Meio Bit » Arquivo » Indústria » Uma rápida passagem pela Hospitalar

Uma rápida passagem pela Hospitalar

18 anos atrás

Calma, pessoal... não fui internado, não... o título se refere à feira, que acontece em São Paulo até hoje.

E o que uma feira de material e equipamentos médicos tem a ver com o Meio Bit? Tudo! Afinal, a tecnologia utilizada nos aparelhos médicos modernos é avançadíssima, indo desde sistemas embarcados a supercondutores.

Dois pontos me chamaram a atenção, este ano. Primeiro: como o Windows fincou mesmo o pé nesse nicho de mercado. Praticamente todos os grandes ( e caros ) sistemas que vi em exposição, usavam um "sabor" de Windows "embedded". Eu mesmo já trabalhei com sistemas embarcados mas, por decisão de projeto, utilizei o Linux, na versão da Freescale ( a antiga divisão de semicondutores da Motorola ).

No entanto, pelo que vi por lá, o segmento está fortemente voltado para Redmond. Como desenvolvedor, imagino que o motivo seja o trabalho extremamente competente da Microsoft no suporte, que acaba pesando a favor, na hora de decidir pelo sistema a ser utilizado.

O segundo ponto: impressionante a presença chinesa. Não pelo tamanho dos estandes, que, aliás, são bem modestos, mas pelo crescimento tecnológico apresentado. Ontem pude ver bons produtos, a preços extremamente competitivos, numa clara evolução àquilo que foi apresentado dois anos atrás, data da minha última visita à feira.

Além disso, eles mostraram mais preparo para o comércio nessa área, com o pessoal de vendas falando um inglês inteligível e, em alguns casos, com tradutores contratados aqui, que ficavam no estande mesmo durante o jogo do Brasil...

Para quem mora em São Paulo e gosta de tecnologia, é uma boa pedida passar a tarde no Expo Center Norte.

relacionados


Comentários