Meio Bit » Arquivo » Games » Games contra o câncer

Games contra o câncer

18 anos atrás

Muitos anos atrás li um estudo sobre um teste com crianças com câncer onde era feito um trabalho de visualização, com os garotos imaginando os remédios como naves combatendo inimigos. Os resultados pareciam interessantes, mas nunca mais vi nada sobre isso. Agora descubro que a Hope Lab, uma Organização sem fins lucrativos de Palo Alto lançou o Re-Mission, um videogame desenvolvido especificamente para crianças com câncer, que pretende melhorar a qualidade de vida, aumentar a compreensão da própria doença pelo paciente e conseguir uma aderência maior ao tratamento.


Os dados do estudo com 375 pacientes entre 13 e 29 anos acabaram de ser divulgados, com bons resultados no quesito qualidade de vida, e taxas mas elevadas de medicamentos quimioterápicos no sangue, o que sugere um maior comprometimento com o tratamento.

Não é mágica, não é chazinho. É um uso lindamente inteligente da tecnologia como ferramenta de ensino. Mais que vender esperança, o jogo vende conhecimento. O paciente instintivamente entende o que está se passando dentro dele. Psicologicamente é muito melhor do que "tome esta pílula e cale a boca".

O jogo está disponível gratuitamente para pacientes, por enquanto. Aos outros, pedem uma doação de US$20,00.

relacionados


Comentários