FPse para Android oferece bons resultados emulando Playstation

hi-256-0-2391a09f2d6f74d3bb84478fc871c235a875e322Estive algum tempo adiando esse texto porque precisava de melhores impressões sobre o FPse para falar com mais embasamento sobre o app. Trata-se de um novo emulador de Playstation (PSX, PSOne, como queira) para Android, com a promessa de emular os jogos com mais qualidade do que se via nos antecessores. Acontece que, apesar de realmente ser superior ao psx4droid, o novo emulador não mostra isso de cara, tão facilmente. É preciso mexer um pouco nas configurações até obter um resultado satisfatório.

A necessidade de fuçar em configurações para colocar o emulador para funcionar a contento pode ser frustrante, porque ele não possui versão gratuita e o Android Market restringe a 15 minutos o tempo para desinstalar e pedir reembolso na compra desse tipo de app. O psx4droid, por sua vez, oferece uma versão gratuita com limitações, onde não se podem usar save games, por exemplo, tornando possível testar o app antes de decidir pela compra da versão completa.

Com o FPse, você paga R$ 8,15, instala o emulador e pensa “me dei mal”… mas calma. O principal problema está na opção “Frameskip” nas configurações de vídeo. A sua vaidade não permite fazer uso de tal opção. Você pensa “como assim Frameskip, caramba? Meu hardware dá conta de um joguinho desses com folga…”. O problema é que esses jogos são feitos para rodar a 60fps, por padrão. Se você não permitir que nenhum deles seja saltado em momento algum, haverá momentos em que essa exigência irá pesar e o jogo passará por slow downs acompanhados de problemas no processamento de áudio. Nessas horas você estará pensando que jogou seus R$ 8,15 no lixo, então é bom permitir que o sistema salte frames de acordo com suas necessidades. O jogo passará a rodar de maneira muito mais fluida e você não irá sentir falta dos tais frames ignorados. Resolvido esse problema principal, você poderá mexer com outros ajustes e melhorar sua experiência com o emulador. Nada muito complicado.

Uma mancada dos desenvolvedores está nesse “susto” aplicado em quem adquire o app. Os caras fizeram um bom trabalho desenvolvendo o melhor emulador de PSX disponível para Android, mas as configurações padrão fazem com que a coisa pareça uma pegadinha do malandro. Se o aplicativo é vendido e é inviável testar a contento antes de decidir pelo reembolso, o mais adequado seria que ele viesse “de fábrica” configurado numa  espécie de modo de compatibilidade. Quem quisesse testar outras configurações estaria livre para isso. Quem anda bastante pelo Market sabe como são as coisas por lá. Tem muita anta por ali e é comum ver um sujeito esculhambando um app nos comentários porque ele mesmo não soube usar.

O FPSe, no que se refere aos controles, oferece uma solução semelhante ao que era feito no psx4droid, com um joypad transparente desenhado sobre a tela do jogo. Para os modelos que contam com teclados físicos, como o Milestone, é possível mapear livremente as teclas, atrelando a elas funções do controle do console da Sony. É claro que você não vai ter grandes facilidades para executar um hadouken, nem esfregando o dedão na tela e nem usando o teclado físico. Por outro lado, acredito que com um acessório como o iControlPad, a experiência do emulador com um Android de boas configurações possa ser bastante satisfatória.  Meus testes foram realizados com um Samsung Galaxy S e os jogos testados foram Tekken 2 e Street Fighter EX Plus Alpha, com ambos rodando a contento.

Tekken 2.

Tekken 2. (Clique para ampliar)

Mais Tekken 2.

Mais Tekken 2. (Clique para ampliar)

Street Fighter EX Plus Alpha.

Street Fighter EX Plus Alpha. (Clique para ampliar)

Relacionados: , , , ,

Autor: Ticiano Sampaio

Formado em direito, especialista em direito constitucional, curioso compulsivo por tópicos de ciência e tecnologia, geek desde os tempos do MSX.

Compartilhar
  • garoa

    completamente insano tentar jogos de luta em celulares touch emulando os controles tradicionais — simplesmente não rola. Já tentei de tudo quanto é jeito a ação de Super Mario World, mas não passo nem do primeiro estágio, você não tem a resposta adequada sobre qual direção está seu dedo, muito difícil para um jogo em que habilidade e reflexo são essenciais.

    Mas consigo me ver jogando RPGs. E PSX nesse quesito tinha de sobra, acho que foi a época áurea dos JRPGs, melhor até que no NES e SNES…

  • Ah, alguns bugs na imagem sairam nas screenshots mas não estavam na tela do jogo. Quem já tentou fazer captura de imagens em movimento usando a ADB sabe a droga que é. 😀

    • Gabriel Sousa

      que site vc recomenda pra baixar umas iso de jogos legais ?

  • Ia dizer a mesma coisa que o garoa.
    Acho que só rola jogar RPG usando esses teclados virtuais.

    • @marcoc2, Exatamente… sem condições de jogar qualquer tipo de jogo de ‘real action’, que dependa de alguma agilidade nos controles. Acho que só os do tipo Guitar Hero, rgp e rts. No mais… sem condições.

  • Como coloca as roms?
    Iso no cartão?

  • Rickd

    Pirataria.

    • @Rickd, com certeza. Ao menos eu possuo jogos originais do PSOne, então eu poderia ficar despreocupado com relação à este detalhe. 😉

      • @Emanuel Laguna, sim. E o app se vira bem com vários tipos de disk images, de forma que fica bem fácil jogar seus próprios backups. Pelo menos .ISO e .BIN/.CUE foi tranqüilo aqui. Um emulador de um sistema como o PSX pode muito bem ser usado para jogar cópias suas, adquiridas legalmente. É diferente de um emulador de um VG que usa cartuchos, que você teria muito mais dificuldade para copiar aquelas ROMs em casa.

        • @Ticiano Sampaio, o chato é saber que mesmo eu tendo mídia física de jogo original, eu não poderia, por exemplo, passar os jogos para o PSP, pois teria que recomprá-los na PSN para isso. Ou seja, até o backup do ISO seria ilegal, mesmo moralmente não o sendo no caso de possuirmos a mídia física orginal do jogo… Queria que a Sony revesse tal licença de uso. 😥

  • Wallacy

    Não faz muito (5 meses) estava fazendo testes para um projeto e descobri esse fenômeno.

    Primeiro fui bombardeando uma CPU de alto desempenho (300 GFlops) com instruções variadas, e cada vez mais desviando processamento da GPU até a GPU processar todos os dados por completo. Mesmo com um acelerador gráfico básico na faixa de 800MHz foi possível ver quanto gargalo a GPU gerou. Tudo pois tinha uma interface gráfica “trabalhosa” ocupando quase toda a banda do processador.

    Depois no caminho inverso, foi possível observar o quanto a GPU é “burra” com determinados tipos do processos, chegando as vezes congelar pelo excesso de instruções seriais. Uma das coisas que eu fiz foi justamente ativar a sincronização de frames. Um jogo que testei estava rodando a ~2000fps, variando na faixa de 100fps para mais ou menos. A verdade é que tentei “travar” em 2000fps para ver como ele iria lidar com uma condicional aplicada a cada frame processador, o que aconteceu foi um efeito de slowdown no game, pois a GPU estava muito mais preocupada em atingir a marca precisa de 2000fps que de fato processar todas as instâncias do game. Quando a mesma tarefa era dada para uma arquitetura mais complexa como uma GPU tradicional mesmo com um framerate menor (80fps) a CPU tinha relativa facilidade com o processo de sincronização, com o framerate destravado ficava entre 78-82, e travado normalmente em 80, sem slowdown.

    Sei que parece meio obvio isso, porém hoje com GPUs invadindo o espaço de CPUs e vice versa, criando até mesmo um segmento de processadores de propósito geral, foi interessante ver que a distancia entre RISC e CISC ainda era bem grande. Para a maior parte das tarefas, ambos os processadores são bem preparados, e o que me parece que aconteceu nesse caso é que o processador do smartphone em questão, por mais veloz que seja encontrou em uma simples instrução um gargalo no processamento, mesmo que sem tal instrução o celular conseguisse processar o jogo em 120fps, é capaz que o simples fato de forçar a sincronização fez com que tudo se tornasse instável.

    Resumindo, se essa não for uma característica exclusiva do processador usado no Galaxy é possível que seja um defeito enorme de projeto, onde o programador testou tudo no emulador do Android no desktop, que lidou bem com a questão, e não adequou a aplicação ao limitado conjunto de instruções do Smartphone. Nesse caso, simplesmente trocar de abordagem, como fixar o framerate pós-processado e não pré-processado poderia resolver, no meu caso foi o que resolveu. (ficou a 2000fps sem o slowdown).

    • @Wallacy, aqui eu liberei pra ele “skipar” quantos frames quisesse e, no resultado, o jogo flui perfeito e não é possível observar drop frames… mas se vc travar exigências ele roda muito mal.

      • Wallacy

        @Ticiano Sampaio,

        Exatamente o que eu disse. Quando você liberou para “skipar”, ele parou de “tentar” fazer com que cada frame fosse processado a cada 0,016s, ou seja, ele removeu uma instrução que visava sincronizar os frames, podendo assim ‘skipar” qualquer frame da forma que der, e se der.

  • Rodrigo Kikinger Miranda

    olá Ticiano,estou precisando muito de sua ajuda e acho que não vai ser muito dificil para você resolver esse pequeno proble já que é um otimo intendedor desse assunto.
    estou com problemas no meu emulador FPse,especificamente no modo save game.Quando vou salvar o jogo (final fantasy tactics) ele reinicia do nada,o jogo roda super bem mas na hora de salvar é que vem o problema.O que quero saber de voê é o que devo fazer para que isso pare de acontecer.
    desde já meu muito obrigado

    Obs:o problema no modo save game acontece exclusivamente com o (final fantasy tactics) no outro game que tenho (Vandal heart 2) isso não acontece.

    • Tson13

      Cara tenho a mesma duvida,oq fazer????

    • Tson13

      Cara tenho a mesma duvida,oq fazer????

  • Wgsll

    Ola tenho um samsung galaxy s 2 e comprei o emulador FPse mas preciso saber como instalar o tekken 3 e onde baixar.

  • João Silva

    Lembrem, antes de mais nada o importante é configurar a bios.

  • Olá, não faço idéia se alguém ira ver esse meu post, gostaria de perguntar o que será q estou fazendo de errado, vamos lá:
    Baixei o emulador, instalei no meu handset, tudo perfeito com bios etc.
    Coloquei a room também e executei o emu, só que na tela de selecionar a room está vazia.
    Alguma sugestão?
    Obrigado.

    Só para frizar, gostaria de saber o por quê de não aperecer a room na tela do emu.

    • pode ser o formato da room eu uso o formato iso
      procura no google vc vai achar

  • Jeffeson Gomes

    como configurar a bios alguem sabe

  • Jeffeson Gomes

    me ajudem por favor!

  • adonismatos

    eu tenho o lg optimus hub e510f e comprei o fpse pelo play store do celular mais nao consigo usar ele pq aparecer todos os dados do meu android nele alguem me ajuda porfavo

  • adonismatos

    alguem online poder me ajudar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja