Meio Bit » Arquivo » Games » Jogos 'complicados'... Só se você não procura direito.

Jogos 'complicados'... Só se você não procura direito.

18 anos atrás

Pessoalmente não acho que os jogos estão complicados demais hoje em dia, mas como sei que muita gente acha e eu gosto de games acima da média, é provável que eu esteja errado.

O meu ponto de vista pode ser exemplificado por uma amiga minha que não jogava desde a época do Super NES. Coloquei ela pra jogar Kingdom Hearts, do Play 2. Ok, é RPG da Disney misturado com Final Fantasy, mas esse é o jogo de Playstation 2 que tem o segundo esquema de controle mais complexo que já vi num jogo de PS2 (o primeiro é Splinter Cell: Chaos Theory, que se ficar 3 dias sem jogar você tem que assistir os videos de tutorial... Não aguentei jogar ele inteiro). E ela foi jogando KH numa boa, o jogo é tão imersivo e envolvente que depois os controles 'complicados' se tornam fáceis.Porém, pode ter muita gente que discorda e quer mesmo voltar à época do Super Mario e jogos do tipo. Minha recomendação quanto a console então é o Gameboy Advance SP.

Por que não o Gameboy Micro? Porque há muitas reclamações de sua tela ser muito pequena. Aí é caso de pegar um na mão e ver o que você acha.

A linha Gameboy Advance (desses modelos) pode estar 'morrendo', mas deixou uma biblioteca tão grande e com tantos jogos bons que é impossível dizer que esse console é um mau negócio.

E para saber quais os melhores jogos do GBA, é só ir nesta página, colocar Gameboy Advance em 'Platform' e ver os resultados. Esse site mostra as notas médias de todos os jogos considerando as maiores fontes de reviews do planeta, internéticas e impressas.

Por que não o Nintendo DS? Porque a maioria dos jogos do DS são tão complexos em controle quanto qualquer jogo de Playstation (6 botões de face contando start e select, 2 nas laterais e ainda uma stylus pra tela sensível ao toque). Acho Castlevania do DS o melhor jogo em 2D que já vi, mas não me envergonho em dizer que passei um bom tempo apanhando dos controles. E jogar o Super Mario DS é tão ou mais complicado que jogar o Super Mario 64 do Nintendo 64, jogo que eu acho que já passa do critério de simples para quem reclama dos 'jogos de hoje em dia'.

E no PC (ou até mesmo no Mac)? Também há solução. Só comprar qualquer joypad de Super NES ou Playstation e usar um adaptador que tem uma imensa quantidade de jogos shareware (plataforma, aventura, ação, esporte, RPG) que lembram os tempos do Super NES e anteriores, muitos deles bem feitos.

Uma das companhias que faz esse tipo de jogo é a freeverse, com seu excelente Wingnuts. A Ambrosia faz excelentes jogos para Mac.

É só ver no download.com ou na softpedia. Essa indústria de jogos mais simples e casuais nunca parou de produzir, e produzir muito.

Ninguém é obrigado a jogar um jogo 3D ultracomplexo nem comprar um console que tem jogos que usam 8 botões pra cima. Mas também acho que quem reclama que os jogos de hoje são muito complicados só reclama porque não soube pesquisar e perceber que os jogos 'casuais' nunca deixaram de ser produzidos. Isso aqui ajuda 😉

Falando sério agora, acho que nunca tivemos tanta escolha entre quais tipos de jogos queremos jogar. Um jogo estilo Mario das antigas com gráficos mais bonitinhos, um jogo freeware de estratégia fantástico que lembra o fabuloso Final Fantasy Tactics (e freeware), como o Battle for Wesnoth. Sem falar nos milhares de jogos de puzzle (estilo Bejeweled e cia.), RPGs... E, claro, os jogos 'complexos', que em minha opinião deixam de ser complexos se conseguem te envolver a um ponto que você não o ache mais tão complexo (casos clássicos: Kingdom Hearts e Resident Evil 4) a ponto de não ter que ficar reaprendendo os controles se você fica uma semana sem jogá-los.

A indústria dos games está meio focalizada aqui e ali, mas dando uma procurada você acha de tudo, mesmo. E isso é muito legal 😉

relacionados


Comentários