Meio Bit » Arquivo » Indústria » Os mais rápidos supercomputadores

Os mais rápidos supercomputadores

18 anos atrás

bluegene.jpg Saiu a lista dos 500 supercomputadores mais poderosos em atividade.

Gosto desse tipo de lista, por vários motivos. Serve, por exemplo, para mostrar como somos atrasados em pesquisa e desenvolvimento: nosso computador mais potente é da Petrobrás e está em 171º lugar. No total, temos apenas 4. A Índia tem 11. Israel, tem 9.

Considerando que um supercomputador é para a fabricante de chips mais ou menos o que a Fórmula 1 é para a fabricante de motores, saber que a Intel está presente em 302, das 500 máquinas, não deve deixar o pessoal de marketing da AMD muito feliz.

Também é interessante notar que apenas 2 deles usam o sistema operacional da Microsoft, enquanto 469 usam algum tipo de Unix ( 367 são Linux ).

Inovações nesse mercado tendem a chegar ao desktop, algum dia... por isso, sempre que posso, dou uma olhadinha para esse lado. A Cray, por exemplo, tentando quebrar a hegemonia da IBM com seu Blue Gene, vai lançar o BlackWidow. Infelizmente, ao contrário do que se supunha, ele não será movido por Opterons, da AMD. O que a assessoria de imprensa me disse, foi que ele usará um processador desenvolvido pela própria Cray.

relacionados


Comentários