Flock surta diante do RockMelt. Menos pessoal, menos…

Screenshot_ 3.jpg

Quando o Flock havia abandonado o motor Gecko (mesmo do Firefox) em troca do projeto de open source Chromium, a primeira intenção era apenas reinventar-se. O Flock estava indo para um caminho onde não passaria de um navegador com uma premissa bastante bacana, mas que já virava um mastodonte em arquitetura, velocidade e pegada.

Seus engenheiros sempre acharam que o Flock estava em uma atmosfera única, com público pequeno porém cativo e que tinham o trunfo de ser o único disso, o único daquilo (…) quase tudo sempre relacionado ao carro chefe da marca: o browser social.

Para isso, levou usuários mais avançados à loucura com a incrível taxa de memória que costumava pinçar da máquina para dar contorno ao seu discurso. As coisas começaram a encrespar mesmo quando não havia mais layout que comportasse tanta poluição. Ao menos, não enquanto se acotovelavam com o Gecko.

Depois, veio a sábia decisão de partir para um esqueleto mais atual, mais leve, mais “sense” com a direção que qualquer bom navegador que se preze havia seguido. Lá estava então todo um novo projeto derivado do código livre do Chrome. Um novo horizonte se abriu.

O Flock é, aparentemente, bem redondo no sentido mais business do termo. A house não costuma bobear, ouve atentamente sua base de clientes, está sempre dando satisfações e fazendo sua base de conhecimento crescer com informações relevantes sobre o que faz o projeto andar para frente e se manter. Isso em si é a argamassa que o mantém vivo e dando a liga com seu sempre elogioso mini-público.

Tudo parecia ir bem e a empresa podia então manter seu ar elegante dentro do seu próprio universo. Então…

Heis que os deuses das startups inspiraram o renascimento do criador do Netscape e o mundo conheceria o hype gerado com o RockMelt.

Freak out geral! Com a agilidade de sempre, o pessoal do Flock surtou e declarou guerra aberta ao navegador. Esses últimos dias, a house colocou no ar uma tabela via Google Docs (adogando o Google!) queimando 24 vantagens sobre o calouro RockMelt e tentando derreter os ânimos. “Aqui não, prayboy!”

Infelizmente, tal qual o RockMelt, o Flock não mais contempla máquinas OS X com processadores PPC (Intel only). Pode parecer o óbvio, mas é uma decisão que envolve não tão curto prazo assim. Isso porque ainda existem muitos usuários que não fizeram (e não farão tão cedo) a transição de um para outro. E quem tem pouca gente na base, deve preservar. Bom, também roda bem Windows e Linux… quer dizer. Há gente meio revoltada com a falta de alguns recursos para este último:

Screenshot_ 4.jpg

Claro que acredito que abandonar o PPC (e o Linux?) foi motivado por uma pesquisa mínima de indicadores… Mas não me supreenderia se o Flock seguisse o trem do “pé na porta” e simplesmente abandonasse esse corte de usuários, repito, ainda merecedor de ao menos alguma atenção. Mas não dá, não dá.

No caso específico de suporte à ambos os processadores, ou codifica-se de uma maneira antiga para atender a gregos e troianos, ou avança-se na direção de um. Uma pena, mas perfeitamente compreenssível.

De todo o vasto discurso cheio de dissing para o novo concorrente, o que mais se destaca é o Flock acusando o RockMelt de uma grande e desnecessaria quantidade de cliques para ser “social”. Algo que eles defendem-se como sendo bem melhores.

No mais, tirando o óbvio polimento superior do Flock por conta de ser um projeto mais antigo e mudanças na disposição do layout funcional dos navegadores, vejo meio que o sempai fedido, falando do kohai mau-cheiroso — uma vez que ambos usam o mesmo framework e apenas um criou uma lista (de 24) coisas contra o outro.

Aí, é mesmo o caso de você decidir onde e quem vai pegar na sua maõzinha para o levar para passear pelo reino encantado da enternê…

Relacionados: , , , , , ,

Autor: San Picciarelli

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples