Meio Bit » Arquivo » Internet » Novas opções para compartilhar arquivos na Internet

Novas opções para compartilhar arquivos na Internet

Conheça três opções minimalistas e novas para compartilhar arquivos na Internet.

13 anos atrás

Ainda existe muita gente que compartilha arquivos diversos, de imagens a documentos, pelo email. Não há mal algum nisso, eu também faço vez ou outra. Mas, venhamos e convenhamos, em diversas situações é mais conveniente, para não dizer melhor, hospedar o arquivo nalgum servidor virtual e mandar só o link, certo? Múltiplos destinatários, arquivos muito grandes... São vários os casos onde essa segunda abordagem se faz válida.

Temos boas opções conhecidas, do Dropbox ao Windows Live SkyDrive, passando por MegaUpload, RapidShare e outros do tipo. Mas não só. Uma nova leva de sites para compartilhar arquivos, mais "light" e amigável, está surgindo. Separamos três opções dessa safra fresquinha para apresentar a vocês.

Droplr (Mac OS X) ou windropplr (Windows)


Droplr

Droplr (Clique para ampliar)

Tem duas dependências (instalação de programa e conta no Twitter), mas depois de tudo configurado torna-se, de longe, o mais prático. No OS X, é um ícone na bandeja (ou seja lá como chamam aquela área no OS X); no Windows, uma caixinha semi-transparente pairando na área de trabalho. Arraste um arquivo para eles e o upload começa. Ao terminar, é gerada uma URL curta para o mesmo numa página do serviço, que por sua vez é contextual — muda se for uma foto, um executável ou um trecho de texto, por exemplo.

Let's Crate (Web)

Let's Crate

Let's Crate (Clique para ampliar)

O mais novo dos três, tem como principal diferencial suporte a arrastar-e-soltar da área de trabalho para a página Web, como o Gmail e o Google Docs. Funciona com um esquema de engradados, que na prática acaba servindo como pastas, mas se enrola no limite de espaço (200 MB e 6 engradados na versão gratuita) e mau uso do Flash ("crashou" enquanto eu testava).

Ge.tt (Web)

Ge.tt

Ge.tt (Clique para ampliar)

O mais simples e, talvez, o melhor. Não tem versão desktop, nem as inovações do Let's Crate, mas... funciona. E bem. Acesse o Ge.tt, clique no botão, escolha os arquivos (sim, no plural) e está pronto. Antes mesmo de finalizar o upload, o serviço já mostra a URL pública. De lá mesmo, dá para enviar o link para redes sociais ou enviar mais arquivos para a mesma "coleção". Cadastro? Tem, sim, e é gratuito. Ele estende o prazo de vida dos arquivos submetidos e dá acesso a estatísticas.

  • Ge.tt —

Conhece algum outro serviço de compartilhamento de arquivos não muito conhecido/popular? Compartilhe conosco!

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários