Meio Bit » Arquivo » Internet » Entre blogs e feudos

Entre blogs e feudos

18 anos atrás

Excelente o post no Interney sobre a cultura dos blogs,mais especificamente sobre os que definem a comunidade: os blogueiros. De fato, a blogosfera nacional sem dúvida é formada por varios nichos, ou feudos, como o Ney definiu. Na Europa antiga, os feudos eram grandes áreas de terra, e naquela época a comunicação era muito difícil. As vezes parece que estamos naquela época novamente, tendo (1) territórios estabelecidos em definições traçadas por cada nicho, (2) estabelecimento de "líderes" dentro de cada feudo e (3) pouco intercâmbio entre feudos.

Territórios estabelecidos em definições traçadas por cada nicho

Em cada grupo de blogs, seja de tecnologia, moda, política, o que for, os assuntos a serem abordados não tem um limite estabelecido. Às vezes, por exemplo, os blogueiros são tentados a abordar assuntos que fogem um pouco do tema principal, e isto pode tornar a audiência um pouco desapontada com a abordagem. Aqui no Meio Bit, por exemplo, procuramos escrever às vezes sobre software livre, Microsoft, Google, etc, e as opiniões de cada autor certamente encontrarão um ou outro (ou vários) leitores que discordam do texto. Ou seja: a comunidade lê blogs com que mais se identifica, e espera que os posts sejam concordantes com suas próprias opiniões. Na minha opinião, quem tenta fugir do convencional e tentar novas abordagens terá mais chance de se tornar um "influenciador", afinal estará propondo novas idéias.

Estabelecimento de "líderes" dentro de cada feudo

Na razoavelmente pequena comunidade de blogs nacionais, se pegarmos uma amostra de alguns leitores de diversos blogs e perguntarmos pelos 3 blogs mais influentes no Brasil, provavelmente teremos inúmeras respostas diferentes. Os "lideres", na verdade, são estabelecidos pela própria audiência, que novamente se espelha nos blogs que lê para definí-los. Se fossemos, de fato, procurar quem são os líderes, deveriamos procurar não por aqueles que tem mais citações entre os leitores, mas sim quem tem mais citações e links em outros blogs. Em números absolutos, creio que a audiência de um blog não necessariamente reflita seu status de líder; basta, por exemplo, ver os blogs de grandes portais, que podem contar com milhares de visitas por dia, porém tem muito pouco impacto em outros blogs.

Pouco intercâmbio entre feudos

A falta de intercâmbio entre blogs é uma reflexão de como a sociedade se organiza. Roqueiros, por exemplo, não se misturam com hare-krishna, e com blogs ocorre o mesmo. Blogs sobre política dificilmente irão mencionar algo postado em um blog sobre tecnologia, e não há problema algum nisto. Por isto, antes de alguns usuários estabelecerem "líderes" englobando os blogs nacionais, prefiro ver nossa blogosfera como pequenas vilas, com estreitas estradas de barro entre elas, mas que convivem pacificamente entre si. Os líderes aparecem espontaneamente, e sua função realmente é, como mencionado pelo Ney, a de formador de opinião.

Boa a conversa. De fato estamos aprendendo a ter uma blogosfera mais madura.

relacionados


Comentários