Será mais bonito, mais útil (com limite de caracteres por linha e ajuste de fontes) e mais simples (barra de ferramentas limitada). Em outras palavras, algo próximo do que soluções do tipo como Ommwriter, QuietWrite e Zen (esse um plugin para o WP) entregam.

O que você achou das novidades anunciadas?

relacionados


Comentários