150 mil contas desativadas no Gmail. Saiba como fazer backup da sua!

Uma pane no sistema da gigante Google desativou cerca de 150 mil contas no Gmail, cerca de 0,08% da base de usuários. Os afetados pelo problema simplesmente não conseguiam acessar suas contas esta manhã. Em outros casos, ao acessar o email o usuário recebeu “Boas-Vindas” iniciais, ou seja, havia perdido seus dados, emails, registros de conversas (Gtalk), anexos… enfim tudo o que tinha no Gmail. Há também quem teve perdas parciais, o que não torna o problema menos grave. Cerca de 0,08% dos usuários Google/Gmail foram afetados pelo bug, e segundo o Painel de Status do Google Apps, os engenheiros estão trabalhando para reverter todo o processo. Será possível? Tudo?

Com a notícia do bug correndo e temendo um novo, diversos sites estão divulgando o Gmail Backup que, até então, eu particularmente desconhecia. O programa está disponível para Mac, Windows e Linux aqui. No momento o site está fora (fail!), ou seja, deve ter muita gente em pânico querendo salvar seus dados…

Graças a um mirror eu consegui baixá-lo. O uso é bem simples e rápido, após o download, basta executar, informar os dados da sua conta Google, pasta de preferência de backup e cuidar para não deixar marcado para salvar somente os emails mais recentes (vai que isso funciona).

Testando na minha conta, que possui 480 MB gastos, o software levou meia hora para fazer a metade do backup. Pois é, demora um pouco, mas acredito que para ter os dados em segurança compensa ter paciência. Seria mesmo a nuvem assim tão segura? Sinceramente não sei.

Nota do editor: outra alternativa de backup do Gmail é configurá-lo num cliente desktop ou mesmo em outro serviço, como o Hotmail, que permita o recebimento de mensagens de outros servidores. Basta, na configuração, definir para que o Gmail deixe as mensagens no servidor. Dica do Marcellus!

Relacionados: , ,

Autor: Judy

Sou a Judy, estudante de Comunicação, viciada em coca-cola 0, tecnologias e fotografia, é claro! Adoro o bom e velho rock and roll. ;)

Compartilhar
  • É uma boa hora para o Gmail Offline.

  • mottakun

    Eu “SÓ” perdi um mês de emails na metade de Fevereiro… descobri o Gmail Backup por causa disso… bem simples mas acho pouco prático (para recuperar) mas enfim, é uma segurança…
    Essa ideia de ter um backup em uma outra conta como o Hotmail é interessante… vou tentar isso

  • substitua “percas” por “perdas” na linha 7.

  • hideki

    Acessei minhas contas e, alívio, não fui afetado pelo bug. De qualquer maneira, é hora de pensar em um plano de contingência, o Gmail Backup está fora de cogitação, muita informação para guardar no HD, talvez enviar os itens mais importantes para o Yahoo…

    • sboorbou

      @hideki, enviar para o yahoo? então deleta logo…. do jeito que a compania acaba com serviços sem muitas explicações, não acho tão seguro assim………..

      • hideki

        @sboorbou, você tem toda razão, o Yahoo está deixando a desejar faz um bom tempo, é melhor eu me preparar para comprar um hd externo.

  • marcoscs

    por essas e por outras que eu não dispenso um cliente de email na minha máquina…

  • josuegomes

    O programa não funciona atrás de firewall/proxy. Também se confunde com labels que tenham acentos/caracteres especiais.

  • luizfelipestang

    Eu posso falar “Eu te disse!”?
    Que isso poderia acontecer, e mesmo na nuvem é bom ter backup na sua maquina pessoal, vai que …

  • DinoNinja

    Já faz algum tempo que utilizo os serviços do site backupify ( http://www.backupify.com/ ).
    Fica mais esta dica.

  • Rickd

    Essa é a empresa que quer que nos confiamos nossos dados à “nuvem”?

  • Musschenbroek

    Acabei de olhar o apps status dashboard do Google. Aparentemente, a fatia de usuários afetados caiu de 0,08% para 0,02%, sendo que para 1/3 destes o acesso já foi restaurado. Agora eles estão trabalhando em cima dos 0,013% restantes.

    Enfim, fico curioso em relação ao que possa ter ocorrido pra dar um wipe parcial no Gmail. Só duas coisas me vêm à mente: algum servidor morto ou cagada de estagiário. Ou servidor morto por causa de cagada de estagiário.

    • @Musschenbroek,

      Ou seja, cagada de estagiário sempre. 😉

      • Shokewave

        @hamacker, acho que forao os hackes hein meu palpite

  • Infelizmente, nenhum client de email, nem mesmo o thunderbird expressa bem o uso de taqs do gmail.

    A ultima vez que ví (novembro ou dezembro do ano passado), ele até trazia as mensagens com as tags corretas pela primeira vez que as descarregava, mas depois de algum tempo zuava tudo no gmail.

    O serviço backupify (indicado mais acima) tem uma carência de 48 horas (não tenho certeza se ainda é assim) para usuários que optarem pelo plano gratuíto, mas é uma excelente opção de backup na nuvem para serviços na nuvem (gmail, facebook,….).

  • frafra

    Simples. Tem “programador” do Orkut tirando férias de programador do Gmail. 🙂

  • La vai eu abrir o Mail.app.

  • portugassis

    Pra mim a melhor solução mesmo, é o bom e velho Outlook, baixo meus e-mail para o pc (deixando eles no gmail também) e pronto.

    Mas os riscos sempre existem, assim como pode acontecer uma M***** com o gmail e meus e-mails serem apagados, isso também pode ocorrer com qualquer outro serviço online que você possam usar para fazer os backups, assim como meu computador pode explodir por algum motivo.
    O grande problema seria isso tudo acontecer ao mesmo tempo! ai sim, você pode se considerar um cara muito sortudo.

  • Danskk

    Não fazer parte dos 0,08% é muito tranquilizador, mas não dou sopa pro azar.
    Até hoje não tive problemas graves com minha conta no Gmail (a qual tenho, desde que o serviço foi criado) e mesmo assim, mantenho backup de todo material que considero importante, para evitar dor de cabeça.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia