Meio Bit » Arquivo » Indústria » Estaria a Apple sabotando Web apps?

Estaria a Apple sabotando Web apps?

Apple estaria afetando o desempenho de Web apps propositalmente para forçar desenvolvedores a criarem apps para a App Store.

13 anos atrás

Um, dois, provavelmente vários são os casos de desenvolvedores que, após terem as portas da App Store fechadas, recorreram à Web para dar vida aos seus projetos.

iPhone com uma bola de ferro.

Web apps enfrentam dificuldades no iOS. (Imagem por MobileCrunch)

Essa abordagem, esse "atalho" até os donos de iPhone/iPod touch/iPad via Safari, embora tido por alguns como plano "B", em muitos casos revela diversas vantagens, da facilidade de desenvolvimento usando linguagens Web bastante difundidas ao drible à imprevisibilidade dos revisores da lojinha de aplicativos da Apple.

Tudo termina bem, certo? Não exatamente... De acordo com o The Register, a última versão do iOS, a 4.3, traz um "bug" muito peculiar no que diz respeito aos Web apps jogados na tela inicial do sistema. Quando acessados diretamente pelo Safari, os aplicativos rodam de até 2,5 vezes mais rápido do que quando são iniciados pela tela inicial. A discrepância é atribuída à ausência, nas aberturas via tela inicial, do motor Nitro JavaScript. Outro problema é o sumiço do HTML5 Application Cache.

Um desenvolvedor que prefere não se identificar disse que a Apple utiliza desses artifícios para passar a falsa impressão de que Web apps são ruins, piores que aplicativos nativos, numa espécie de sabotagem para privilegiar os programas nativos, os que, na prática, dão lucro à Apple.

A bem da verdade, não se sabe se essa perda em desempenho é proposital ou não. O que se sabe, segundo o SlashGear, é que o time responsável pelo Safari Mobile já está ciente e, apesar disso, dá sinais de que esse estranho (para dizer o mínimo) comportamento não será consertado.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários