Meio Bit » Arquivo » Mobile » SoPhone: Olhe bem antes de chamá-lo de iPhone 4

SoPhone: Olhe bem antes de chamá-lo de iPhone 4

SoPhone é a, talvez, cópia mais perfeita do iPhone 4 que já existiu.

13 anos atrás

O iPhone trouxe um bem-vindo sopro de originalidade em seu form factor quando foi lançado, em 2007. Objeto de desejo instantâneo de muita gente, ele desencadeou uma onda maciça de clonagens mal feitas vindas da China e outras melhorzinhas, também feitas na China, mas com marcas mais renomadas na carcaça. Até hoje o esquema "telão e nada mais na frente" é padrão na indústria.

Nos idos tempos do primeiro iPhone, a Meizu ganhou notoriedade por tentar imitar o look and feel do modelo. Hoje? Hoje o M9, da mesma Meizu, se sobressai com design elegante e Android 2.2 "mexido", combinação que o coloca em pé de igualdade com qualquer Android das marcas mainstream. Mas esse exemplo isolado de superação não significa que os clones do iPhone acabaram. Como nos mostram o departamento de smartphone da DealExtreme e o bizarro SoPhone.

Comercializado na China por cerca de US$ 170, ele engana fácil qualquer um que não o analise nas próprias mãos e com muita atenção. A carcaça é idêntica à do iPhone 4, dá até para usar capas e bumpers (será que a antena também é bichada?) do original da Apple no clone. Ok, embora o detalhamento seja digno de aplausos, clonar o visual externo não é o mais difícil. A coisa complica no software.

Complica mesmo? Então, veja isso:

É ou não é impressionante? Não se deixe enganar: não é o iOS. Parece muito, mas não é. E não é um iPhone 4 também, como o final do vídeo revela. É um clone, muito fiel, talvez o mais fiel já visto.

Mas o SoPhone não nega as raízes e, na hora de mostrar do que é capaz, suas limitações vêm à tona. Retina Display? Pfff... Aqui temos uma tela de 3,5" com resolução de 320x480. Câmera? Ambas, frontal e traseira, são de 2 MP. Como nem tudo é desvantagem, ele tem rádio FM e, imagino, o Bluetooth não é capado, como o do iPhone original.

Fique com um comparativo, lado a lado, entre SoPhone e iPhone 4:

Fontes: TudoCelular e MacMagazine.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários