Meio Bit » Arquivo » Games » Pirataria no PC está diminuindo

Pirataria no PC está diminuindo

De acordo com presidente da PC Game Alliance, computadores tem sofrido menos com pirataria.

13 anos atrás

dori_pira_22.02.10

Proteções contra cópias, DRMs estúpidos que obrigavam as pessoas a estarem conectadas enquanto jogavam, a ameaça de que a pirataria acabaria com o mercado e até mesmo o cancelamento do desenvolvimento de versões porque nos computadores ela havia fugido do controle… E nada disso adiantou para que as pessoas deixassem de obter ilegalmente seus jogos, mas de acordo com Matt Ployhar, presidente da PC Game Alliance, entidade que cuida dos interesses da indústria, algumas mudanças no design dos jogos fez com que a pirataria no PC diminuísse.

Você não pode piratear um jogo free-to-play. Você pode, mas não faz muito sentido. Então o que acontece é que o game design tem mudado e como resultado dessa mudança, a pirataria, pelo menos no PC, tem caído. Existem dados que corroboram isso… Não estou dizendo que a pirataria irá acabar.

É fascinante observar. Por exemplo, você pega um jogo tipo Crysis que é duramente atingido pela pirataria, agora o que vemos para combater ou reduzir a pirataria, são as desenvolvedoras implementando conquistas, animais de estimação, todo tipo de coisa que pode ser acompanhada pelos outros e armazenada nas nuvens. Então, mesmo que você pirateie o jogo, não terá o direito de se gabar. Você tem todos esses mecanismos adicionais onde a proposta do jogo é valorizada, onde se você piratear, não será tão divertido.

Eu nunca havia pensado nos achievements por esse ponto de vista, mas acho que o raciocínio só se aplica aos games vendidos pelos Steam, já que nos computadores não existe outra maneira de se controlar quais conquistas já obtivemos em um jogo que não tenha sido comprado pelo serviço de distribuição online da Valve. Porém, mesmo por lá, ter acesso aos feitos de nosso amigos não é algo muito prático, mas não deixa de ser melhor do que nada, mas com essas informações nas mãos, o pessoal do Steam precisa URGENTEMENTE dar uma reorganizada nas conquistas dos jogos que eles vendem.

Outro ponto importante é que gostaria de saber até onde os jogos gratuitos poderiam influenciar no resultado do levantamento feito por eles sobre a diminuição da pirataria na plataforma.

[via MCV]

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários