Meio Bit » Arquivo » Indústria » Google anuncia Nexus S e Android 2.3 "Gingerbread"

Google anuncia Nexus S e Android 2.3 "Gingerbread"

Google anuncia Nexus S e Android 2.3 "Gingerbread" duma vez só. Vendas começam no dia 16 de dezembro.

13 anos atrás

Dia agitado para a divisão responsável pelo Android na Google. Numa tacada só, a empresa anunciou dois grandiosos lançamentos para a plataforma do robozinho verde: o Nexus S e o Android 2.3 "Gingerbread".

Google Nexus S.

Google Nexus S. (Clique para ampliar)

O Nexus S, sucessor do mais puro Android-phone até então, o Nexus One, é basicamente uma versão melhorada do já excepcional Galaxy S. A Google trocou a HTC pela Samsung para seu segundo smartphone de marca, pegando carona na fabricante que mais vende Android nos Estados Unidos atualmente.

O TechCrunch pôs as mãos num novíssimo Nexus S, e deixou claro que ele é o Smartphone com Android. As especificações são muito próximas do Galaxy S, mas há pequenas diferenças bastante interessantes, como suporte a NFC, um sistema de etiqueta wireless que permite acessar conteúdo e, futuramente, possibilitará micropagamentos sem fio, e a ausência de slot para cartão SD e das "melhorias" no sistema realizadas pela Samsung, o TouchWIZ, num claro exemplo de que há vezes em que menos é mais — um Android puro vale muito mais do que qualquer modificação.

Não menos importante, o Nexus S é o primeiro smartphone do mundo a vir equipado com o Android 2.3 "Gingerbread", novíssima versão do sistema móvel da Google. Novidades? Temos, sim senhor!

Mais tímidas que as trazidas pelo 2.2 "FroYo", as melhorias da nova versão do Android não deixam de ser interessantes. A Google focou nalguns pontos onde seu sistema pecava, como melhorias nas ferramentas para o desenvolvimento de jogos, suporte a formatos de áudio e vídeo abertos, como WebM, VP8 e encoding de AAC e AMR wideband, suporte a NFC e VoIP/SIP, mixagem de efeitos de áudio, acesso a múltiplas câmeras e melhorias internas, como o sistema de seleção de texto, mais refinado, melhor gerenciamento da bateria e suporte a sensores, como giroscópio.

É impossível prever quando ou mesmo se os aparelhos mais modernos do momento receberão a atualização (com exceção do Nexus One, para muito em breve), então, como disse alguém no Twitter, só resta rezar e torcer. Uma pressãozinha, como fizeram os donos do Milestone na Motorola pelo Android 2.2 "FroYo", também pode ser útil.

Pouco a pouco a Google melhora e expande o Android, e deixa a briga dos smartphones cada vez mais quente. O Nexus S será vendido, no site oficial e nas lojas Best Buy, a partir do dia 16 de dezembro, desbloqueado ou atrelado a um plano da T-Mobile (nos EUA).

Para saber mais:

relacionados


Comentários