150 mil contas desativadas no Gmail. Saiba como fazer backup da sua!

Uma pane no sistema da gigante Google desativou cerca de 150 mil contas no Gmail, cerca de 0,08% da base de usuários. Os afetados pelo problema simplesmente não conseguiam acessar suas contas esta manhã. Em outros casos, ao acessar o email o usuário recebeu “Boas-Vindas” iniciais, ou seja, havia perdido seus dados, emails, registros de conversas (Gtalk), anexos… enfim tudo o que tinha no Gmail. Há também quem teve perdas parciais, o que não torna o problema menos grave. Cerca de 0,08% dos usuários Google/Gmail foram afetados pelo bug, e segundo o Painel de Status do Google Apps, os engenheiros estão trabalhando para reverter todo o processo. Será possível? Tudo?

Com a notícia do bug correndo e temendo um novo, diversos sites estão divulgando o Gmail Backup que, até então, eu particularmente desconhecia. O programa está disponível para Mac, Windows e Linux aqui. No momento o site está fora (fail!), ou seja, deve ter muita gente em pânico querendo salvar seus dados…

Graças a um mirror eu consegui baixá-lo. O uso é bem simples e rápido, após o download, basta executar, informar os dados da sua conta Google, pasta de preferência de backup e cuidar para não deixar marcado para salvar somente os emails mais recentes (vai que isso funciona).

Testando na minha conta, que possui 480 MB gastos, o software levou meia hora para fazer a metade do backup. Pois é, demora um pouco, mas acredito que para ter os dados em segurança compensa ter paciência. Seria mesmo a nuvem assim tão segura? Sinceramente não sei.

Nota do editor: outra alternativa de backup do Gmail é configurá-lo num cliente desktop ou mesmo em outro serviço, como o Hotmail, que permita o recebimento de mensagens de outros servidores. Basta, na configuração, definir para que o Gmail deixe as mensagens no servidor. Dica do Marcellus!

Relacionados: , ,

Autor: Judy

Sou a Judy, estudante de Comunicação, viciada em coca-cola 0, tecnologias e fotografia, é claro! Adoro o bom e velho rock and roll. ;)

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples