Meio Bit » Arquivo » Indústria » Motorola Xoom virá sem Flash player, que será fornecido pela Adobe "algumas semanas" após seu lançamento

Motorola Xoom virá sem Flash player, que será fornecido pela Adobe "algumas semanas" após seu lançamento

Adobe não conseguirá liberar o Flash Player 10.2 especial para tablets a tempo para o lançamento do Motorola Xoom.

13 anos atrás

Flash em tablet: essencial ou supérfluo?

Flash em tablet: essencial ou supérfluo?

Segundo este aviso, liberado pela própria Adobe, o Honeycomb ainda não possui o Flash Player instalado. Uma versão especial para tablets está em desenvolvimento, mas não ficará pronta a tempo para o lançamento do tablet da Motorola, o Xoom.

É uma declaração intrigante, pois, se você acompanhou qualquer flame war dessas travadas na internet entre androidistas e iphonistas, sabe que o suporte a conteúdo em Flash, oferecido apenas pelo Android, sempre se destacou como argumento utilizado pela turma do robozinho verde.

A verdade é que o suporte a esses conteúdos, apesar de alardeado desde muito antes, veio apenas a partir do FroYo (Android 2.2). Aquele Flash Lite das versões anteriores não servia para absolutamente nada, embora pudesse ser utilizado para infinitas trollagens em discussões de fanboys.

Mesmo após o FroYo, ninguém em sã consciência pode dizer, honestamente, que está maravilhado com o funcionamento da coisa. Há sites baseados inteiramente em flash que podem ser navegados, é verdade, mas em alguns casos basta um banner que utilize o famigerado player para comprometer o desempenho do browser por inteiro. Dessa maneira, pelo que vi até agora, embora seja usuário e entusiasta do Android, no que concerne ao Flash dou razão ao Steve Jobs.

É chato saber que o conteúdo está ali e você não pode acessá-lo, mas melhor seria se aquele conteúdo começasse a migrar para outras soluções, abandonando o Flash. Sim, seria melhor pro dono do site, porque aquela droga nem sequer é indexável, seria melhor pra quem acessa, pois o site funcionaria muito melhor em qualquer plataforma, até mesmo num smartphone em modelo de entrada… só não seria melhor para a Adobe.

Por enquanto, nada de Flash no Xoom...

Por enquanto, nada de Flash no Xoom... (Imagem: Engadget)

O Motorola Xoom está em vias de ser lançado. Na operadora Verizon, ele passará a ser vendido daqui a dois dias pelo duro e cruel preço de US$ 800,00 sem contrato ou US$ 600,00 mediante a assinatura de um plano de dados. Se  você é daqueles que considera o Flash Player essencial, terá de esperar "algumas semanas" para tê-lo. Se serve de consolo, você estará esperando por um update a ser liberado pela Adobe, e não pela Motorola, porque com essa última você sabe como funciona a coisa

relacionados


Comentários