Meio Bit » Arquivo » Indústria » Como replicar o Vale do Silício?

Como replicar o Vale do Silício?

18 anos atrás

Alguém já pensou nisso? Tenho certeza que muita gente. Eu inclusive.

Mas o Paul Graham, como sempre, foi além da análise simplista e chegou no ponto principal da questão: o que é mais necessário é que as pessoas certas estejam juntas. E dois tipos de pessoas: ricos e nerds. Esqueça o pessoal de marketing, comercial, administrativo, burocratas de carta maior, e todo o resto. Um novo Vale do Silício é formado por pioneiros e não pelo pessoal do terno engomado.

Neste novo Vale do Silício, onde novas empresas de tecnologia seriam criadas e gostariam de estar, é preciso que or nerds tenham a liberdade de fazer o que mais gostam, quer seja desenvolver softwares, desenhar circuitos eletrônicos ou cuidar do design de produtos. E é preciso também do tipo certo de rico: aquele que gosta de investir em empresas, se expor a riscos e ganhar dinheiro.

Como reunir tudo isso em um único lugar? Isso leva um bom tempo até que as pessoas estejam juntas e que os primeiros sucessos ocorram. Uma das formas de atrair nerds é uma universidade de primeiro nível (ou que tenha um ótimo curso de ciência da computação) em uma cidade que promova o desenvolvimento do novo. E isso tudo é apenas para criar o embrião, a semente de algo que no futuro possa ser comparada à Florença da Renascença.

Nerds gostam de ficar perto de nerds. Ricos gostam de ficar perto de ricos. E fica a pergunta: onde os nerds do Brasil estão se reunindo? Apenas na Internet?

relacionados


Comentários