Meio Bit » Arquivo » Indústria » As principais novidades do Mac OS X 'Lion'

As principais novidades do Mac OS X 'Lion'

Detalhes da próxima versão do Mac OS X, chamado Mac OS X Lion.

13 anos atrás

É com o slogan "O poder do Mac OS X,  a mágica do iPad" que a Apple lança o preview para desenvolvedores da próxima versão do Mac OS X, o Lion, cujo lançamento deve ocorrer nesse ano.  A ideia de mesclar o que já era bom Mac OS X com algumas features do iPad tem tudo para dar certo. Vejamos as principais novidades do Lion:

Launchpad

Agora será possível visualizar as aplicações instaladas da mesma forma que no  iOS (iPod touch, iPhone e iPad). Será possível visualizar por "páginas",  ou seja, arrastar para os lados e ver mais aplicativos. Também estará presente a  opção de agrupamento de aplicativos.

Launchpad

Aplicativos em tela cheia

Se tem algo que atrapalha um pouco quem sai do Windows e vai para o Mac OS  X é forma de trabalhar com as janelas, eu ainda fico um pouco perdido, no iPad  tudo roda em tela cheia e, agora, o mesmo recurso estará disponível no OS X, com a opção de navegar entre as aplicações abertas facilmente pelo trackpad.

Aplicativos em tela cheia.

Mission Control

Com o Mission Control será possível visualizar todas as aplicações abertas, visualizar miniaturas das janelas em modo tela cheia e janelas agrupadas por programas,. Para quem trabalha com muitos aplicativos abertos, um dashboard como esse é ótimo para não   ficar perdido no meio de tantas janelas.

Mission Control.

Versions

Com o Versions, o Lion salva uma cópia de determinado arquivo toda vez que o mesmo é aberto,  ou a cada hora de trabalho no arquivo. Com isso temos o histórico completo da evolução do  documento e a qualquer momento podemos voltar para determinada versão, restaurar ou até  mesmo simplesmente copiar uma parte do conteúdo.

Do lado esquerdo na imagem está o  documento atual, e do direito a cascata de versões salvas do arquivo. Detalhe é que isso existe  no Windows, são as Shadow Copies, mas quase ninguém sabe que existe, fica escondido. Fica a dica para algo mais amigável no próximo Windows 😀

Versions.

Resume

Que tal reiniciar o Mac sem se preocupar em salvar os trabalhos, fechar os aplicativos? O Mac será reiniciado e quando abrir novamente, tudo volta da forma que estava, aplicativos e  documentos abertos, na mesma posição.

Resume.

Para quem já usou algum iDispositivo, deve concordar sobre a simplicidade e como é intuitivo os movimentos de touch nos aparelhos. Quem já deu zoom em uma foto em qualquer aparelho touch vai repetir o movimento em qualquer outro dispositivo, e agora esses gestos também fazem parte do Mac OS X Lion. Melhor que ler é assistir:

Ótimas novidades para os usuários de Mac, o que já era bom vai ficar melhor, e com o lançamento do próximo Windows cada vez mais perto é legal ver essa evolução no Mac OS X e imaginar como será o próximo capítulo dessa disputa. Será que veremos algumas dessas funcionalidades no Windows "8"? Espero que sim!

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários