Meio Bit » Arquivo » Mobile » iOS Killer do Dia: Wophone OS, made in chin-pare de rir, rapaz!

iOS Killer do Dia: Wophone OS, made in chin-pare de rir, rapaz!

13 anos atrás

iphone-clone2

Parece piada mas de novo uma empresa chinesa age como se tivessem descoberto a pólvora: “para vencer precisamos deter controle sobre todas as fases do nosso business” Perfeito, mas não é pra todo mundo e nem é tão essencial, se você definir o que é seu business em termos melhores do que “tentar conquistar o mundo”.

Para a Unicom o business dela era ser uma operadora de telefonia. São inclusive distribuidores do iPhone na terra do outro lado da poça da terra do sol nascente. Insatisfeitos com a falta de restrições do iPhone (do ponto de vista chinês, claro)  e com a falta de respeito demonstrada pela Apple, ao não ceder às exigências da empresa, decidiram… tcham tcham tcham…

Criar um sistema operacional próprio. Claro, facinho, se você tiver sido mordido por um pinguim radioativo, ou um panda, se sobrou algum. Pra Unicom deve ser também, pois estão desenvolvendo o Wophone OS desde 2008. Dizem que o sistema é baseado no kernel Linux 2.6 e não é um Android genérico, como o Ophone OS, da China Mobile.

O Wophone OS rodará em aparelhos 3G WCDMA, CDMA2000, TD-SCDMA, 4G LTE, Tablets, TVs, consoles de games e na bomba infusora de antipsicóticos usada pelo idealizador do projeto.

Dado que a expertise de uma operadora não costuma ser desenvolvimento de sistemas operacionais, e dado que o custo de criar um decente não é exatamente medido em narjaras turetas, algo me diz que alguém levará muita grana antes de declararem o projeto fracassado, varrerem para debaixo do tapete e rastejarem de volta para a Apple pedindo perdão, ou rastejarem para o Android pedindo uma chance, ou dizerem “oi, de onde teclas?” pra MicroNokia.

Fonte: Chinatechnews

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários