Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Apps do Dia: Música no iPad

Apps do Dia: Música no iPad

13 anos atrás

IMG_0424

Temos que admirar os haters, nunca cessam de se adaptar, sua capacidade de negar a realidade  é inegável. Vide o iPad, que foi escurraçado e teve seu fracasso retumbante decretado antes do lançamento. Quando vendeu horrores no primeiro dia, os haters juraram que ele não manteria o ritmo. Quando continuou vendendo como água, justificaram que as pessoas compravam por novidade, odiariam e devolveriam. Quando ninguém devolveu, a explicação agora –acabei de ouvir- é que “compram mas não usam”.

Então tá, assuma que este artigo é para algum eventual usuário que não tenha recebido os memorando e portanto não saiba que tem que odiar o iPad.

Esse usuário provavelmente saberá que o iPad é excelente para multimídia, dá pra espetar um fone e esquecer da vida. A tela grande é muito confortável, mas vai além, muito além.

Existe uma PENCA de programas legais para iPad na área musical, mas vou me restringir a dois, com funções específicas muitas vezes ignoradas por outros softwares.

O primeiro é o VEVO, o mesmo da imagem de abertura. É especializado em videoclips, tudo via streaming (e rápido, com link Velox de 2Mb roda redondo).

Photo jan 21, 2 47 34 PM

No VEVO além dos clipes você pode acompanhar seu artista no Twitter, se existir…

Photo jan 21, 2 47 24 PM

E se ela estiver em turnê, isso ficará em destaque. Um clique no banner e você sabe quando e onde estará se apresentando. Dá até pra comprar ingressos:

Photo jan 21, 2 47 47 PM

Há até a opção de usar o GPS para localizar sua posição e exibir o quê usuários próximos estão vendo ou ouvindo.

Photo jan 21, 2 53 41 PM

Também dá para você apenas clicar em vídeos e ver o que está mais popular. Não que isso o impeça de filtrar por diversos gêneros, localização temporal, etc.

IMG_0422

O Vevo tem uma vibe mais pop, mas procurando acha-se muita coisa legal, as playlists são especialmente interessantes. É muito bom para fuçar as bandas que você gosta, rever clipes clássicos e assistir aos novos.

IMG_0419

Ouvir o que já se conhece é legal, mas e que tal descobrir bandas e intérpretes novos, sem todo o stress do MySpace? Que tal uma experiência relaxada, descompromissada, semelhante a ficar numa rede folheando uma revista?

Aí entra o Aweditorium:

IMG_0428

Diferente do VEVO, ele é essencialmente uma ferramenta Indie, focada na música, não em clipes. Está vendo o quadrado no canto esquerdo da imagem acima? Não parece um mapa? E é. Você passei fazendo scroll com a tela, passando por centenas de bandas ou cantores. Quando quiser, um toque e é aberta uma tela de detalhamento, ao mesmo tempo em que a música é executada:

IMG_0433

Detalhes sobre a vida e a carreira de quem está tocando são mostrados em popups, sempre elegantes e não atrapalhando a audição. Clicando no ícone da grade, você volta para a tela principal, com a música ainda tocando.

Como não receberam o memorando que explica as limitações da multitarefa do iPad, se você jogar a aplicação para background e for fazer outra coisa, a música continua tocando.

É possível adicionar músicas à sua playlist, compartilhar em redes sociais e, se o ícone do lado do coração estiver disponível, assistir mini-entrevistas em vídeo com o artista. Veja um instantâneo da tela de uma música da cantora escolhida de forma totalmente aleatória Priscilla Ahn:

Photo jan 21, 2 36 20 PM

O ícone HD também fica disponível ocasionalmente, indica que há um videoclip da música. Pode ser legal mas eu acho que distrai.

Informações Úteis:

O VEVO é gratuito, pode ser baixado para iPod, iPad e iPhone deste link do iTunes

O Aweditorium custa o dobro do VEVO, a versão iPad está neste link também do iTunes

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários