Meio Bit » Arquivo » Software » eWeek: análise entre Windows Vista Beta 2 e Open Suse 10.1

eWeek: análise entre Windows Vista Beta 2 e Open Suse 10.1

18 anos atrás

Para quem aguarda o Windows Vista, uma interessante comparação entre a versão Beta 2 e o Open Suse 10.1, mantido pela Novell e muitos terão uma agradável surpresa, segundo eles.

Algo que chamou minha atenção foi o suporte a Wi-Fi (IEEE 802.11) que sempre foi sofrível no Linux, por causa da falta de drivers decentes e suporte que normalmente varia do deficiente ao péssimo. Dessa vez, o autor do artigo informa que foi o Vista que não conseguiu trabalhar com hardware da Intel e o Open Suse, assim que os drivers foram instalados, não foi preciso mais nada. E não apenas isso, vários experts tiveram os mesmos problemas. Foi possível fazer funcionar, mas com passos que até mesmo profissionais tiveram dificuldades.Outro ponto de comparação foi o uso do Xgl e do Aero. Não sou um adepto de desktops 3D porque ainda acredito que o Sistema Operacional deve ser a parte mais transparente e leve de um computador. Isso é assunto para outro post, mas é notável saber que a maturidade e performance do Xgl foram não apenas melhores, mas como foi satisfatória em equipamento inferior.

A lista continua e ainda foi feita uma análise separada e o sistema promete agradar muita gente dada a quantidade de elogios, exceto na parte de configuração, que parece ser um pouco complicada e algumas outras características, como uso de software proprietário.

É claro que com a animação do autor de uma publicação que fala da indústria em geral (eWeek.com), Windows (windowswatch.com) e Linux (desktoplinux.com) apenas com bandeiras diferentes, mas dentro da mesma redação e em total civilidade, resolvi fazer os testes. Eu concluí o download da distro via BitTorrent, versão DVD, com 3,6GB e estou preparando o computador. Os resultados, detalhes e opiniões serão publicados aqui no Meiobit.com.

Antes de comentar, um aviso: minha tolerância com opiniões de fundamentalistas radicais, openxiitas ou qualquer idiotice do gênero é zero. Mantenha a civilidade e maturidade, assim teremos um mundo melhor, para livre escolha, arbítrio e opinião.

Fonte: DesktopLinux via eWeek

relacionados


Comentários