Meio Bit » Arquivo » Software » Sun irá transformar o Java em open source

Sun irá transformar o Java em open source

18 anos atrás

Um dos maiores players da indústria de software, a Sun Microsystems, anunciou na JavaOne Conference que irá abrir o código fonte do Java, algo que vem sendo pedido por praticamente qualquer empresa que trabalha com a plataforma, há anos.

A Sun ainda não conseguiu ganhar dinheiro com o Java como seus parceiros, como a IBM, Novell, HP, SAP, Oracle que insistem nessa abertura, nos mesmos moldes do Linux há varios anos. E isso vinha sendo discutido pela comunidade também.

Mas eles não indicaram uma data e que os detalhes de consistência da plataforma teriam que ser mantidos, para não haver uma babel de máquinas virtuais, um projeto iniciado após o outro e criando um ambiente difuso e provavelmente instável, tudo o que o mundo corporativo não quer e não precisa. Bancos precisam de robustez e segurança e eles querem ter certeza que o Java continuará sendo isso.

Mas podem existir outras intenções por trás dessa manobra. O Java é proprietário e não é um padrão internacional, como ECMA ou ISO. O C# e Common Language Runtime, núcleos da plataforma .Net da Microsoft são padronizados pelo ISO. O que isso significa? Algumas agências governamentais na Europa e nos EUA só podem usar software baseado em padrões, por lei. Então, várias delas estão impedidas, perante a lei, de usar certos softwares em Java.

E sabemos que governos compram aos bilhões de dólares. E senhores, não estamos falando de empresas de fundo de quintal, estamos falando de transnacionais que valem bilhões de dólares disputando contratos de milhões e bilhões de dólares. Não há nenhum "underdog" aqui. A discussão Java vs .Net é apenas diversão para as massas. Pena que tanta gente morde a isca e perde o foco dos fatos.

Fonte: Computerworld

relacionados


Comentários