Meio Bit » Arquivo » Internet » HTC anuncia os primeiros (de muitos) Facebook phones

HTC anuncia os primeiros (de muitos) Facebook phones

HTC anuncia, em parceria com Facebook, modelos Salsa e ChaCha, ambos com botão dedicado de acesso à maior rede social do mundo. Outros modelos devem aparecer até o final do ano.

13 anos atrás

Um rumor recorrente nos últimos meses diz respeito a smartphones do Facebook. Num sistema parecido com o que a Google mantém com HTC e Samsung na sua linha Nexus, esses aparelhos focados na maior rede social do mundo seriam produzidos por players já consolidados e, obviamente, teriam foco total no Facebook.

O rumor já foi desmentido, e hoje descobrimos o motivo. Analisando friamente, o rumor tinha fundamento. O detalhe é que em vez de smartphones rotulados como "Facebook phones", a rede social está invadindo alguns modelos recém-anunciados.

Os primeiros são da HTC, modelos ChaCha e Salsa (sério). Ambos são mid-end, rodam Android 2.3 Gingerbread, vêm com processador (não especificado) de 600 MHz e 512 MB de memória. A diferença, além da resolução da tela, é que o ChaCha tem teclado QWERTY físico, a la BlackBerry.

O grande detalhe, o que os tornam os primeiros exemplares da safra de "Facebook phones", é um botão dedicado à rede social na parte inferior do corpo. Confira no detalhe:

HTC Salsa e ChaCha. Botão Facebook no detalhe.

HTC Salsa e ChaCha. Botão Facebook no detalhe.

Peter Chou, CEO da HTC, disse durante a apresentação desses (e de outros) modelos que o botão é dinâmico, "sabe aonde você está", alterando seu comportamento de acordo com a parte do sistema em foco. Se você está ouvindo uma música, por exemplo, e o pressiona, pode compartilhar a canção que está ouvindo ou dizer aos seus amigos o quanto gosta dela.

De utilidade duvidosa, a ação do Facebook parece não se tratar de uma estratégia/parceria isolada com a HTC. Um vídeo da apresentação de hoje mostra um robótico (como sempre, aliás) Mark Zuckerberg dizendo que a intenção é ter, até o final do ano, "dúzias" de smartphones com o característico "f" do Facebook estampado num botão dedicado.

Cada vez mais o Facebook se consolida como forma de comunicação online, e essa presença forte, agora física em smartphones, é mais um passo nesse caminho. Muita gente (eu incluso) torceu o nariz para a novidade, afinal, Facebook está longe de ser prioridade, mas esse tipo de iniciativa certamente tem um bom público-alvo.

Que comece a invasão?

Fonte: Mashable. Vídeo: Neowin.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários