Meio Bit » Arquivo » Indústria » Não compre o iPad 3, o 4 será excelente!

Não compre o iPad 3, o 4 será excelente!

Por que o iPad 2 não terá uma tela retina? Explicamos.

13 anos atrás

Snap1001

Em uma antiga tirinha do Dilbert o vendedor da empresa chega todo feliz pois convenceu o cliente a não fazer upgrade da versão antiga do produto, mas pular a atual e esperar para a próxima, que faria tudo que ele precisa. O vendedor então pergunta quando a versão nova sairá. Dilbert responde que em uns 3 anos.

Nem precisa ser Dilbert, eu mesmo já presenciei coisas incríveis vindas do pessoal de vendas, como URLs (e domínios) inventados, publicados em anúncios sem avisar à TI que precisavam ser criados nos servidores. Aqui mesmo no MeioBit outro dia um dos trollzinhos que criamos no porão junto com o Sloth passou horas argumentando das virtudes do iPad 2, um produto que a rigor NÃO EXISTE AINDA.

Estranho é ver essa postura sendo repetida por gente como uma revista do IDG, que em uma matéria sobre Retina Display no iPad está afirmando que as telas de 2048 × 1536 de resolução serão usadas não pelo iPad 2, mas pelo iPad 3.

Quer dizer: a segunda versão do negócio nem saiu e a mídia já está discutindo a próxima. Um produto não precisa mais sequer ser lançado para estar obsoleto. Como um produto pode competir com um espectro de seu Eu Futuro?

A busca por novidades está fazendo com que os sites percam a mão. Não são mais exercícios de futurologia, são comparações objetivas entre produtos que não existem. Isso é completamente inútil.

A própria discussão de Retina Display no iPad é perda de tempo. Como mostrei neste post aqui, mantendo o tamanho e proporção da tela um iPad para ter Retina Display teria que ter resolução de 2560 × 1920. Compare com uma imagem Blu-ray Full HD, 1920 × 1080:

ipadretina

Um filme Full HD em MP4, altamente compactado que seu PC Desktop range os dentes pra exibir ocupa 14 GB. Um iPad 64 GB com tela Full HD só comportaria quatro filmes. Imagine com a resolução Retina Display. É superior até ao cinema digital 2K, com resolução de 2048 × 1080.

Mesmo que em um ano memória se torne barato e abundante, a nVidia produza uma GPU capaz de exibir vídeo em tela cheia a 2560 × 1920, e mesmo que a Apple produza uma bateria à base de Naqahdriah / Cavorita, estabilizada por Dilithium, conseguindo assim autonomia de 4 horas nesse iPad do Mal, ainda teremos um pequeno mas relevante problema:

NÃO EXISTE CONTEÚDO no formato. A indústria não vai reescanear centenas de milhares de filmes em 35 mm para o formato do iPad. As produções feitas em vídeo digital, em Full HD simplesmente NÃO podem ser ampliadas sem perda de definição. O iPad Retina Display seria um player de vídeo sem conteúdo nativo.

De resto, boa sorte baixando 20 GB cada vez que for assistir um filme.

relacionados


Comentários