Games
Games
Digital Drops Blog de Brinquedo

Pirataria no PC está diminuindo

Por em 28 de fevereiro de 2011
emComputadores relacionados
Mais textos de:

Site | Twitter
  • warbeethoven

    O motivo que me vez “abandonar”* a pirataria no PC foi o preço do Steam, tá a facilidade também conta muito. O único jogo que tenho fora dele é o Starcraft II e nunca paguei mais de 20 dólares em um jogo lá.

    * na verdade a muitos anos não jogava no PC, pelo fato dos jogos originais serem um absurdo e os problemas vindo da pirataria (virus, bugs , etc) não valerem o esforço.

  • cquintela

    Acho que a melhoria da economia nos países de segundo e terceiro mundo também contam a favor. Não deve existir uma só causa para isso, deve ser um conjunto de várias. Daqui a pouco até a migração de piratas da plataforma PC para PS3 deve ter ajudado nas estatísticas.

  • http://naftali.com.br Naftali

    Steam não é a única forma de controlar achievements no pc, existe também a windows live, que faz isso muito bem.

    Há um bom tempo abandonei a pirataria de jogos. Acho que os jogos são caros demais pra comprar em retail aqui no Brasil, mas as plataformas online estão mudando isso…

    Muita gente não gosta e reclama dos achievements, até hoje não consegui entender por que exatamente, eu não me preocupo com eles.

    • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

      @Naftali, sou outro que pouco se importa com troféus do Steam: se consigo algum, ótimo… Se não, tanto faz. ;-)

  • jonassnoia

    Paguei R$ 200 pila no GT 5 para PS3. E quer saber? me sinto muito bem. (claro foi em 12x s/ juros, ai da uma aliviada).

    Assim é melhor, vc sabe que pagou caro no jogo e vai aproveitá-lo até a última migalha. Do contrário, tenho aqui dezenas de jogos baixados em torrents pra PC, que joguei no máximo meia hora e já deixei pra lá.

    No PC também vou largar a pirataria, vou fazer um cartão de crédito e comprar pelo Steam, e aproveitar bem as promoções.

  • hideki

    Nunca me preocupei muito com as conquistas, mas é bom saber que de certa forma estão ajudando a reduzir a pirataria no PC.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1408134719 Luis Gomes

    Não só os achievements em si, adorei o Autolog do Hot Pursuit (que inclusive comprei na EAStore, tava de 50 reais contra 50 dólares no steam) com certeza aumentou consideravelmente a vida útil do jogo, mesmo eu não sendo muito fã de jogar online.

    • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

      @Luis Gomes, Me adiciona lá no Hot Purusit, se não for Dori Prata é doriprata.

  • http://www.highlanderbr.com Highlander

    Se eles adotassem um sistema semelhante ao da Live, somando os pontos das conquistas de todos os games na sua conta, valorizaria mais isso.

    O problema é que não há um padrão para elas no Steam. É só ver a quantidade absurda de conquistas que tem o TF2.

    • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

      @Highlander, Concordo, mas já me daria por satisfeito se tivesse um link no nosso perfil do steam que apontasse para uma área onde mostrasse todos os jogos que pegamos conquistas e que ao clicar neles abrissem uma lista com as façanhas. Assim seria mais fácil ver o que meus amigos já fizeram.

  • http://www.pixelcows.com.br gabrielchaves2000

    A verdade é que antigamente, o cara comprava um cartucho de Super Nintendo e devorava aquele negócio por meses! Hoje em dia o público em geral (incluindo a minha pessoa) é mais ansioso, tem menos paciência, então o investimento de, sei lá, 100 reais por um jogo acaba ficando pesado, levando em conta que você já adquire (legalmente ou não) o jogo pensando no próximo. Tem muita oferta, muita publicidade, existe a internet pra te tentar permanentemente a testar outros jogos… E comprar cada um por 100 reais simplesmente não existe.

    Não é culpa da indústria não, mas o fato é que o modelo de negócio Developer > Publisher > Retailer > Consumidor tá defasado! Segundo o Jesse Schell, quando você compra numa loja um jogo de PC por 100 reais, só 16 reais tão indo pro estúdio que fez o jogo! Acredita nisso? O resto fica na cadeia: a publisher que tem custos altíssimos com marketing, a loja que tem custos fixos pra manter aquela estrutura física…

    Compara com um jogo como Super Meat Boy (http://www.pixelcows.com.br/2011/02/super-meat-boy-carne-crua-e-motosserras.html): os caras fazem o jogo (Developer) e vendem quase direto pro consumidor final, pagando acho que 15% pro Steam. Pela distribuição digital, viabiliza pros caras colocar um preço muito mais baixo, muito mais compatível com nossa ansiedade de jogar 500 jogos por mês! Coloca na conta achievements, conteúdo baixável gratuito e um preço baixo, e não tem porquê nego piratear… Esse parece é o modelo mais apropriado hoje em dia pra evitar a pirataria.

    Abraço

  • http://twitter.com/victorbotelhob Victor Botelho

    Verdade, acho que uma polida no sistema de conquistas do Steam, nesse ponto já seria fantástico.

  • http://www.csrenan.com Renan the Geek

    O PS3 também tem um esquema de troféus, não sei se dá pra ver online.

    Eu vejo os achievements dos meus amigos no Steam, até porque quando quero fazer algo mais hardcore como tentar obter medalhas no Left 4 Dead, tento juntar o pessoal mais experiente.

    Agora, o que me conquistou no Steam foi a facilidade de se jogar com os amigos. O suporte a voz integrado e a facilidade de conectar são pontos fortíssimos. Saber o que os meus amigos estão jogando, e entrar no jogo com dois cliques… Maravilha.