Meio Bit » Arquivo » Mobile » Android 2.3.3 permitirá screenshots — sem rooting!

Android 2.3.3 permitirá screenshots — sem rooting!

Nova versão do Android, 2.3.3, trará suporte nativo a screenshots. Diga adeus à necessidade de rooting para tirar fotos da interface do seu smartphone!

13 anos atrás

Screenshots? Agora pode.

Screenshots? Agora pode.

Então você gasta três meses de salário num smartphone top de linha, com a última (ou penúltima, ou antepenúltima...) versão do Android. Após a interminável espera para recebê-lo, ele chega. A embalagem é aberta, o aparelho ligado, e após maravilhar-se com a tela, as transições, os aplicativos pré-instalados e o Android Market, o que você faz? Tira uma screenshot com seu launcher e wallpaper animado do Mario Bros. para publicar no Twitpic, claro!

Ou não?

Se você nunca mexeu com um Android, a informação a seguir talvez choque: não é possível tirar screenshots no sistema. É. Até o Symbian, com o aplicativo certo, faz. iPhone? De cara, ridiculamente simples. Windows Phone está no mesmo barco do Android, sem solução à vista no horizonte...

A bem da verdade, dá para tirar screenshots no Android. O único impasse é que para ter essa vital funcionalidade nos atuais aparelhos, é preciso apelar para o rooting, o desbloqueio que dá acesso irrestrito ao sistema. Como não são todos que têm a coragem e/ou paciência para debulhar tutoriais e se aventurar pelos complicados procedimentos que a técnica requer, acaba sendo algo bastante limitado, somente para quem fuça mesmo no sistema. O Android Market está recheado de aplicativos de screenshot, mas todos, sem exceção, só funcionam em modelos "rooteados".

Felizmente, após alguns anos de estrada, essa lacuna está prestes a ser fechada. De acordo com o Android Central, o Android 2.3.3 trará mudanças no serviço SurfaceFlinger, as quais permitirão a quaisquer aparelhos, mesmo os como vieram de fábrica, tirar screenshots. Mais informações (técnicas, bem técnicas) aqui.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários