Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google Cloud Printing: funciona?

Google Cloud Printing: funciona?

Aprenda como imprimir arquivos do seu Android usando o Google Cloud Print.

13 anos atrás

Procurando soluções para imprimir um documento diretamente do Android (que não é uma necessidade assim tão necessária, mas…), não consegui nada que funcionasse a contento.

Nenhum dos programas que encontrei no Market conseguiu se autenticar no servidor CUPS ou usar a impressora compartilhada pela estação Windows. Restou, então, enviar o documento para um micro qualquer ou testar a solução da Google para “Cloud Printing”.

Apesar de ainda ser um projeto incipiente, me chamou a atenção. A proposta é que, eventualmente, qualquer dispositivo possa imprimir em qualquer impressora, em qualquer lugar. Simples assim.

Por ora, há algumas restrições. Por exemplo: a coisa só funciona no Chrome. E, das cinco tentativas de imprimir um documento, uma falhou. Mas a ideia é boa e, para quem quiser testar, aí vai a receita de bolo.

No Chrome, vá em “Opções”, “Configurações Avançadas” e “Faça Login no Google Cloud Print”. Daí, basta entrar com seu nome de usuário e senha do Gmail. A janela deve aparecer mais ou menos como a seguinte:

chome_cloud_printing

Clicando sobre o botão “Gerenciar configurações de impressão”, você terá acesso à lista de impressoras ligadas ao micro e que estarão disponíveis remotamente:

chome_cloud_printing2

Daí para a frente, a coisa fica simples: abra seu Gmail pelo celular, escolha o que deseja imprimir e selecione (duh!) “Imprimir”.

chome_cloud_printing3

Logo depois, escolha a impressora:

chome_cloud_printing5

Aperto o botão de impressão e voilà!

Há um aplicativo que promete imprimir qualquer documento (e não apenas os que estejam no Gmail) a partir do Android. O nome é “Cloud Print” e o desenvolvedor deve ser da terrinha, pois se chama “Paulo Fernandes”. Infelizmente, só consegui imprimir a página de testes, mas ficarei atento às atualizações.

Se algum de vocês tiver uma outra solução, não se acanhe e escreva um tutorial!

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários