Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

O real preço do Xoom, o FailPad da Motorola

Por em 23 de fevereiro de 2011
emComputação móvel Hardware Mercado Opinião relacionados  
Mais textos de:

Site | Twitter
  • http://www.yoomp.com rodrigofante

    Excelente, resumiu bem meu pensamento.

    Xoom é uma máquina potente, eu diria, potente demais para o que se propõe a fazer, e com isso se tornou cara, fora da realidade do mercado.

    Claro, aqui no meiobit vai ter gente defendendo, dizendo que pagaria, mas aqui não quer dizer nada, o povo aqui compraria um Linuxtablet por mil doláres se existisse.

    Mas o povão, que é quem realmente dá lucro, como bem dito no texto não vai deixar o líder a menos que lhe ofereçam uma boa vantagem, seja de experiência, seja de preço, o que não acontece com o Xoom, não adiante ter um hardware 2 vezes melhor se o principal atributo desses aparelhos é simplesmente jogar casualmente, ver vídeos e navegar. Claro, hardware bom é sempre bem vindo, mas neste caso acho que a Apple faz bem em pegar o melhor hardware possível para manter o produto no preço que ela quer e com a margem de lucro que ela quer.

    É como os computadores, tem quem compre um da casas bahia por mil dilmetas e vai ser feliz até morrer, ele faz tudo que ele precisa, navega no orkut, vê emails, tem quem precise de um hardware extremamente poderoso, mas quem vende mesmo em quantidade absurda é a primeira turminha.

  • tungah

    Concordo.
    Quando o Droid (e o Milestone por aqui) foi lançado, se comparava em preço com o iPhone. E isso incentivou muita gente que tava de olho num iPhone a se aventurar por outras bandas. E deu certo.
    Esse preço do Xoom é ridículo. Fora da realidade. E só vai servir pra Motorola se tocar de que o jogo mudou de 2005 pra cá.
    Acho incrível como uma empresa tem tanta dificuldade em mudar sua visão de mercado e de como se relacionar com seus consumidores.
    E pensar que eles haviam aprendido com a quase falência antes do Android…
    Que venha o iPad 2 e destrua a todos. De novo.

  • http://cyberramses.wordpress.com CyberRamses

    Motorola mostrando novamente porque come poeira das concorrentes, seja em celulares, agora seja em tablets. Que zé ruela vai pagar mais de mil obamas num concorrente da Apple? E imagina o preço que ele vai sair aqui: 3 mil FHCs (só pra contrariar, já que foi ele que criou o real)? Só quem não tem noção de preço compraria, se bem que tem gente que paga 2 mil num PS3…

    Better luck to the next time Motofail, o XOOM já é um natimorto. Esperemos o Galaxy Tab II.

    • gabriel_

      @CyberRamses, então teriam que ser “3 mil itamares”. ;)

      • Peter Perpendicular

        @gabriel_,

        E o dólar teria que ser “mil Clint Eastwoods” heheh

    • tcerealk

      @CyberRamses, Galaxy Tab II ????? Estou esperando uma versão xing ling com Android 3.0 na faixa de 200 dolares, ehehehehe, será que dura 1 ano de uso?

    • garoa

      @CyberRamses, pelo que está dito, é 800 sem plano, não mais de 1000 obamas — ou 600 hoje + 480 diluído em 2 anos. E não vejo nada de errado em preferir um produto da concorrência mesmo que não ofereça absolutamente nada a mais. Porque deveria comer hambúrgueres só do McDonald’s?

      De qualquer modo, não levo fé em tablets. Computação pessoal móvel tem que caber na palma da mão. Que se conecte a teclados e displays maiores se disponíveis, mas tem que caber no bolso.

      • http://cyberramses.wordpress.com CyberRamses

        @garoa, concordo contigo, prefiro smartphones a tablets.E eu disse $1000 no caso do com plano. É diluído em 2 anos, mas não deixa de dar US$ 1.080,00. É um preço absurdo num tablet, se com US$ 1.099,00 você pode comprar esse note: http://www.amazon.com/N61JQ-B2-16-Inch-Versatile-Entertainment-Laptop/dp/B0041RRQM8/ref=sr_1_2?s=electronics&ie=UTF8&qid=1298490580&sr=1-2

        Infelizmente, a Amazon não manda pra fora dos States…

        • garoa

          @CyberRamses, um note não serve pra ler: ler longos parágrafos em uma tela deitada cansa. Você não leva o note pra cama pra ler. Você não tira o note no meio de um ônibus pra ler. ok, essa última é meio arriscado no Brasil (razão a mais para eu preferir smartphones :)

          fato é: não tem nada a ver com poder de fogo de CPU ou ter um teclado, é um aparelho com um propósito completamente diferente, embora também englobe computação pessoal de forma prática…

          480 em 2 anos… quanto exatamente você pagaria por uma conexão 3G de qualquer forma durante 2 anos? Eu já gastei cerca de 70 paus em 2 meses em pré-pago… cerca de 35 paus por mês = 35*2*12 = 770. Quanto em obamas?

          http://br.finance.yahoo.com/moedas/conversor/#from=BRL;to=USD;amt=770

          cerca de 459 obamas. Me parece justo o suficiente.

          • http://cyberramses.wordpress.com CyberRamses

            @garoa, sim, tem razão. Mas sinto que um tablet (qualquer um deles) seria subutilizado na minha mão, por isso prefiro um smartphone e/ou um note. Dada minha atual situação financeira, não posso me dar ao luxo de investir em algo que não usarei 100%. Mas quem sabe eu mude de idéia?

        • Wallacy

          @CyberRamses,

          Os usuários do iPad não possuem plano algum?

          Ah mas não é o super limitado plano de 20 dólares… Ok, pega o plano de 40, sei lá.

          Um tablet sem conectividade não me parece muito util.

          • Marcelo13

            @Wallacy, E desperdicio usar 3G (que no Brasil é um lixo) no Ipad. É muito mais inteligente e economico usar o celular com wifi tether para isso. É o que eu faço aqui.

          • Wallacy

            @Marcelo13,

            Mas o plano não é aqui, é lá…

  • xtreme

    ‘alguem’ no meiobit..deve sofrer de Xoomfobia… rsrsrs

  • http://luigialmeida.wordpress.com/ Luigi Almeida

    Por 800 Martin Van Burens, é bem mais interessante comprar um iPad.
    É aquela coisa: iPod virou referência em mp3; Kindle é referência em ebooks, iPad, referência em tablets. Exatamente como fala no texto, ou o produto novo apresenta alo extraordinariamente diferente e positivo, como acredito que o farão Nokia e Microsoft nos novos Smarts finlandeses, ou tenha um preço baixo. Não pagaria 600 Martin Van Burens pra ficar preso dois anos.

    • Marcelo13

      @Luigi Almeida, Sei lá. Não tem nada que se faca no Kindle que não se faca melhor no Ipad. Tela monocromatica hoje em dia é inaceitavel.

      ps. Para quem não sabe tem kindle app para Ipad

      • http://luigialmeida.wordpress.com/ Luigi Almeida

        @Marcelo13, Sou viciado em leitura, gasto cerca de 50 mangos por mês, no mínimo, com mangás e livros. Tenho mais de 2000 mil livros no pc, devo ter lido cerca de 500 deles apenas, porque cansa demais ler na tela. Já vi o kindle app, já li por ele, mas não me enche os olhos. E não dá pra ler no sol, além do fato de o iPad chamar muita atenção.
        O kindle é discreto, mais leve, e o Pearl faz com que a leitura flua perfeitamente, nem parece que é um eletrônico, parece livro mesmo, com a diferença que eu não preciso mais andar com trocentos livros na bolsa. Principalmente agora que ele tem suporte quase completo pra .pdf, o Kindle atende a todas as minhas necessidades.
        Não sinto necessidade de um tablet, meu notebook atende a todas as minhas necessidades, esceto a de leitura, e um Kindle é mais que suficiente pra isso. E pra navegar, fico satisfeito com meu celular, me permite acessar os sites que tenho interesse, ler o que me interessa e twittar/blogar.

  • Osama

    Ué?

    Os preços estão praticamente dentro da faixa do iPad 3G não? (629 até 829 doletas)
    Detalhe a favor do iPad: O modelo mais caro é 64GB, enquanto o XOOM só tem 32GB.

    Vantagem tecnológica? Tem gente que se sente mais a vontade no Android e outras no IOS, não dá pra quantificar uma vantagem entre os dois sem ser meio fanboy né? São abordagens diferentes… ( pessoalmente prefiro o Galaxy Tab :D )

    Certo, o iPad não depende de operadora mas a fidelização é realmente um obstáculo real e imediato para o mercado americano? E a Apple não vende o iPad pela AT&T não?

    Acho meio equivocado prever um fracasso, vide a própria previsão de fracasso do iPad né? :D

    • http://www.edivaldobrito.com.br edivaldo_ma

      @Osama, Creio que o grande diferencial que coloca o ipad anos-luz a frente dos concorrentes (mesmo os que tem hardware superior) é a interface do IOS e a superioridade de aplicativos disponíveis para a plataforma. Vale acrescentar isso na hora de colocar na balança, sem ser fanboy.

      • maiconfaria

        @edivaldo_ma, “superioridade de aplicativos disponíveis para a plataforma”, superioridade ? baseada no que exatamente ?

        • http://www.edivaldobrito.com.br edivaldo_ma

          @maiconfaria, superioridade de aplicativos disponíveis = quantidade (precisa traduzir?)
          A palavra disponíveis inplica em quantidade.

          • http://www.edivaldobrito.com.br edivaldo_ma

            @edivaldo_ma, foi mal pelo “inplica”.

          • Odilio Noronha

            @edivaldo_ma, A imensa quantidade a mais de aplicativos ja não é mais tão imensa assim e esta caindo cada dia mais.

          • http://twiiter.com/criscmaia criscmaia

            @Odilio Noronha, e qualidade não é quantidade, muito menos utilidade delas.

      • http://cyberramses.wordpress.com CyberRamses

        @edivaldo_ma, não são os aplicativos que definem se uma plataforma é melhor ou pior que outra, mas a solidez do SO, a estratégia de marketing e, por fim, o preço. Sorry, mas você foi bem fanboy nessa.

      • Osama

        @edivaldo_ma, É cara, não tiro sua razão, mas “anos-luz a frente dos concorrentes” foi um termo altamente fanboy :D

      • garoa

        @edivaldo_ma, eu gosto da superioridade do sabor da Pepsi frente ao do sabor da Coca-Cola. Mas é só questão de gosto.

    • http://twitter.com/danielzingari vincentvega

      @Osama, Regra de mercado: quando muitos produtos são similares, inclusive no preço, são considerados commodities. E quando um produto vira commodity, define-se o desempenho de vendas pelo marketing.

      • Osama

        @vincentvega, Pensei que o desempenho de vendas era medido pelo número de unidade vendidas :D
        Não sério, tudo bem, tem o quesito marketing e tal, mas isso foge do escopo do post original. Eu questionei apenas os motivos exemplificados no texto, e neles não se inclui o marketing.

        E outra, não acredito tanto na semalhança entre esses produtos, afinal como já foi levantado, cada um deles tem sua própria gama de aplicativos, o que difere muito um produto do outro…

        • http://www.csrenan.com Renan the Geek

          @Osama, amigo, mesmo se depender de marketing, o iPad ainda está muito melhor posicionado no mercado para sua faixa de preço do que o Xoom.

  • maiconfaria

    tá, vou esperar o review de algum não iTard !

  • http://twitter.com/danielzingari vincentvega

    A cada dia, vejo que a estratégia e posicionamento da Apple é algo que nenhum outro fabricante consegue superar. É simplesmente matador. Mesmo com diversas críticas, os produtos são lançados e levam tanto tempo para ganhar concorrentes que simplesmente dominam o mercado e colocam seus produtos como referência no setor.

    É admirável ver uma empresa ditando a regra do mercado e um monte de gigantes perdidos correndo atrás.

    • garoa

      @vincentvega, não é ditar a regra do mercado, é descobrir um nicho inexplorado e criar um mercado novo.

  • jonassnoia

    tá, vou esperar o review de algum não iTard ! [2]

  • camargosn

    Já decretaram o fiasco do Xoom antes mesmo de ele chegar ao mercado. Só esqueceram de um detalhe. O Xoom (e outros tablets Android) não é para os fanboys da Apple. É para quem NÃO quer saber da Apple de jeito nenhum – e somos muitos! Outra coisa: não existe fracasso antecipado, nem por decreto de comentarista – e bola de cristal nunca funcionou com o mercado. Se o preço é muito alto, que caia, oras. Ah, e é Xoomfobia sim, como disse o colega acima.

    • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

      “não existe fracasso antecipado, nem por decreto de comentarista”

      Curioso, o que eu mais via era freetard dando piti jurando que o iPad não iria vender… quer dizer que dar piti pode, fazer uma análise com ARGUMENTOS não pode?

      • Odilio Noronha

        @Carlos Cardoso, E quando diziam que o ipad não iria vender eles diziam sem argumento nenhum ou eram argumentos que se mostraram insuficientes? repense o seu papel na frase e que piti se aplica a ambos os casos ;)

        • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

          @Odilio Noronha, sem argumento nenhum. A menos que “mimimi não é livre” seja argumento.

          • http://twiiter.com/criscmaia criscmaia

            @Carlos Cardoso, o problema de argumento é de como argumenta. A discussão é que não vai vender muito, ou não eu não compraria? Pro mercado em geral o custo beneficio do Xoom não parece muito bom, mas eu compraria. Atende minhas necessidades nerds.

          • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

            @criscmaia, só lamento, não escrevi pensando especificamente em você.

          • http://www.yoomp.com rodrigofante

            @criscmaia, exato, você compraria, mas provavelmente a grande maioria pelo preço, não.

      • maiconfaria

        @Carlos Cardoso, deixa de ser sacana Cardoso, eu lembro muito bem dos seus posts sobre o lançamento do iPad, teve crítica de tudo quanto é lado… tinha uma monte de gente xingando que hoje é maior baba ovo de iPad. Essa atitude de fanboy é deprimente !

    • http://prazersemsentido.wordpress.com Krash Destrutor

      @camargosn: “O Xoom não é para os fanboys da Apple. É para quem NÃO quer saber da Apple de jeito nenhum”
      Só eu entendi isso como “Só freetards comprarão o Xoom”?

      • Tan

        @Krash Destrutor, Os Fandroids também vão comprar.

        • http://www.csrenan.com Renan the Geek

          @Tan, ser fanboy da Motorola é como torcer pro Íbis Sport Club. Não interessa o contexto da discussão, esse fanboy torce pra time perdedor.

  • http://www.yoomp.com rodrigofante

    Não se esqueça que nos modelos 3G para você ter acesso ao maravilhoso mundo do Wi-Fi você precisa pagar pelo menos 1 mês de 3G antes para desbloquear essa tecnologia maravilhosa.

    • Wallacy

      @rodrigofante,

      Se não me engana isso era relativo ao rumor antigo, não se concretizou. Pague 800 pilas e use a vontade (é desbloqueado afinal, como seria a limitação?)

  • adrianoats

    Desde quando preferência por marca x, y ou z virou religião?

    Vou pela marca que meu bolso permitir e que me atender melhor, ponto final. É engraçado como preferência (por times, por música, filmes, enfim por tudo) tá virando motivo de confusão e isso agora não está mais só restrito à Internet não.

    Também nem adianta ficar falando aqui porque valentões vão sempre existir.

    Voltando ao assunto, já externei uma vez que acho que o Xoom (eita nominho feio no português hein – remete à xuning, outra abominação) vai fracassar e até torço pra isso. Quem sabe assim a Motorola volte ao lugar que estava antes do Android, isto é, na lama. Ódio da Motorola? Não. Decepção sim!

    Com esse preço estratosférico aí eu, que não tenho religião nenhuma, vou de I-pad assim que perceber uma real necessidade de ter um tablet.

  • anedox

    Marcas… eu comprei numa promoção um certo note H Buster por R$ 920. Ele tem um Dual Core T4400 que é exatamente igual ao C2D T6600 (exceto pelo cache um pouco menor) mas tem uma velocidade de processamento maior. E agora? Está funcionando muito bem, melhor que o LG T6500 (R$ 2.100) que passei pra frente. Pode ser que o Xoom desbanque o iOS o que não acredito. Em relação aos apps, o iOS tem mais de 300 mil e duvido que alguém chegue perto.

    • garoa

      @anedox, é, mas tirando as 20 mil flashlights, 50 mil x-ray scanners, trocentos mídia players e diversos clones de games famosos, o que sobra? :p

      • http://twiiter.com/criscmaia criscmaia

        @garoa, exato! Quantidade não é qualidades.
        E os de qualidade vão sendo aos poucos sendo “extendidos” para Android

      • anedox

        @garoa, como qualquer grupo humano, tem muita porcaria no meio dos 300 mil, mas isso é verdade também para 10 mil. Eu diria que 90% é lixo, o que dá … faz as contas!

        • garoa

          @anedox, é verdade. No final das contas, só uns 10 aplicativos valem a pena mesmo, em ambas as plataformas… ;)

  • Wallacy

    Se vai pegar ou não eu não sei porém:

    Uma incrível vantagem tecnológica: Checked!
    Grande vantagem financeira: Fail but still loading…

    O primeiro ponto é motivo para muitos, o segundo para outros. O mercado do segundo é maior que do primeiro, porém em um pais onde todo mundo se fideliza com a operadora com tanta facilidade que matam um iraquiano, os preços vão cair, e nessa hora a diferença de preço vai pesar na questão da “incrível vantagem tecnológica”.

  • rafah

    Olha a noticia que estavamos esperando:
    Motorola quer desoneração fiscal para fabricar tablets no Brasil
    http://extra.globo.com/noticias/economia/motorola-quer-desoneracao-fiscal-para-fabricar-tablets-no-brasil-1134673.html

  • Luciano

    Ipad 1 x Xoom 0

    Aguardando os próximos capítulos. :mrgreen:

  • Hawk

    Os pontos positivos do Motorola Xoom são impressionantes: http://dailyinfographic.com/motorola-xoom-vs-everyone-else-infographic

    • Wallacy

      @Hawk,

      Não adianta… Ele poderia ter teletransporte e as pessoas ainda estariam preocupadas com o fato de ser um produto “não Apple”.

      • anedox

        @Wallacy, muito boa.

  • http://luigialmeida.wordpress.com/ Luigi Almeida

    Não acho que teremos desoneração discal para a Motorola. Se isso acontecer, como disseram no post sobre isso, vão inventar bolsa-iPad. Tem escolas públicas cedendo iPads para os alunos até.
    A questão é: preciso mesmo de um iPad/Xoom/qualquer outro tablet ou é só hype?

  • http://www.lordpinguim.blogspot.com lordtux

    Cardoso, faz assim daqui a um ano, você atualiza esse artigo se perguntando onde estará o Xoom, outro que vai cair no limbo e só o iPad será lembrado.

    • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

      @lordtux, boa

  • Roberto

    Bem a realidade é outra, o Xoom esta mais barato que o Ipad 2 de 32gb, é muito mais acessível, mais potente alem do que tem mais suporte no qual um deles é o flash, alem do que o android 3.0 é novo e pode ser explorado de varias formas.
    Tenho tanto o Ipad2 como o Xoom e digo em requisitos o Xoom sai disparando, porem ipad2 com seu belíssimo IOS tem suas vantagens porem as mesmas são fúteis e viradas a beleza somente.
    Alem do que possibilita conectar ao pc sem precisar pagar uma conta, como é no caso do iTunes que apesar de ser possível criar uma contas grátis, existe suas limitações.
    Alem do que outro requisito superior no Xoom é seu leitos de Ebooks, que é claramente superior devido a potencia do hardware do mesmo, e também para os mais hardcore é possível rodar jogos com gráficos surpreendentes.
    Mas isso não vem ao caso, as duas plataformas são de alta qualidade e ambas são uma ótima opção, porem em custo/ beneficio Xoom sai na frente pelo baixo preço e pelo hardware, o unico requisito que o Ipad2 sai na frente é seu design que é mais fino e seu peso que é mais leve.
    No final das contas, o Xoom é a melhor opção.
    Além do sistema mais aberto, que permite executar aplicativos ao mesmo tempo de verdade seu protocolo dlna saem na frente.
    Outra coisa é o quesito é a resolução da tela, Xoom com resolução em HD de 1280x 800, e o Ipad2 com 1024×768 , e ainda mais a câmera do Xoom de 5 mega pixel que tira fotos e videos em Hd , ja a do Ipad2 são péssimas.
    Mas apesar disso o contraste e a iluminação do Ipad2 é muito superior ao do Xoom e a apple é uma empresa muito acima da Motorola tornando o Ipad2 uma ótima opção apesar de tudo, porem nome e reconhecimento não ultrapassa qualidade, no qual o Xoom tem a mais.
    Outro coisa é que o Ipad tem quase 100 mil aplicativos a mais que o Xoom , porem isso esta cada vez diminuindo , e isso não muda nada.
    Esse texto aqui é pura especulação, porem uma coisa é fato Ipad sempre ira vender mais, sempre será mais requisitado pelo consumidor, não por sua configuração, mais sim por sua marca e pela tradição que a apple tem no mercado no requisito de alta qualidade.

  • http://twitter.com/hudmatos Hudson Matos

    tava em duvida se comprava o ipad 2 ou o xoom, cada um tem uma vantagem diferente. mas esse aqui parece ser mais um daqueles blogs opinativos, em que o escritor nao tem parcialidade para avaliar e é mais um fã de uma marca. É triste. eu respeitava mais o meiobit antes de ler esse post.