Jogando no computador com um controle de PS3

dori_ds3_13.01.11

Ter um controle de Xbox 360 ligado no PC é algo bastante comum entre aqueles que gostam de jogar nessa plataforma e a grande parte dos games lançados atualmente já possuem suporte nativo ao acessório, inclusive mostrando imagens dos botões do joystick, mas você sabia que também é possível utilizar o controle do Playstation 3 no computador?

Infelizmente a solução não é oficial*, mas o site DeviceMAG fez um pequeno tutorial ensinando a como fazer isso e embora eu não tenha testado para ver se realmente funciona, o processo é bem simples. Tudo o que você precisará fazer é baixar esse drive caso utilize o Windows 7 32-bit ou este, no caso de a versão 64-bit do sistema operacional estar instalada na sua máquina. Você terá então que conectar o Dualshock 3 através do cabo USB utilizado para recarregar a bateria, executar o arquivo MotioninJoy e seguir os passos da instalação.

Caso a a vibração e as alavancas analógicas não estejam funcionando, basta sair do aplicativo DS3 Tool e abri-lo novamente, depois vá até a opção Connected game controller(s), selecione Analog Gamepad 2 e ajuste as barras onde está escrito Left Motor e Right Motor, mas aqui eu não precisei realizar este processo. O problema é que fui fazer um teste rapidamente no Tomb Raider: Anniversary e o jogo não reconheceu o controle, mas como já tenho um de 360 ligado ao PC e estou bastante satisfeito com ele, não tentei descobrir o que estava acontecendo, então acho que vale a pena você tentar para ver se o negócio funciona realmente.

*Por se tratar de um driver genérico, não me responsabilizo por eventuais problemas ao seu computador. Aqui por exemplo ele fez o meu joystick do 360 parar de funcionar e fui obrigado a restaurar o sistema para antes da instalação, logo, se forem tentar configurar o seu DualShock 3 no PC, saibam que estarão “entrando num mundo cheio de sombras e substâncias; de coisas e ideias, pois vocês passaram para Além da Imaginação,” enfim, acho que entendeu.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Vale ressaltar que mesmo estando ligado via USB ao PC, ele continua tentando se conectando via bluetooth com o console. Logo, se não quiser que ele fique ligando o videogame remotamente, se ele estiver em standby, e comandando à esmo, tem que desligá-lo da tomada. Para evitar ter muito trabalho, use um desses: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.48786

    • @Marcio Neves, Isso para o caso de ser um PS3 SLim, né? Já que o modelo antigo possui uma chave On/Off na parte de trás.

      • @Dori Prata, sim, tá na descrição do produto 😀 E não só para PS3 Slim e sim para qualquer produto que use o mesmo tipo de cabo 🙂

  • Para usuários mais avançados e que jogam no Linux (meu caso) é possível utilizar ele “pareando” por Bluetooth inclusive.

    Parece complexo, mas não é tanto assim se ao menos entender o que está sendo feito! Eu utilizo normalmente em um Ubuntu 10.10.

    https://help.ubuntu.com/community/Sixaxis

  • zio

    Eu ja tinha tentado, sem sucesso, fazer isso funcionar. Tentei de novo agora, mas o programa nao reconhece meu controle nem que a vaca tussa…

  • Jonatas Afonso

    Solucionei de forma mais fácil 😀
    Comprei um adaptador de R$ 25.00 com duas portas para DualShock 2 e estou usando meus controles do PS2 no pc e no PS3.

    Pronto, não precisei instalar drivers nem nada, foi totalmente plug and play

    Ps. Eu tb tenho um controle de XBox pra jogar no PC, comprei o adaptador mesmo pra usar os DualShock 2 como controles terciários e quaternários no PS3

    • @Jonatas Afonso,
      Sim, mas vc está usando um controle PS2… para quem já tem o controle do PS3, continua sem solução. =(

  • lucky

    tenho um ps3. Fui numa loja de games aqui pertinho comprei um controle oficial/original xbox 360 e jogo no pc tranquilo.

    Resolvido, PROXIMO!

  • Eu não usaria um Six Axis/Dual Analog/Shock 3 nem no próprio PS3, imaginem no PC.
    😕
    Até gostei da gambiarra em si, mesmo que ela pareça não utilizar o Bluetooth para tornar o joystick do PS3 como sem fio no PC. O meu problema é não gostar da ergonomia dos controles da Sony desde 1997.
    🙁
    Prefiro alguma gambiarra que permita o excelente joystick do 360 também no PS3, mas a presente idéia não deixa de ser bem interessante como controle secundário (e se usasse Bluetooth, teríamos mais boas opções sem fio). Aliás, queria saber porque a Sony não tornou o joystick logo compatível com o PC, ao disponibilizar drivers oficiais. Medo de pirataria, Sony? Ou seria medo de propaganda positiva para o Windows Vista à época?

    • @Emanuel Laguna, Pelo o que vi no programa ele tem suporte a Bluetooth sim. Mas enfim, poder usar o controle do 360 no PS3 seria ótimo.

      • Jonatas Afonso

        @Dori Prata, Concordo com vocês. O DualShock pra Street Fighter é uma aberração. Usar o controle do XBox talvez seja mais interessante

        • @Jonatas Afonso, Pior que eu prefiro o do PSX para o Street Fighter, talvez seja por que me acostumei desde cedo, não consigo jogar muito bem Street com o XBOX, mas os demais jogos ele é muito bom, sempre que tenho a possibilidade de usar o controle eu uso, é mais confortável.

        • @Jonatas Afonso,
          Pelo contrário, meu caro… D-pad do Xbox 360 sim que é uma lástima para jogar Street Fighter. A não ser que você opte por comprometer completamente o analógico do seu controle jogando esse jogo (eu não aconselharia).

          Quem tem um PC & Xbox 360 normalmente compra um fightstick ou, no caso do PC, se arrisca a jogar no teclado mesmo =P

      • Marcelo13

        @Dori Prata, Tanto o controle do Xbox como o do PS3 são uma porcaria para jogar Street Fighter. O do PS3 na minha opinião é um pouco melhor, porem ambos estão abaixo do aceitavel.

        O bom é comprar algo assim, que ainda da pra usar no PC nos MAMEs da vida.

        http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.26910

        O ideal é comprar um legitimo SANWA

        http://cgi.ebay.com/PS3-PC-ARCADE-STICK-JOYSTICK-SANWA-STREET-FIGHTER-4-NEW-/320634367089?pt=PCA_Joysticks_Game_Controllers&hash=item4aa74c2c71

        • @Marcelo13, Concordo plenamente, não gosto do direcional de nenhum dos 2 para jogos de luta.

  • Algum moderador aí pode dar uma olhada no meu comentário pendente desde às 10:38? 😀

  • Eu já tentei uma vez utilizar este driver para usar meu controle do PS3 no PC mas também não deu certo…

    O Windows reconheceu o controle como “Sony PS3 Controller”, mas não reconheceu nenhum botão…

    Depois disso, acabei comprando um controle Xbox 360 USB original mesmo, e não me arrependo nem um pouco =P

  • Superleosam

    Vou comentar pois utilizo este MotioninJoy, que atualmente está na versão 0.6.0003 com drivers assinados, que simplificam a instalação nos Windows x64. Uso sem fio, sabendo que meu Bluetooth fica inutilizado para outra coisa que não seja o controle. Funciona bem, inclusive emula o controle do Xbox 360, ideal para usar o analógico quando não for reconhecido o do PS3.

    • Marcio Hitech

      Bom dia! Cara, to atrás de uma solução sem fio via bluetooth e curti seu comentário. Como está a experiência de usar o Controle Play3 via Bluetooth no PC. Esses drivers MotioninJoy estao funcionando legal? Eu até tenho adaptador USB para 2 controles play2, e tenho 2 sem fio genericos, que estao desgastados! Pretendo substitui-los por esses bluetooth, visto que meu notebook tem bluetooth e está com Win7 x64

  • Pra todo mundo que tentou usar o motionJoy e não conseguiu: os controles são do PS3 mesmo, ou são genéricos? E vocês usaram o programa seguindo as intruções ao pé da letra ou apenas instalaram e tentaram usar o controle direto?

    Aqui funcionou numa boa. Eu tenho um controle do Xbox e um do PS3, uso os dois junto pra jogar Guardian of Light multiplayer e pra esse jogo especificamente prefiro o controle do PS3. Ele é muito bom pro Assasssin’s Creed também.

  • No Linux você pega o controle de PS3, pluga ele na USB e pronto. Só jogar.

    Bom mas devo admitir que nunca testei via bluetooth pra ver se é a mesma coisa 😛

    • @ThOR27, a sensação de liberdade de um controle sem fio não tem preço. Recomendo experimentar o quanto antes.

  • Marcio Hitech

    Parabéns pela explanação e voltei aqui para dizer que adquiri um Dualshock 3 para usar no meu notebook via bluetooth (sony vaio vpccb17fx com bluetooth interno).
    Consegui com exito depois de bastante pesquisa, via bluetooth com todos analógicos, sensor movimento, funcionando e com vibração (rumble)

    Tentei hoje com dois Dualshock 3 e tb consegui, ambos por bluetooth, porém a vibração não funciona com 2.

    Se alguém tiver experiência parecida, mande email para telaoesom@hotmail.com

  • eu tenho o dualshock 3 original … baixei esse programa ele reconheceu tudinho calibrou e tal … mas na hora que eu vou jogar “Need4speed the run” ele nao funciona … ou street fighter 4 ….

  • eu não estou conseguindo jogar street fighter 4 no pc pelo controle do ps3 (dualshock 3)
    consegui jogar call of duty, f1 mas quando chega na hora do street fighter, o jogo nao reconhece o controle pelo motioninjoy, ele está calibrado certinho é só com o sf4 o problema!
    alguem me ajuda por favor?

  • dalvan santos

    tem como jogar gta san andreas do pc com o controle do ps3?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja