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3DS incapaz de rodar a Unreal Engine

Por em 3 de março de 2011
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  • garoa

    isso é tipo aquele anúncio de que XBox 360 é incapaz de rodar Metal Gear Solid 4?

    basta as vendas pegarem que as empresas fazem o impossível ser possível…

    • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

      @garoa, ainda assim, é complicado portar uma engine dessas num portátil com duas telas e que terá à disposiçao apenas dois núcleos ARM11 a 266 MHz e uma bela GPU da DMP, o PICA a 200 MHz: o PSP2 terá quatro núcleos ARM Cortex A9 a 800 MHz ou mesmo 1 GHz, isso sem contar a gloriosa SGX543MP4+, que chuto operar a 400 MHz… Bota impossível num porte desses! :-?

      • garoa

        @Emanuel Laguna, corta polígonos a torto e a direito nos personagens e cenários que cabe. ;)

        o que eu gostaria mesmo é que tesselation real-time fosse uma realidade em engines de games. Assim, a geometria seria adaptada automaticamente à potência da máquina…

    • Bruno Julião

      @garoa, cara… O 3DS tem 2 processadores ARM11 de 266Mhz (na verdade um deles está em 133Mhz, o outro q é 266Mhz). O NGP tem um ARM Cortex-A9 core (4 core) que já começa a brincadeira em 800Mhz, saca a diferença? Então acho que já dá pra ter certeza de que não é uma declaração troll. Todos sabem, se não sabem é visível, que o Wii tem hardware inferior aos concorrentes, mas isso o torna menos competitivo? Faz com que venda menos? Claro que não
      :)

      De GPU, o 3DS tem um chip chamado PICA200 Lite (não é zoeira) e que pelo que especularam, está com o clock abaixo do de fábrica, em 133Mhz, sendo que o normal é 166 Mhz. O NGP possui o SGX543MP4+ que também é 4 core e começa em 200Mhz!

      Se quiser ver por vc mesmo, seguem os links abaixo:

      http://www.pcworld.com/article/206054/leaked_nintendo_3ds_hardware_specs_analyzed.html
      http://www.metro.co.uk/tech/games/853863-psp2-full-sony-ngp-portable-hardware-specs-revealed
      http://en.wikipedia.org/wiki/ARM_Cortex-A9_MPCore
      http://egglets.com/news/2011/01/28/id-51851/sony-ngp-gpu-sgx543mp4-powervr-chipsets-series5xt-sgxmp-are-multi-core-sgx/

      • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

        @Bruno Julião, só lembro que os dois processadores ARM11 do 3DS rodarão à 266 MHz, quem tinha um ARM9 a 133 MHz era o DSi… Eu pensava que o 3DS usaria logo o PICA 200, mas será a versão econômica dele. Se bem que isso não me impedirá de pegar um Nintendo 3DS ainda este ano, se tudo der certo. :-?

        • Heishiro Mitsurugi

          @Emanuel Laguna, Pretendo comprar o meu o quanto antes também, não no mês de lançamento, mas assim que tiver ao menos uns 10 bons jogos para escolher.

          A diferença do corte desta placa de vídeo esta para a original assim como as antigas GS da nvidia estavam para as GTX ? Não digo apenas em números mas realmente perceptível para o jogador.

          • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

            @Heishiro Mitsurugi, é perceptível pois o modelo “completo” consegue fazer mais cálculos e assim entregar mais efeitos/polígonos/texturas… Se bem que gráficos fotorrealistas nunca foram o forte dos atuais consoles da Nintendo e também não impedem o sucesso da plataforma, espero. ;-)

        • Bruno Julião

          @Emanuel Laguna, cara, um dos links q eu postei, os caras testaram e descobriram que apenas um dos processadores está em 266… O outro, pasme, está em 133!!! Eu só vejo um motivo pra isso, compatibilidade… Afinal de contas o processador é o mesmo do anterior como vc citou, aí ele não faria emulação, ele já tem o hardware dentro pra poder executar os códigos nativamente e rolar amor absoluto huahuahuahua
          :D

          • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

            @Bruno Julião, o teu primeiro link diz, em bom inglês, que os dois ARM11 do 3DS rodariam a 266 MHz e, pelo o que eu saiba, não tem essa de manter compatibilidade ao colocar freqüência menor…
            ;-)
            Se fosse assim, os jogos do DS (ARM9 a 67 MHz e ARM7 a 33 MHz) não rodariam nem no DSi (ARM9 a 133 MHz e ARM7 a 33 MHz) nem no 3DS (se há dois ARM11, ambos deveriam ser 266 MHz, pois menos seria uma incongruência já que o ARM11 [que suporta instruções ARMv6] pode chegar a 1 GHz numa boa, embora não economize tanto quanto os Cortex e suas instruções ARMv7).

          • Bruno Julião

            @Emanuel Laguna, puuutz achei o meu erro… era de um artigo falando sobre o DSi… Foi mal
            :P
            Aí sim no DSi o clock é 133Mhz… E assim, citei compatibilidade pela questão da diferença do clock, pois existem algumas situações aonde o clock faz diferença, se colocar em um processador mais rápido, consegue perceber alguma alteração na velocidade do jogo em si
            :)

          • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

            @Bruno Julião, e a freqüência de operação dos chips é medida em ciclos por segundo, ou seja, hertz [Hz]… Os dois múltiplos mais comuns de tal unidade de medida são o megahertz [MHz] e o gigahertz [GHz].
            ;-)

          • Bruno Julião

            @Emanuel Laguna, essa parte eu conheço… Reparei q vc se incomodou com o Mhz e colocou o correto em negrito huauhauhahuahua Só continuei pra ver se vc falava algo uahahuauhahuahua

          • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

            @Bruno Julião, tento ser o mais discreto possível ao corrigir alguém… Questão de educação.
            8-)
            E é pela educação que tenho que uso as unidades de medida correctas, especialmente se estamos a tratar de especificações técnicas com um mínimo de credibilidade.

          • Bruno Julião

            @Emanuel Laguna, como eu disse, admito que inicialmente saiu errado sem querer… Depois q eu me toquei, mantive.
            ;)
            Não seja tão inflexível
            :)
            Poderia ser muito pior, eu poderia ter esquecido alguma letra… Respeito sua opinião, mas na minha ainda não foi pra me jogar pela janela
            \o/

          • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

            @Bruno Julião, como tu ousas me chamar de inflexível?
            :o
            Eu sei reconhecer quando estou errado… Se entro numa discussão, qualquer que seja, devo me ater aos detalhes técnicos correctos, mesmo que não sejam os meus.
            8-)
            Saber abreviar bem as unidades de medida é o mínimo que se pode fazer ao discutir comparações, no caso a freqüência de operação dos chips para os tais consoles portáteis… Um erro primário que jogou pela janela a credibilidade de tua presente opinião sobre algo tão específico: tu foste brincar com a forma errada de abreviatura, e isso revelou outro erro teu.
            :-?
            Enfim, desejo-lhe o melhor e espero que minha observação lhe seja útil algum dia. Encerro por aqui. Passar bem.

      • garoa

        @Bruno Julião, por outro lado Wii também não tem Unreal engine.

        de qualquer forma, o que impede uma Unreal engine mais antiga ser usada?

        tô me lixando pra Unreal, só curto jogos da indústria japonesa mesmo — que também tem usado a Unreal… :lol:

        • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

          @garoa, que jogos não-Nintendo são esses que tu tens jogado no Wii? :o

          • garoa

            @Emanuel Laguna, não entendi seu comentário?

            só jogo da Nintendo mesmo, é pra isso que serve um Nintendo… :lol:

            queria ter jogado Red Steel 2, mas os preços aqui dos jogos do Wii são surreais…

          • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

            @garoa, tenta importar jogo, então… Fica bem mais em conta. ;-)

  • Bruno Julião

    Q bom q todos entenderam… Não estou dizendo que a ausência da Unreal Engine será a causa do fracasso do 3DS, apenas informei pois é comum criarmos expectativas por ports de jogos que fazem sucesso multiplataforma e simplesmente não poderemos ter essas expectativas com o 3DS. Ah e mesmo não comprando, faço votos de q faça sucesso…. Os números da primeira semana já deixam bem claro que a coisa andará a passos largos
    :D

  • cquintela

    Putz, até o Iphone 3GS roda Unreal Engine. Como fazem uma plataforma de jogos com capacidade de processamento e ram menor do que um smartphone de quase 3 anos atrás.

    • garoa

      @cquintela, então vai jogar FPS no seu touch e nos diz como foi a experiência… :lol:

      melhor jogo que já joguei no meu smartphone é um space shooter retrô chamado Radiant, com tiros automáticos e cujo controle consiste em tocar na metade direita da tela para ir para a direita e vice versa para a esquerda. Controle excelente para a interface, até paguei pela versão full. Deixa todos os emuladores com sua emulação fail de direcionais no chinelo, assim como os poligonais nativos…

  • Augustus D. Morgan

    Engraçado que a MT Framework roda no 3ds, e é um engine que faz gráficos tão belos quanto a Unreal Engine, até a engine que é própia do street fighter IV roda no 3ds, isso me parece mesmo é má vontade de portar a engine.

    Enquanto aos portes de possíveis jogos que saiam para os consoles sairem para os portáteis, sou contra, jogos de consoles são de consoles, os de portatéis tem que ter uma abordagem diferente, apesar que isso eu não levo em conta se for jogos de lutas ou de esportes, jogar um futbolzinho ou um própio marvel vs capcom 3 em qualquer lugar é um sonho =D.