Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Jenova Chen: multiplayer online é mais do mesmo

Jenova Chen: multiplayer online é mais do mesmo

Para criador do Flower, falta inovação ao modo online dos games.

13 anos atrás

dori_jor_13.01.11

Embora seu conceito ainda não tenha ficado muito claro para mim, o Jorney é uma das minhas maiores apostas para este ano, principalmente por ser do mesmo estúdio por trás do excelente Flower, a thatgamecompany. Os responsáveis esperam que o multiplayer online do jogo seja bastante diferente do que estamos acostumados e o game designe Jenova Chen tentou explicar durante uma entrevista como eles pretendem trazer sopro de inovação ao modo online dos jogos eletrônicos.

Quando as pessoas desenvolvem jogos online, normalmente fazem um trabalho preguiçoso. Trazem um jogos singleplayer existente - um RPG, um RTS, um jogo de luta, um shooter - e remendam alguma tecnologia online… Se você quer realmente estimular uma atividade social, precisa repensar isso desde o início. Qual habilidade os jogadores precisam adquirir? Precisão? Ou a habilidade de convencer os outros? Se a habilidade é social, ela será bastante relevante e útil. As pessoas ainda jogam pôquer. Porque? Porque a habilidade da enganação é muito útil na vida real. Olhe para os jogos online, quantas das habilidades são baseadas nos elementos sociais? A maioria dos jogos são baseados no grinding, na precisão, na destreza física, não são jogos sociais. São apenas jogos antigos com características online.

Sim, eu gosto de jogos de luta também. Eles são divertidos, mas conforme me tornei mais velho, me perguntei qual é o ponto em desferir outro combo infinito? O que isso trás para sua vida? É inútil. As pessoas continuam jogando xadrez por que o pensamento estratégico é útil. Os jogos de treinamento cerebral, os de condicionamento físico… esses possuem relevância. As pessoas não tem tempo a perder, então elas querem algo relevante. Seja relevância emocional, como experimentar prazer ou tristeza, seja relevância intelectual ou social.

Interessante, não? Eu já comentei por aqui que mesmo gostando de jogos de luta ou de disputar um mata-mata online de vez em quando, acredito que o tempo que precisa ser dedicado a estes games é muito grande e por isso prefiro usá-lo em outros games ou atividades e mesmo tendo certas dúvidas se o objetivo deles será alcançado, acho que temos que dar um voto de confiança à produtora por estar tentando fazer algo diferente e torço muito para que sejam bem sucedidos nesta investida.

[via Playstation Blog]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários