Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Histeria + Oportunismo = Lucro, até no mundo Android

Por em 11 de janeiro de 2011
emArtigo Celular Ciência Destaque relacionados   
Mais textos de:

Site | Twitter
  • italo.menezes

    ótimo artigo :)

    e sobre o microondas, toda vez que eu ligo o bicho lá em casa e minha mãe tá por perto, ela fala que se sente mal.. impressionante.

    • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

      @italo.menezes, gimme a P… PPP gimme an L…. LLLLL gimme an A… AAAAA PLACEBO!!!!

      • http://www.cubagames.com.br Fernando Lorenzon

        @Carlos Cardoso, neste caso, não seria um “nocebo”? Lembro de ter lido este termo uma vez, mas não sei se o uso dele é amplamente aceito.

        • guilhermefdc

          @Fernando Lorenzon, correto. O efeito nocebo é exatamente o contrário do placebo: a sugestão de que uma dada ação acarretará prejuízo a um sujeito causando algum prejuízo de fato – embora sem nenhuma evidência direta de associação entre a ação e o efeito, que não a psicológica/a da sugestão em si.
          Obviamente – como tudo em ciência – não podemos garantir que não existe relação de causalidade entre as coisas, mas simplesmente assumimos que não =).

          A propósito: a figura que estabelece relação entre a introdução da vacina para sarampo e a incidência de novos casos *não* estabelece relação de causa-consequência, uma vez que trata-se de um estudo epidemiológico prospectivo, sujeito a vieses que dizem respeito ao comportamento. Alguns exemplos para ilustrar: pode ser que outras vacinas tenham sido introduzidas à época e tenham colaborado de alguma forma para a redução; os hábitos da população podem ter mudado na mesma época (ex: campanhas públicas em TV); os médicos (que muitas vezes são os “vetores”) podem ter tomado mais atenção para o problema…
          Enfim: o único tipo de estudo em medicina que permite estabelecer relação de causa-consequência entre uma variável que envolva comportamento e outra qualquer são os ensaios clínicos aleatorizados. É por esse motivo que ainda não **existe evidência** de que haja relação de causalidade entre o ato de fumar e a incidência de câncer de pulmão, embora *exista* relação de causalidade (opinião minha).
          No caso de variáveis não sujeitas a alterações comportamentais (ex: genes – a aleatorização é mendeliana e ocorre durante a concepção), estudos epidemiológicos ou coortes podem atestar relação de causa-consequência.

      • Luciano

        @Carlos Cardoso, Nesse caso como disseram cabe melhor nocebo. Mas eu percebo a terrível confusão, o povo ai, os zé-ruelas confundem radiação com irradiação. Afinal uma antena, um transmissor IRRADIA sinais, ondas não ionizantes como você já lembrou.

        Me chega a “dar nó nas tripas” quando alguém chega do meu lado e diz… “mas e a radiação (sic) do celular, bla bla bla”

        Se fosse assim meu cérebro já estaria em estado de geléia. Não… eu não vivo com o celular colado na orelha, mas eu sou radioamador! Dai pensa bem, eu tenho licença pra transmitir dentro das bandas permitidas com até 1000W. Imagina dizer pra um cidadão destes que eu estou despejando 1KW em uma antena aqui e ele esta a 30 metros dela ali na calçada?

      • renatohs

        @Carlos Cardoso, bom uma idéia para você.

        Presumindo que são ondas eletromagnéticas geram um campo magnético, que no caso podem causar interferências em TV e Radios, o sinal do celular poderia ser algo benéfico, pois aqueles ímãs que você comprava quando era jovem para colocar no travesseiro, encosto do banco do carro, sandálias e etc.. eram para que emitisse isso e melhorassem a circulação. Ou seja depende do ponto de vista. Ser bom ou ruim

  • Hawk

    Excelente artigo.

    Já coloquei ele no meu FB, agora é torcer para que alguém leia e ENTENDA.

  • http://raelmax.info Rael Max

    Hoje em dia é muito difícil um não-picareta ficar milionário. Quem, com pelo menos 1 parafuso no lugar, pensaria em criar algo desse tipo? Putz…

    • ThiagoTietze

      @Rael Max, Ja ouviu falar nas pulseiras Power Balance?

      Fora os citados pelo Cardodo no texto…

  • http://murdock-brasil.blogspot.com Murdock

    Gostei do texto, teve paciência pra fazer uma bela explanação científica pra no final mostrar um programa idiota, mais um óleo de cobra.

    Quando eu era do setor elétrico, trabalhei com um cara envolvido nas pesquisas de linhas de trânsmissão x câncer. Alguém lembra? Com os celulares isso saiu de moda. Ele dizia que era um assunto mais estudado que a AIDS e mesmo assim continuavam gastando dinheiro com isso. Estudos financiados não podem simplesmente não encontrar nada, é interessante que um dos ratinhos desenvolva um tumor mesmo que na bancada ao lado estejam fazendo experiências com urânio. A ideia de que o campo eletromagnético das linhas de transmissão poderia fazer mal às pessoas veio com a analogia com os aparelhos de ressonância magnética, é tudo campo magnético, não é? Se um tem influência no corpo, todos tem.

    Infelizmente não existe como você provar que algo não existe então qualquer pessoa que desenvolvesse câncer e more perto de linhas de transmissão, poderia culpá-la por isso e dar base para uma nova pesquisa epidemiológica.

    Recentemente ouvi o causo de um cara que desenvolveu câncer na região toráxica (não lembro que órgãos) e o médico atribuiu isso ao uso excessivo do computador.

    Aliás, com tanto medo de radiação e as pessoas vivem bebendo água mineral radioativa…

    Pra terminar, um caso engraçado. Um colega conta que num estaleiro onde trabalhou, um funcionário vendia muito uma garrafada que servia pra tudo, curava qualquer coisa. Suspeitando disso ele apertou um dos caras que entregou o princípio ativo da garrafada: conhaque de alcatrão.

    PS: Esse post foi inspirado naquele tweet sobre os homeopatas que não recomendam a vacinação?

    • http://ramonritter.myopenid.com/ Ramon E. Ritter

      @Murdock,
      Se não estou enganado, já vi mais de um filme “baseado em fatos reais” sobre processos de pessoas que moravam embaixo de linhas de transmissão e desenvolveram câncer (ok, sei que Hollywood não prima muito pela veracidade).
      Minha pergunta: isso é bobagem, então? Morar debaixo de uma linha de alta tensão não aumentaria as chances de desenvolver câncer?

      • http://murdock-brasil.blogspot.com Murdock

        @Ramon E. Ritter, Bom, EU moro praticamente embaixo de uma, não parece haver uma incidência maior na vizinhança do que em outros lugares mas duas vizinhas minhas tiveram câncer e isso já serve pra gritarem “FOI A LT!!!” Fumar por décadas não influenciou nada…

        Viver embaixo de uma linha de alta tensão aumenta as chances de ser eletrocutado rsrsrs
        É bobagem pensar que vc tem mais chances de ter câncer por morar assim mas infelizmente não há como provar isso.

  • vollrath

    Eu vou inventar o elixir digital. A fórmula é simples, devo indicar para o usuário ficar do lado oposto da radiação eletromagnética. Exemplo: ao atender o telefone, informo que ele deve ficar aposto a antena que irá fazer a transmissão dos dados. Assim, A radiação não passaria pelo meio do seu cérebro. Ficaria essa ordem: usuário -> telefone -> radiação -> antena. Acho que vou entrar no mercado com esse conceito revolucionário trazido do oriente através dos ensinamentos de Maomé, através do Salá voltado para Meca.

    • http://www.yoomp.com rodrigofante

      @vollrath, invente uma pulseira anti-radiação dos eletrônicos malvados que existem hoje em dia e fique rico.

      • http://murdock-brasil.blogspot.com Murdock

        @rodrigofante, Que tal uma pulseira que capte a radiação e a transforme em energia que será absorvida pelo corpo da pessoa dando mais disposição no dia-a-dia???
        Acho que estamos a caminho da fortuna! Hahaha!

        • http://www.yoomp.com rodrigofante

          @Murdock, Ainda a radição que não puder ser aproveitada e reciclada como energia será utilizada em aumentar a sensibilidade das pessoas na comunicação com o outro plano e entes queridos que já se foram, registre a patente, quero 30% pelo menos, se não me der te processarei em alguns anos.

        • vollrath

          @Murdock, tudo beleza. Estamos no caminho certo. Já falei com o marketing e a campanha já esta garantida. Vendemos a App e doamos 20% para ajuda no combate ao câncer. Quem compra evita ter câncer e ainda ajuda no combate. Os 20% vão para o instituto da empresa que realiza pesquisa de combate ao câncer.

        • viniciusbaldo

          @Murdock, cara a ideia é boa, mas ao invés de radiação chame de energia cósmica e ganhe milhões

        • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves

          @Murdock, sucesso garantido :D

  • brunostrik

    E o pior é que eu tinha um professor de física no segundo grau, muito inteligente e tudo mais, mas dizia: – têm um vídeo na internet de celular estourando pipoca, isso é sério, isso vai fazer sua cabeça explodir, etc etc…
    E ainda é a mais conceituada escola pública do município.
    Inçino público ni braziu é baum…

    • kakaroto_BR

      @brunostrik, ele devia falar isso pra galera deixar de usar celular na aula dele.

      • kekosam

        @kakaroto_BR, Bingo!!! Já usei o mesmo vídeo e a mesma técnica em sala de aula. Funcionou perfeitamente. hehehe

  • bilpereira

    Aliás, a internet WIFI tem a mesma frequência de onde que o Microondas e os Telefones sem fio. Então quando o apocalipse zumbi chegar, uma maneira de sobreviver é esquentando arroz com o router e o telefone… é só arrumar um jeito de aumentar em 100x a potência…

    • Luciano

      @bilpereira, Levando-se em conta que a potencia de um router “normal” é de 100mW, você vai precisar aumentar “somente” 10000x. Já se for um router malvado, um Edimax turbindado de 400mW vai precisar só de “apenas” 2500x.

      Logo acho que pra conseguir isso ai só usando um capacitor de fluxo! :D

  • zucareli

    É mais ou menos o contrário do que o Einstein dizia sobre a teoria da relatividade restrita.

    Ele dizia que ele poderia provar 1 milhão de vezes que a teoria funcionava, se provassem que apenas 1 vez não funcionou, ele estaria errado.

  • http://twitter.com/rafaeldfmelo rafaeldfmelo

    Excelente artigo, beleza de pesquisa, revolta das vacinas é uma otima historia do nosso passado recente, e deu moral ao osvaldo pra manter a FIOCRUZ como orgao máximo de tecnologia em saude publica nesse nosso brasil.

  • JP

    Dizem por aí que o sinal wireless dos roteadores causa problema para as árvores.

    O mundo da voltas e a ciência idem. Quantas crendices científicas de cinco anos atrás caíram por terra? No meio científico/acadêmico é preciso inventar alguma coisa pra arrancar dinheiro de algum lugar. Eu mesmo faço isso. Estou dentro da lei, mas garanto que meu projeto de iniciação científica não servirá pra absolutamente nada.

    É o medo de admitir que certas áreas científicas são irrelevantes no atual momento, sendo mais plausível direcionar esforços para solucionar problemas reais. A não ser você considere a pesquisa “sorrir pode curar câncer” algo muito relevante.

    P.S.: Existe algo mais escroto que ligar a televisão e ouvir “uma pesquisa realizada na universidade de Hogwarts indica que..”. Mas nada supera as nutricionistas e o alfabeto das vitaminas e minerais.

    • tiagodami

      @JP,
      “uma pesquisa realizada na universidade de Hogwarts indica que..”.
      POssiveís continuações:
      1-Avada Kedavra é 99,999 por cento eficaz.

  • ricardo_sdl

    Se este cara aqui(http://en.wikipedia.org/wiki/Anatoli_Bugorski) foi atingido por feixe de prótons e ainda sobreviveu, imagina o que um pobre de um celular pode fazer com você.

    • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

      @ricardo_sdl, este aqui não teve tanta sorte http://bit.ly/fERL6N

      • ricardo_sdl

        @Carlos Cardoso, é verdade. Ele ficou incapacitado de vestir roupas.

      • charles.ccomp

        @Carlos Cardoso, que é que esse cara tá fazendo que ainda não vestiu um uniforme e foi combater o crime?

        • charles.ccomp

          Ops, botão errado de resposta, era pra ser no comment do @ricardo_sdl ali em cima :P

  • http://www.dimensaotech.com magfhos

    E sobre o tal app para Android, no site AppBrain ( http://www.appbrain.com/app/cancerblock/net.cancerblock ) já temos o primeiro comentário e positivo sobre o programinha:
    “I have been concerned about my Droid’s SAR radiation levels and this is the first and only app on the market to meet my needs! what a perfect app! It is functional and I can see my battery life extended.”

  • anedox

    Falando em radiação, a Dilma Rousseff doou (sem meu consentimento) um baita terreno de 15 mil m2 (150mx100m) para a “embaixada” palestina, ou seja, antes do país existir! Isso é de uma burrice estontente que só os celulares xing-ling conseguem irradiar. Assim vai ser difícil contestar o que o Général DeGaulle irradiou: “Le Brèsil n’est pas un pays sérieux”.

    • http://rodrigosantiago.wordpress.com Rodrigo Santiago

      @anedox,

      É por isso que se chama democracia representativa: você não precisa consentir com os atos do presidente, é feita uma eleição justamente pra ele poder governar sem a necessidade do aval da população a cada decisão.

      Sobre a questão palestina: é um passo ao reconhecimento das fronteiras do país pelo Brasil.

      • anedox

        @Rodrigo Santiago, eu disse bem “sem meu consentimento”. Claro que eu sei que ela representa a maioria. No entanto não podemos esquecer que o país almeja uma posição internacional de destaque. Eu acho (eu…) que o caminho não é esse. Um voto negativo no CS da ONU e o país se ferra. Seria mais eficiente vender o Snake-Oil, mais eficiente e menos bobo.

    • http://prazersemsentido.wordpress.com Krash Destrutor

      @anedox, só uma pergunta: o que isso tem a ver com o tópico do artigo?

      • anedox

        @Krash Destrutor, pouco ou nada. Pode deletar, fica a seu critério e do MB, claro.

        • tiagodami

          Sério o @anedox, Cara, Pq vc nun vai ir dah um paseada vêh se u cardoso tah ali na eskina?

        • ThiagoTietze

          @anedox, Protocolo Zica entrou em férias?

          Eu sinceramente espero que o Anedox/Rosano seja um cara inteligeníssimo e bem articulado, que em suas folgas, de tanto pensamento crítico e demonstração de conhecimento, venha Trollar aqui no MB pra Zombar de nós, pobres mortais.

          Caso não seja, expressões como FOREVER ALONE lhe caem bem.

    • LuizZak

      @anedox, Aposto que você é um daqueles que usa supositório radioativo.

  • http://rodrigosantiago.wordpress.com Rodrigo Santiago

    Pena que o Edwin Jenner não teve o mesmo sucesso que seu “antepassado”…

  • psychopenguin

    Não deve vender tanto assim não. Usuários de Android não gostam muito de pagar por apps sem antes testar. Mas se fosse pra iPhone os caras iriam encher os bolsos!

    • http://twiiter.com/criscmaia criscmaia

      @psychopenguin, app pra iPhone 3 e 4 está sendo desenvolvido.

  • maiconfaria

    O objeto que o Cardoso tratou (relação causa efeito, placebos etc) deveria ser o primeiro assunto que as crianças deveriam aprender em ciências. Nada, exceto talvez não comer caca do nariz e do popô, é mais importante que isso na formação científica do cidadão médio !

    • http://ceticismo.net Pryderi

      @maiconfaria, e depois, esquecem tudo quando chegam no Ensino Médio e se enchem de suco de clorofila porque “faz bem”. Quando eu falei para comerem capim, que era cheio de clorofila, reclamaram que eu sou grosso.

  • marcoscs

    “Isso é a coisa mais ESTÚPIDA que eu já vi,”

    ha, voce então nunca ouviu falar do POWER BALANCE!!!

  • edemilson

    Cardoso,

    Você diz que só se pega câncer de pele por causa da luz ultravioleta (em relação ao Sol). O que você me diz das lâmpadas fluorescentes? Corremos o risco de contrair cancêr de pele devido a luz ultra violeta irradiada por elas? No princípio de funcionamento das lâmpadas fluorescentes temos um tubo de vidro que é coberto com um material à base de fósforo, e este, quando excitado com radiação ultravioleta gerada pela ionização dos gases produz a luz visível.

    Faz sentido?

    • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

      @edemilson, não pq primeiro a quantidade de radiação UV é muito fraca, segundo pq ela não sai do tubo, só vai até o Fósforo nas bordas, o excita e ele emite de volta fótons visíveis e calor.

      • Luciano

        @Carlos Cardoso, e cabe lembrar que o vidro comum é quase que uma barreira intransponível para a radiação UV. Se você pegar uma lampada germicida (que não tem o revestimento de fosforo), vai observar que o tubo dela não é feito de vidro e sim de cristal de quartzo. Assim sendo muito pouco UV escapa de uma lampada fluorescente comum.

        • Cristiano Waster

          @Luciano,

          “Se você pegar uma lampada germicida (que não tem o revestimento de fosforo), vai observar que o tubo dela não é feito de vidro e sim de cristal de quartzo.”

          Sinto essa diferença no bolso, toda vez que vou trocar a lâmpada UV do aquário…

  • renato.lira

    humm… então as músicas do Restart tem radiação? =D

    • renato.lira

      @renato.lira, e seu espectro são TODAS AS CORES!

      • tiagodami

        @renato.lira, Responder a você mesmo, é tipo FORVER Alone.

        • renato.lira

          @tiagodami, é… =D

  • kakaroto_BR

    Infelizmente pessoas que acreditam nesses remédios milagrosos são muito teimosos e não escutam a razão. Elas gostam de viver num mundo de mentirinha, em parte construído pelas novelas na minha opinião. Então não adianta falar que é tudo mentira, que elas estão sendo enganadas, etc, não funciona. O melhor a se fazer é verificar que a pomada milagrosa não faça mal pelo menos.
    É o caso da pulseira do equilíbrio também, o engraçado é que tem gente que ainda usa essas porcarias mesmo depois de a própria empresa relatar que elas não têm efeito nenhum. Um amigo ganhou de presente da namorada e só não deve tirar do braço porque deve tá muito apaixonado, ele mesmo diz que tá passando vergonha.

  • http://www.highlanderbr.com Highlander

    Por que o cara simplesmente não lançou um app pra economizar bateria?

    Ligar o 3G por 1 minuto a cada 15, seria o ideal para atualização dos gadgets do aparelho e evitar o uso indiscriminado da banda limitada dos planos.

    E seria honesto.

    • http://www.viniciussantoro.com.br Vinicius Santoro

      [ironia]Faltou dizer que ele ainda ajuda a economizar com a conta de celular e, caso você esteja fora da cidade da sua operadora, no roaming![/ironia]

      Tenso!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000594300963 Vander Leal

      @Highlander,

      O último vendedor 100% honesto morreu com um supositório de rádio.

      Se ele for honesto, ele não vende, muda o nome de Cancer Block pra Battery Saver, muda de categoria, ganha centenas de concorrentes e não fatura pro leitinho das crianças…

    • tiagodami

      @Highlander,
      Porquê o senhor tinha que sair tanto pela tangente?
      e dois:
      Quem quer comprar um celular que não está sempre online? (online <= sincrôno com a rede)

  • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves

    Como sempre, mais um magnífico artigo científico (com pitadas de tema tecnológico no final). Genial :)

    • contact

      The Cancerblock team is tremendously proud of our product and position in the applications market. Cancerblock has taken a stance on the issue of cell phone radiation that raises awareness, allows for prevention, and funds research. It is our belief that consumers today need a product and service that actively lowers and takes action on radiation research for consumers. In addition to radiation reduction, Cancerblock has incorporated additional features such as a significant increase in battery performance and 10% of our applications profits donated to cancer research.

      Conclusions on the relationship between cancer and cell phone usage varies, but it is a real and documented possibility. One previous example to keep in mind was the research on cigarettes, which, for a long time showed no negative impacts on health. Today, cigarettes have been proven to be one of the most preventable cancer risks in society. This is why Cancerblock is committed to researching and offering additional radiation prevention technologies to consumers. We have used the latest studies from industry leading sources such as the Environmental Working Group (EWG) to help inform our research and product Cancerblock. The EWG is a nonprofit watchdog organization that has studied the potential hazards extended cell phone use can have.

      A core belief of Cancerblock llc is to fund research and to give back to our community. We are committed to donating 10% of our profits to cancer research. While we have not selected a foundation to donate to at this point, we will be selecting one shortly and plan on developing a strong relationship with that foundation in the future. As time moves on, we are confident our application will be accepted as a top quality product. Cancerblock has a strong research-based foundation and the best intentions for helping customers who are understandably concerned with the effects of radiation. The Cancerblock team will continue to develop the best updates and applications on the market.

      -The Cancerblock team
      1-11-11

      Excerpt from Envrionmental Working Group’s Cell Phone Radiation Report
      EWG launched a cell phone radiation report in September 2010 that stated while the long term effects of cell phone radiation are still being studied, there is sufficient research that shows higher risk for brain and salivary gland tumors among heavy cell phone users. EWG encouraged consumers to look up their cell phone’s radiation level, and to wear a headset when talking on the phone to limit their exposure.[9]
      You can find EWG research here : http://www.ewg.org/cellphoneradiation/fullreport

      Excerpt From World Health Organization
      In 2000, the World Health Organization (WHO) recommended that the precautionary principle could be voluntarily adopted in this case.[77] It follows the recommendations of the European Community for environmental risks. According to the WHO, the “precautionary principle” is “a risk management policy applied in circumstances with a high degree of scientific uncertainty, reflecting the need to take action for a potentially serious risk without awaiting the results of scientific research.” Other less stringent recommended approaches are prudent avoidance principle and as low as reasonably practicable. Although all of these are problematic in application, due to the widespread use and economic importance of wireless telecommunication systems in modern civilization, there is an increased popularity of such measures in the general public, though also evidence that such approaches may increase concern.[78]

      For more information – http://www.cancerblock.net

      • http://www.rodrigoghedin.com.br Rodrigo Ghedin

        @contact, tem cara de spam, mas deixei passar só para não dizerem que não aceitamos ouvir os dois lados da história.

        []‘s!

        • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves

          @Rodrigo Ghedin, eles devem fazer um monitoramento constante via google, com auxílio do Translator para tentar entender o que foi escrito, e postar o “institucional” deles. Só pode :D Ou isso ou é um troll se passando por eles :D

        • 1berto

          @Rodrigo Ghedin, Fez mal… Lados idiotas não precisam ser ouvidos.
          É como eu sempre digo: Câncer é doença de velho, hoje morremos de câncer com 70 anos por quê não morremos de sarampo ou varíola com 20.

      • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves

        @contact, WTF? O.O

        PS: desde quando o MeioBit avisa por email sobre respostas às nossas postagens? O.o

        • http://www.rodrigoghedin.com.br Rodrigo Ghedin

          @Marcio Neves, sempre que alguém responde a um comentário seu. Pelo menos na teoria, é assim que funciona :-)

          []‘s!

          • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves

            @Rodrigo Ghedin, pois é, mas eu só notei isso recentemente, algumas semanas atrás. Até então nunca tinha recebido replies por email (agora mesmo não recebi o seu. Será que só funciona para reply de mensagem escrita na “raiz” dos comentários?)

          • http://twiiter.com/criscmaia criscmaia

            teoricamente :(
            as vezes recebo um pedaço da resposta por twitter também. Já aconteceu 3x. oO

      • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

        Cellphone Cancer is BULLSHIT, it only exists in the mind of scaremongers and the people they scam. You do not, I repeat sir, you DO NOT compare cell phones to smoking.

        The tobacco only had a free pass because of HITLER. The nazi Germany was the first country to make a complete countrywide study about tobacco and found direct correlation between lung cancer and smoking habits. but since it was a NAZI research, the post-war research made by american scientists were dismissed as “nazi stuff”.

        You sir are a sollution to a non-existent problem, it´s +20 years since cell phones became popular and there´s NO spike in cancer cases anywhere, except in studies sponsored by scaremongers OR the ones made using very bad methodology.

        Even, EVEN if there was such a thing as cell phone cancer (and there is not) your “product” is still a scam, because you simply brick the cell phone. You CHARGE PEOPLE for turning their phones off.

        I don´t care if you will personally give 10% of your earnings to the starving baby panda-seals from Ethiopia. A scam is stll a scam.

      • http://ceticismo.net Pryderi

        @contact, agora vamos ao melhor: Por favor, coloque aqui as publicações INDEXADAS relatando pesquisas que corroborem com isso.

  • xhycko

    Alguem alerte essa senhora do Baixaki:

    “Os aparelhos receptores, por sua vez, têm a função de enviar um sinal para os satélites.”
    http://www.baixaki.com.br/tecnologia/2562-como-funciona-o-gps-.htm

    Deu preguiça pq tem que fazer um cadastro…

    • epereira

      @xhycko, Sua solicitação foi cumprida…..

  • ThiagoTietze

    Posts como esse são muito bons de ler.
    Não pela ligação “tênue” que todo o enredo vai ter com a conclusão, mas por todo conteúdo absorvido.

    É muito engraçado ver como esse tipo de coisa cai no consenso do povo…
    Minha mãe também é uma das que acha que Microondas dá câncer. Talvez celular tbm.

    Falta de informação é uma M….. E faz muita gente Rica….

    • http://chantinon.blogspot.com chantinon

      @ThiagoTietze,
      Muita gente ficou rica com Reposição Hormonal, cigarro, heroína, cocaína, vitamina C, operação de amígdalas, etc… Eram informações “irrefutáveis”.
      Eu também não quero morar debaixo de uma rede de transmissão de energia elétrica, e o Cardoso pode rir a vontade, mas também não quero morar em uma cobertura de prédio lotado de antenas.

      • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

        @chantinon, também prefiro manter o gabinete do desktop bem fechado. ;-)

        • http://chantinon.blogspot.com chantinon

          @Emanuel Laguna,
          Eu tomei leite holandês na época da explosão de Chernobil. O Brasil importou leite de todo canto nessa época, e não tem nada haver com radiação, era porque o governo queria dar um leite de mais qualidade para o povo :) Tô nem ai.
          microondas ou radiação nem me preocupam. Eu quero mesmo é saber para onde vão as baterias e que produzimos.
          Olha isso: http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU
          Ai depois pensa… Como diabos um documentário tão maravilhoso, que chega a ser PERFEITO, impecável, quase “divino” não fez sucesso?

  • http://chantinon.blogspot.com chantinon

    Vou negar não, eu tenho medo de vacinas, principalmente essas que surger para curar epidemias em uma velocidade que nem Hollywood conseguiria em filmes aliens. E vai que a teoria conspiratoria que paira sobre a morte do presidente polonês é verdade?

    • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

      @chantinon, então não tome vacinas, nem deixe que seu filho seja vacinado. Assim você estará agradando sua consciência. E aquela firma que faz lindos caixões branquinhos infantis.

    • RodKenobi

      @chantinon,

      Vacinas >>>>>>>>>> morte do presidente polonês

      Senhores, essa é a arte de ligar elementos completamente desconexos para legitimar uma idéia absurda. Dominada pela maior parte dos amantes de teorias de conspiração. Aprendam!

      • http://chantinon.blogspot.com chantinon

        @RodKenobi,
        Rapaz, procura ai no Gugli que tem rios de sites em diversas línguas com direito a vídeo dos russos mandando bala… Se vc encontrar um site desmentindo e explicando a palhaçada toda, me indica, por favor… Eu não suporto ter que acreditar em informações fuleiras.
        Já recebi inclusive informações de uma cientista explicando que é possível sim criar uma vacina em tempo recorde. Ela só não conseguiu explicar como a industria já tinha um estoque MUNDIAL para uma epidemia.

    • Luciano

      @chantinon, o ultimo bafafá de vacinas aqui no Lisarb foi a da vacina para a H1N1… Eu tomei… não peguei gripe e nem morri :)

    • http://murdock-brasil.blogspot.com Murdock

      @chantinon, Veja você, na África teve presidente dizendo que a camisinha aumentava a infecção de AIDS e que para tratar a doença bastava comer alho. Hoje é o continente com menor quantidade de infectados.

      Aqui no Brasil sempre se soube que a vacina pra gripe que dão todos os anos é uma maneira de matar idosos. Tanto estavam certos que nos últimos anos milhões de aposentados morreram o que até acabou com o rombo na Previdência.

      Esses cientistas e médicos não sabem de nada.

      • Cristiano Waster

        @Murdock, não precisamos de vacina contra gripe para matar os idosos, isso é uma idiotice. Para isto, já temos um sistema muito mais eficiente, o SUS.

      • http://chantinon.blogspot.com chantinon

        @Murdock,
        Hahahahahhahahaah! Por um instante eu pensei que estava no ForumPCs e ninguém nunca iria entender meu sarcasmo. Valeu mesmo Murdock.
        Agora falando sério, eu nunca disse para ninguém deixar de tomar vacina, agora, essa para H1N1 eu realmente não tomei, não conheci ninguém que teve a doença e continuo achando que uma gripe que se espalhou pelo mundo em 1 semana, e teve a cura criada em 1 mês, e solamente 1 laboratório tinha patente, e vendeu bilhões de dólares rapidim, é coisa que nem Jack Bauer ou José Dirceu conseguiriam. Porque esse mesmo laboratório não faz uma vacina para Dengue??
        O projeto da vacina do Bill Gates contra 50 doenças em uma única dose tem orçamento pesado, já está em estudos a uns 10 anos e o Bill tem consciência que irá morrer sem ver o trem pronto. Mas do mesmo jeito que tem gente que acredita em Snake Oil, tem sabidão que acredita em milagre se for impresso em qualquer mídia.

    • http://prazersemsentido.wordpress.com Krash Destrutor

      @chantinon, eu tomei a vacina do H1N1 e estou muito bem, obriga.m,çfqeln~dn vc;2nkv]]]]
      AAAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRGGGGGGGGHHHHHHHHH
      BRAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIINNNSSSSSSSSSSSSSS!!!

      • tiagodami

        Eu não tomei, peguei H1N1 mas mesmo assim to muito ARRRRRRRRRRRRRRRRRRRGHHHHHHHHHHGJHG ROIUHROIUHROIUHROIRUHRRRRRRRR BRRRRRRAAAAIIINNNSSSSSSS

        @TiagoDamian (eu) foi contaminado por @Krash Destrutor

  • http://www.lordpinguim.blogspot.com lordtux

    Esse povo que acredita em qualquer coisa sem pesquisar ou usaro o minimo de bom senso me lembra algumas pessoas que acreditam em qualquer porcaria que um pseudo-especialista fala na tv, pior que depois se voce vai explicar, voce e que fica de chato na situação.

    Agora sinceramente, quem baixou esse app para Android merece ser enganado.

  • http://twiiter.com/criscmaia criscmaia

    No proprio flickr desse produto sem noção tem até uma boa representação das diferentes radiações: http://www.flickr.com/photos/cancerblock/5321499492/

  • FabricioGS

    E eu achando que ia ser um post sobre as tais pulceirinhas placebo idiotas que foram desmascaradas esses dias… achei que o Cardoso não iria perdoar. Mesmo assim belo post.

  • 1berto

    De estúpidos não tem nada, devem ter mais dinheiro que todos nós juntos.

  • Darkus

    Excelente post…

    Estupidez é a pior das doenças da humanidade!

  • Jos-El

    Aí aí, se fosse assim, coitado de mim com minhas sondas marcadas com fósforo radioativo. Mesmo no meio científico tem tenteais simplesmente se recusa a trabalhar com esse tipo de material. Claro que, tendo opção é melhor trabalhar com outra marcação, mas também não temporais ficar em pãnico.

  • http://gzahn.multiply.com GuilhermeZahn

    Cardoso,

    *excelente* artigo! Como físico nuclear já me deparei várias vezes com discussões peculiares sobre radiação e essas coisas…

    Só tenho uma pequena correção a fazer: não é só a radiação ionizante que pode causar câncer; o que acontece é que com essa os mecanismos são simples e bem “explicáveis” (in a nutshell: ionização pode levar à quebra de moléculas de DNA/RNA, que podem se recombinar da forma errada e, num momento de azar, essa recombinação pode levar a uma novo código maléfico)… No caso de radiações não-ionizantes (por exemplo, os UVA, UVB e UVC – e, em alguns casos, também as microondas), o mecanismo é menos bem compreendido, mas pode passar pelo processo “agitação térmica => aquecimento => pequenos danos ao DNA, mas em grande escala => f*deu”… Da mesma forma, a exposição a campos magnéticos muito intensos pode causar danos irreversíveis ao orientar moléculas polares – aí o processo “cancerígeno” pode passar por algo como “dano por radiação ionizante de fundo (que existe de monte) => campo magnético reorienta as proteínas => favorecimento de recombinações espúrias”…

    De qualquer jeito, a epidemiologia não mente: ao menos numa escala de tempo razoável, não há evidências de que celular cause câncer! ;-)

  • olisses

    Eu não sei se sou o único idiota que faz isso, mas esse negócio de esconder comentários com muitos votos negativos me atrai mais que afasta. Eu to lendo os comentários, ai começo a passar batido por alguns, encontro o “Hidden due to low comment rating. Click here to see.” e não resisto, tenho que clicar, afinal o que esse cara falou que desagradou tanta gente. Não acredito que era essa a idéia, mas as vezes é só comigo!

    • tiagodami

      @olisses, [2]

      • Shokewave

        @tiagodami, [3]

  • http://stoa.usp.br/rifiorelli rifiorelli

    Um dos melhores textos que li nos últimos tempos. Parabéns!

  • http://nestespequenosmomentos.blogspot.com/ jrventurim

    @cardoso e pessoal do Meio Bit, olhem este “blog” que teoricamente esta na internet para “orientar” gestantes. Eu fui obrigado, há um tempo atrás, a tentar ao menos lançar um pouco de consciência naquela crendice toda.

    http://maternasp.wordpress.com/2008/09/06/vacinas-um-tema-controverso-ii/

    Obviamente, fui atacado por homeopata, “naturistas”, esotéricos, vegans, duendes e outras criaturas mitológicas.

    Tomei a liberdade de postar lá novamente, colocando o link do Google Imagens sobre a varíola que você postou aqui.

    O que mais me preocupa é a quantidade de certos “profissionais de saúde” de várias profissões que são tão adeptos assim destas crendices e falácias … Como esta gente se forma? … Eu sei. Foi só uma pergunta retórica.

  • xikodocouto

    Enquanto existir otário, malandro se dá bem. O “comparsa infiltrado no meio da plateia”, aqui em Niterói(e Rio também), a gente chama de farol.

  • kakaroto_BR

    Hoje vi um hospital espírita, pelo menos no nome. Nada me surpreende mais.

  • garoa

    taí um dos melhores artigos do Cardoso — culto, didático e divertido. Pena que só as trollagens pra cima de Linux/Android/God angariam audiência e comentários, até porque a maioria dos salsas não lê textos longos ou raciocina, só reage na base da porrada a um ataque aos seus fundamentos sagrados…

    à propósito, desligar recepção de rádio do seu celular não vai adiantar de nada: ondas de rádio são invisíveis mas estão em todo canto no mundo moderno, talvez até mais que Deus… :lol: