Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Memory Stick - Mercado está inundado com produtos falsos. Aprenda como evitá-los

Memory Stick - Mercado está inundado com produtos falsos. Aprenda como evitá-los

18 anos atrás

O mercado Norte Americano e Canadense foi inundado com chips de memória da Sony e Sandisk falsos e provavelmente outras marcas famosas sofrem do mesmo problema. O e-Bay é um dos principais canais de distribuição e muitos vendedores nem sabem que seus produtos são falsificados.

O mesmo problema pode estar ocorrendo aqui no Brasil, um mercado bem menos sofisticado e bastante tolerante com produtos falsos. O problema de se comprar gato por lebre é que a vida útil desses cartões de memória é baixo e não há garantias de especificações elétricas.

Uma norma desse tipo de produto é atrair o consumidor com preços muito baixos. Se o negócio parece bom demais para ser verdade, é porque ele não o é. Variações de preço de até 10% do preço de referência são normais em economias de mercado, mas se aparece um produto 15% abaixo do que qualquer outro concorrente, desconfie. Lembre-se que a fonte de produtos reais é sempre a mesma e um pequeno vendedor tem MUITO menos chance de vender a preços competitivos que um grande varejista, que compra milhares de unidades e possui grande poder de negociação.

São pequenas nuances entre um produto e outro, mas para o olho treinado, não passam despercebidas.
Continue lendo para ver as dicas.Se o produto foi comprado em loja, com nota fiscal, o lojista, mesmo tendo sido enganado, é o responsável pelo fornecimento. Se você descobrir que seu memory stick é falso, volte e exija a troca do produto. Se os estoques forem apenas de produtos falsificados, basta eles ou reembolsarem o dinheiro ou comprarem o produto em uma outra loja. Exija seus direitos e lembre-se que repasse de produtos falsificados é crime (um advogado poderia esclarecer melhor).

Os usuários do Red Flag Deals reportaram que a maior parte dos produtos falsificados estão vindo do e-Bay, importados de Hong-Kong, portanto, muito cuidado na hora de comprar produtos online como os do Mercado Livre ou de revendas online pouco conhecidas e com preços muito baixos.

- O cartucho original possui uma sensação tátil abrasiva, áspera. O falso parece liso. O superior é genuíno.

- As letras impressas no plástico denunciam o produto falso. Nos originais elas estão gravadas à laser em baixo relevo. Esse é o local predileto para se colocar os "adesivos de garantia".

- Os conectores de ouro podem não estar perfeitamente alinhados e conter pequenos orifícios. Imagem por Andy Yuen. Clique na imagem para ver o original.

- A cor dos conectores originais é ouro-escuro e as falsificadas, parecem polidas.

- Os chips internos não possuem marca ou modelo do fabricante. Os originais possuem um chip Samsung e são organizados de forma diferente. O invólucro original é muito bem selado, enquato o falsificado abre-se com relativa facilidade.

- Se o produto não inclui adaptador ou caixa protetora, é falso. O usuário Juched que fez essa imagem informou que o adaptador veio em separado. O produto, é falso. Clique na imagem para ampliar.

As setas indicam:
- A cor é incorreta. Os sombreados estão fracos.
- Os pontos de fixação do pacote: são apenas 6 e parecem pontos redondos. Os originais possuem 2 a mais na parte superior e são todos retangulares. O selo em Japonês, se comprado nos EUA, é uma provável falsificação. Deveria estar em inglês, com letras pequenas.
- O adaptador não veio incluso DENTRO do pacote.

Exemplo de pacote verdadeiro (clique na imagem para ampliar):

- As dimensões dos falsificados podem estar incorretas. A imagem mostra um PSP equipado com um módulo falso e a dificuldade de removê-lo de dentro do aparelho. A performance dos chips genéricos, como era de se esperar, é inferior.

Os falsificadores contam com a desinformação para disseminar seus produtos de baixa qualidade. Informe-se, pesquise.

"O conhecimento em si mesmo é poder".
(Francis Bacon)

Fontes: PCPOP via DailyTech, Red Flag Deals

relacionados


Comentários