Meio Bit » Arquivo » Internet » Gmail, Reader e o impacto das pequenas mudanças

Gmail, Reader e o impacto das pequenas mudanças

Google muda posição do link do Reader no Gmail e gera revolta popular.

13 anos atrás

Hoje acordei e segui meu ritual matinal: após comer uma fatia de pão com requeijão e tomar um pouco de café, liguei o PC, abri o navegador e entrei no Gmail, para ver minhas mensagens. Ofertas de lojas, notificações de novos comentários, um ou outro email comum. Geralmente não perco muito tempo com isso. Após fazer essa checagem, parto para o Reader.

Acessar o Google Reader via Gmail é tão automático que eu sequer leio os links, ou me atenho ao que tem no caminho para chegar a ele. Então, quando, em vez do Reader, o Picasa Web apareceu, duvidei de mim mesmo: será que estou perdendo a acuidade motora? Voltei para o Gmail, e encontrei o culpado: a Google. ELA INVERTEU OS LINKS DO READER E DO PICASA WEB!!1

Trocar um link de lugar. Essa mudança, analisada per se, parece não ter o poder de irritar ou mesmo incomodar usuários. Mas situe-a num produto de alcance mundial, usado por milhões de pessoas todos os dias. Qualquer mudança, por menor que seja, gera revolta. Quem não se lembra dos chiliques que as reformulações do Facebook causavam, ou, para ficar num exemplo local, o mar de gente que resistia (e ainda resiste!) ao "novo orkut"?

A troca do link do Reader gerou um rage attack no Twitter, do qual o TechCrunch colheu algumas mensagens furiosas de usuários insatisfeitos com a mudança.

Mudança desagrada a maioria...

Mudança desagrada a maioria...

E tem gente que ainda ousa dizer que o RSS está morrendo...

PS: não sei como está no de vocês, mas aqui o Reader já estava no menu "more ↓" fazia algum tempo. A mudança citada no artigo, porém, também incidiu na minha conta. Antes, o Reader era o primeiro item do menu, agora, é o segundo, antecedido pelo Photos (Picasa Web). Na real, demorou para a Google tornar esse menu personalizável...

Onde o Reader aparece aqui.

Onde o Reader aparece aqui.

relacionados


Comentários