Qual o sistema operacional para smartphones mais popular do mundo?

Quando fizemos a mesma pergunta sobre os webmails, muita gente caiu no cavalo ao apostar no Gmail. E agora, será que você consegue acertar? Qual o sistema operacional móvel (para smartphones) mais popular do mundo?

Antes do veredito, cabe esclarecer o método usado pela Royal Pingdom, que publicou os resultados, para chegar a eles. O site usou dados referentes ao mês de outubro do StatCounter que, por sua vez, só considera nas estatísticas os dispositivos móveis que acessam a Internet.

Nota-se claramente uma divisão no mundo móvel. Enquanto Europa, América do Norte e Oceania veem o iOS da Apple na dianteira, nos demais continentes o sistema da Nokia não dá a mínima chance para a concorrência. Se juntarmos tudo num gráfico só, ora ora, o Symbian!

Gráficos do uso de sistemas móveis na Internet no mundo (outubro/2010).

A posição do Symbian se explica pela variedade de aparelhos da Nokia, e por essa ser, ainda, a maior fabricante de celulares do mundo. Muito embora o grosso de suas vendas seja de dumbphones, smartphones de entrada, como os da linha 52XX, têm forte apelo no preço (até R$ 350) e oferecem uma experiência que os Androids mais simples só entregam a partir dos R$ 600. Isso, claro, no Brasil.

Apesar da liderança, existe uma percepção generalizada, em boa parte motivada pela imprensa, de que o mundo gira em torno de iOS e Android. No campo do desenvolvimento, não chega a ser exagero, afinal, os ecossistemas da Apple e da Google são mais amigáveis tanto para desenvolvedores, quanto para usuários, e isso se reflete na tonelada de aplicativos, incluindo alguns muito bons, para as respectivas plataformas. Mas daí a tachar a morte do Symbian… Menos, né?

Ausências notáveis: webOS, que male má aparece nos gráficos mesmo de países, Windows Mobile, que teve alguma presença em certos cenários (Brasil incluído), mas nada relevante considerando os continentes, e Windows Phone 7, que foi lançado no final do mês-base da pesquisa, outubro, e por motivos óbvios não poderia aparecer no ranking.

E para fechar, tomei a liberdade de gerar um gráfico no StatCounter Global Stats do mesmo período, mas restrito ao Brasil. Veja o resultado:

Relacionados: , , , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • gabriel.galeno

    o Symbian em 1°, ta de sacanagem neh ?…. mas de qualquer forma parabéns a nokia.

  • Depois dizem que o Symbian está morrendo. É o sistema mais maduro. Não escondo minha admiração, nem minha decepção pela Nokia, mas tive contato com um N8 recentemente (infelizmente não como dono 🙁 ) e fiquei bem satisfeito com o resultado. Não deveu muito para os iPhones e Androids que mexi, guardadas as devidas proporções. Tem muito para dar ainda. A Nokia também caprichou na sua última versão do SDK para desenvolvimento Symbian, o QT. Show de bola!

    Quanto ao Windows Mobile, curiosa sua ausência na pesquisa, mesmo com sua forte presença em soluções corporativas. Por fim, ótimo post!

    Tomás
    http://www.tomasvasquez.com.br/blog

  • O Symbian tá na frente não é pela variedade de aparelhos que usam ele não. É porque é SO de pobre. Celular com Symbian você encontra em qualquer buraco por 150 reais. Já iPhone e Android…

    • @Renan the Geek, Sinceramente, não sei pq tantas qualificações negativas. Ou por acaso o iPhone é vendido nas lojas por 150-200 reais e eu não sabia?

    • SandroCeara

      @Renan the Geek, Amigo, teu comentário é até pertinente, mas quando aparece a citação “SO de pobre”…

      • @SandroCeara, Exato, o comentário seria perfeito se não tivesse trollado.

        Se tivesse escrito que é normal ser mais vendido devido ao preço mais baixo e ponto não teria recebido tantos negativos.

      • R_Rios

        Quem negativou é pobre. Por isso que tem tanto negativo a mais que positivo.

    • renatohs

      @Renan the Geek,
      Corrigindo
      O Symbian tá na frente não é pela variedade de aparelhos que usam ele não. É porque é SO de celulares alguns caros mas na grande maioria baratos, fazendo com que maior numero de pessoas tenham o celular com esse SO, dentre as pessoas da classe abcdefghijklmnoprstuvxz ( meu abcdario não tem wy ) . Celular com Symbian você encontra em qualquer buraco por 150 reais. Já iPhone e Android em buracos mais caros!!

    • Peixes

      @Renan the Geek, Póbres são você e o R_Rios, e do pior tipo, de espírito…

  • Achei interessante o quase equilíbrio entre o iOS, o BlackBerry OS e o Android lá na América do Norte.
    😮
    Tenho a impressão que o iOS passou o BlackBerry OS em algum momento, mas ambos poderiam ser ultrapassados pelo Android em tal região. Mas é só um chute. 😕

    • @Emanuel Laguna, pode acontecer, afinal o Android ao contrário de Blackberry e iOS roda em celulares de diferentes fabricantes, mas ainda vai levar um tempo eu acho, pouco tempo eu diria, uns 2 anos.

  • eduardo.mps

    uma coisa legal que reparei nos dados pro Brasil, ao colocar pra mostrar a variação nos últimos 3 meses, dá pra ver um salto impressionante (de 5% pra quase 12%) do “Samsung”… player novo crescendo no nosso mercado

    • @eduardo.mps, aqui em casa são 2 samsung, mas tenho um iPod Touch e em breve um iPad, só aguardando v2

  • 1berto

    Pra mim a única surpresa é o fraco desempenho do Android. Sempre ressalvo a força do Symbian. Para quem diz que isso é ‘passado’ eu lembro que nos países desenvolvidos o mercado está próximo da consolidação enquanto no mundo em desenvolvimento onde a bandeira da Nokia está fincada há muito espaço para crescimento. Isto mostra que a aposta do Nokia em insistir no ‘duro’ Symbian não é tão retrógada assim.

    • criscmaia

      @1berto, Fraco desempenho? Usou qual o aparelho? Se tiver oportunidade, usa o Desire da HTC que, provavelmente, vai mudar seu conceito 😉

      • @criscmaia, Acho que ele quis dizer nas estatísticas 😀

        Sobre o Android o que posso dizer é que testei 2 aparelhos, mas na minha opinião pessoal, ainda não bate o iOS, embora tenha se aproximado muito, ainda falta um pouco de qualidade de interface e a vasta quantidade de aplicativos da Apple conta muito contra o Android, principalmente os jogos.

      • 1bertorc

        @criscmaia, Fraco desempenho em termos de números meu jovem, estou tratando do texto…

  • hibran.costa.moraes

    a legenda ta errada o grafico do android tinha que ser verde XD

  • silvestre.andre

    Só acho uma pena termos tão pouco software para Symbian.

    • @silvestre.andre, Não é que tem pouco software para symbian… é que ele ja tem de tudo a muito tempo.. Não tem mesmo muita novidade.

      O que realmente falta no symbian e tbm falta no android… são jogos… pq isso o IOS tem de sobra.

      E claro a loja OVI tbm tem pouca coisa util e quando tem é trial.

  • anedox

    Samsung direto!

  • mapuche77

    Já disse aqui, e também por outros fóruns, que ainda verei muito analista “especializado” quebrar a cara ao apregoar a morte do Symbian em futuro próximo. Troquei meu N95-8gb por necessidade – o bicho tombou. Um N85 com problemas de fabricação foi substituído pelo E72 que por vaidade troquei por um N8. E afirmo, não vai nada que esse aparelho não possa fazer.

    Não sou gamer, mesmo assim instalei o Need For Speed Shift disponível gratuitamente para os donos do N8 – aqui a Nokia dá uma pisada de bola, o jogo tem 81MB quem não tem banda larga vai sofrer para instalar essa bagaça (custava nada vir instalado, né?); Mas o jogo é simplesmente fantástico e os gráficos 3D ficam ótimos no aparelho.

    Tenho notado que a Nokia disponibiliza atualizações para aplicativos que não estavam lá com essa corda toda – o social; mas agora deu uma melhorada e as fontes ficaram maiores (amém, ceguetas – como eu – agradecem). A OVI não é uma App Store da vida… Mas, sinceramente, além dos jogos tão essenciais para uns e completamente desnecessários para outros. Quais GRANDES aplicativos o symbian ainda precisa?

    O gerenciador de arquivos atual tem um cliente ftp embutido, quer mais?

    Falta refinamento, sim… Nalgumas partes até bastante. Mas, isso é mera perfumaria para boa parte dos usuários Nokia. Claro que gostaríamos (Brasil) de ter mais como alguns aplicativos pagos que são muito bons (o gravity, por exemplo… SPB MOBILE SHELL) e algumas outros frus frus mas de resto acho o symbian ainda o mais completo.

    Mais algumas boas polidas na interface (coisa que não é do outro mundo) e voi-a-lá. Estaremos no páreo novamente.

    • @mapuche77, Vejo 3 os problemas grandes do Symbian hoje.
      1. Interface ultrapassada, em um mundo acostumado a ver coisas bem detalhadas, polidas, usável mesmo, ter que usar Symbian é muito estressante, ele é “muito linux”, pode ser bom para 1% das pessoas, mas as outras 99% se importam com isso.

      2. Jogos, sem um número grande de jogos ele vai ficar limitado naqueles mesmo 1% que citei no primeiro ponto.

      3. Um framework moderno de desenvolvimento e melhor contato com desenvolvedores, sem isso nada de jogos, nada de desenvolvedoras capazes de montar aplicativos com interfaces agradáveis, etc..

      Parece simples resolver esses 3 problemas, mas não é, já estamos no iPhone 4 e somente agora a concorrência consegue se aproximar da experiência de usuário do iOS.

      O Symbian tem uma grande parcela do mercado hoje, tem, mas é herança do passado ou graças a diversidade de aparelhos que rodam ele, ou seja, todas classes praticamente tem acesso a ele, mas isso tende a mudar caso não melhorem/modernizem o sistema. Já está mudando, o gráfico não mostra, mas quem já viu um gráfico do crescimento dos sistemas vai ver que embora lider ele vem perdendo terreno enquanto Android e iOS vem crescendo rapidamente, pode demorar alguns anos, mas se nada mudar o Symbian perderá essa posição de líder de mercado, uma vez que líder de vendas já não é mais.

      • mapuche77

        @rodrigofante, Interface ultrapassada? … Senão vejamos: Parece que ainda não usou o Symbian^3… Sim, é a S60 modernizada. Tão simples e ágil e não menos icônica que Android e iOs. Não vejo graves problemas na interface do symbian – não ao ponto de se reiventar completamente. Precisa sim de polimento, e está ganhando. Quando puder experimentar um N8 aconselho a faze-lo.

        Jogos são apenas um “nicho”… E estes, em aparelhos com telas tão pequenas e jogabilidade extremamente limitada pela quase completa ausência de botões tornam a experiência, para a maioria absoluta das pessoas, um tanto quanto decepcionante.

        Jogos para celulares são distração, não um fim. Podem assumir relevância em dispositivos projetados para tal (a Sony pretende fazer isso com “PS-Droid” – mas aí é hardware e software pensado para tal). Fique certo de que o symbian não vai enveredar por esse caminho. Não é o que pretende. Até mesmo porque se fizeres uma pesquisa rápida com usuários de smarts verá que “gamers” são um número muito reduzido deles e geralmente já usam uma plataforma mais amigável para isso.

        Quanto ao Framework você está repleto de razão… Mas isso é uma realidade que já começou a mudar e muito, já viu o novo SDK?

        Na minha opinião o problema reside na resistência dos “analistas” em olhar o symbian simplesmente como o Symbian, não querer usar um S60 como se usa um Iphone e/ou Android. O Symbian é diferente, e seu charme está aí. Tem problemas, claro! São graves? — Na minha opinião nenhum é capital e/ou irresolúvel. É preciso trabalhar mais e sempre.

        Mas é ainda mais prático usar um symbian que um Android.

        No Symbian é possível ao ligar o aparelho e colocar o chip coisas que são impensáveis num Android ou iOS logo de cara: enviar, ou executar, arquivos por bluetooth, por exemplo.

        Falta ao Symbian mais integração à web, sim… isto é cristalino como o Sol do meio dia. Mas o aplicativo “Social” já foi um passo importante. Estou com o N8 desde o dia 19 e esse aplicativo já sofreu sensível melhoria. A Nokia está se mexendo, “amigo”… E muito.

        Também espero que use um dispositivo com Symbian^3. Seus horizontes se ampliarão um bom bocado.

        • @mapuche77, devo admitir que embora tenha lido resenhas sobre o Symbian^3, ainda não tive a oportunidade de mexer em um, mas pretendo em breve.

          No caso do Symbian^3 minha opinião é baseada em resenhas que vi pela internet, onde todos são unânimes em dizer que melhorou muito, mas também que falta muito, mas como disse infelizmente, sobre o Symbian^3 não posso comentar direito devido não ter nunca mexido em um aprelho com tal sistema =(

          • mapuche77

            @rodrigofante, Talvez porque os “especialistas” ao analisarem um dispositivo NOKIA queiram mais que tudo vê-lo rodando um sistema ANDROID. Por mais que a ideia possa parecer excitante para alguns, eles esquecem que a nokia é a líder mundial no segmento. E eu acredito que a empresa entende bem mais de smartphones que eles. Não a toa permanece como líder hegemônica no mundo a muitos anos.

            Ela errou e sabe que errou… Mas, não seria a primeira vez que ela daria a volta por cima. Aconselho a testar um aparelho rodando o “novo” sistema. Só não espere algo diferente e/ou revolucionário. Se atente que o Symbian já tem a um bom tempo recursos que iOS e Android incorporaram após o lançamento. – Multitarefa de verdade ainda é muito melhor em qualquer symbian que até mesmo um novíssimo android com 1ghz de processamento e 512mb de ram.

    • Alan Barreto

      E agora, ainda não apregoa a morte do Symbian? ehueheuheuehuehue