Meio Bit » Arquivo » Internet » Readability lança modelo freemium e compartilha receita com geradores de conteúdo

Readability lança modelo freemium e compartilha receita com geradores de conteúdo

Readability lança serviço pago semelhante ao Instapaper, mas que beneficia geradores de conteúdo.

13 anos atrás

Um dos meus bookmarklets favoritos é o Readability. Meu apreço por essa ferramenta se deve à simplicidade e utilidade que ela traz: com um clique, páginas com layout ruim e/ou abarrotadas de anúncios são formatadas, ganhando um visual otimizado para a leitura, sem distrações.

Dia desses o Readability ganhou uma atualização grandiosa. Agora num site próprio (readability.com) e dispondo de um modelo de negócio "freemium". Isso significa que o serviço continua gratuito, nos moldes antigos, mas que, para quem desejar mais recursos, uma versão paga surgiu.

O próprio usuário escolhe quanto quer pagar por mês (mínimo de US$ 5). Ao se registrar, ele ganha acesso a um recurso do tipo "leia depois", muito semelhante ao ótimo Instapaper, inclusive com aplicativos móveis (para iOS; outros sitemas acessam a versão móvel do site). Pena não haver suporte ao Kindle...

O mais bacana é que 70% da renda recebida via assinaturas é revertida para os geradores de conteúdo. Quanto mais os artigos do seu blog forem lidos via Readability, maior a participação no rateio dos valores. Nas contas pessoais existe, inclusive, uma área que mostra para quais seus seu rico dinheirinho está indo. Geradores de conteúdo devem se cadastrar no serviço, também.

Os itens antigos (extensões e bookmarklet) continuam disponíveis, agora com visual mais refinado.

Novo visual do Readability.

Novo visual do Readability. (Clique para ampliar)

É difícil fazer com que esse modelo vingue, ainda que consiga vislumbrar alguns blogs que possam fazer bom proveito do sistema, como os do Leo Babauta. Para os mais "mainstream", como o próprio Meio Bit, é mais complicado, principalmente por causa do ritmo daqui. De qualquer forma, a área destinada aos geradores de conteúdo é recheada de APIs e ferramentas diversas. Se não for pela grana, que você coloque pelo menos o botãozinho do Readability no seu blog. Sua audiência agradece 😉

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários