Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais

Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais

13 anos atrás

É com grande prazer que tenho em minhas mãos o novo livro de Altair Hoppe que deve, sem sombra de dúvidas, se transformar na nova Bíblia de quem se utiliza do programa de edição da Adobe. Acho que apresentar o autor desse livro é chover no molhado. Em vez disso é muito mais interessante notar a quantidade de informação que encontramos em suas páginas. A novidade dessa edição (que já é o volume 4) é que ele vem acompanhado de um DVD onde o próprio Altair Hoppe ministra algumas das aulas que encontramos no livro. Aliás, ultimamente temos encontrados várias video-aulas em DVD no mercado. Mas, em minha humilde opinião, não consigo dispensar o bom e velho livro. Acho que ambos possuem suas vantagens e desvantagens.

A importância da obra se mostra principalmente em nosso mundo onde o tratamento da imagem via software se tornou indispensável tanto para trabalhos caseiros quanto profissionais. Também vale a pena destacar que a obra é a primeira a tratar de forma completa sobre a versão CS5 do Photoshop. O livro é dividido em cinco capítulos que tratam de temas específicos. O primeiro capítulo se chama Tratamento de Imagem e é desenvolvido em 96 páginas. Como o próprio nome do capítulo nos revela, aqui temos os truques e comandos mais usados por quem trabalha com edição de imagem. Nesse capítulo aprendemos a remover ruído, ajustar a luz, tratamento no estilo Lomo, efeito de alto contraste e até a criar um pseudo HDR. Coisas muito bacanas que até quem está na estrada há muito tempo pode não conhecer.

O segundo capitulo, chamado de Retoques e Efeitos Especiais já é bem mais específico e mostra como usar as ferramentas mais avançadas do Photoshop CS5. Com as informações desse capitulo podemos redimensionar fotos sem perder qualidade, fazer retoque de pele, executar correção automática de distorção, remoção personalizada e automática de pessoas e objetos e alterar a pose de modelos. Todo mundo viu os diversos vídeos que a Adobe lançou no Youtube sobre as ferramentas quase mágicas da nova versão do Photoshop. Muitos não acreditaram nessas funcionalidades, mas podemos ver aqui que elas existem e podem ser utilizadas por qualquer pessoa. O terceiro capítulo é voltado para a criação de efeitos, e não necessariamente para o tratamento de uma imagem (do jeito que nós fotógrafos entendemos). Aqui podemos aprender a fazer um splash, como produzir um jato de água, mesclar textos e fotos, textos em 3D e um mosaico de fotos.

O quarto capítulo é dedicado completamente ao tratamento em HDR, uma nova tendência para o tratamento de imagens. Aqui a coisa entra em uma zona meio nefrálgica, pois o HDR não é uma unanimidade dentro do mundo da fotografia. Existem pessoas que amam e pessoas que odeiam e a  proporção desses dois grupos é equivalente. Nesse capítulo temos uma explicação muito bacana sobre o que é HDR e como criar uma imagem dentro dessa categoria. Também é discutido como simular um HDR usando apenas uma imagem e quais os melhores softwares para edição. Se você não sabe nada sobre HDR e sempre quis entrar nessa onda, essa é sua oportunidade de aprender. O quinto capítulo é bem pequeno e trata de plug-ins indispensáveis como o Exposure e o Portrait Professional Studio.

O DVD que acompanha o livro é um grande presente para quem quer realmente aprender. Embora tudo que esteja nele também é tratado no livro, você ver a forma como tudo se desenrola dentro do Phtotoshop de uma maneira dinâmica é muito mais agradável. São duas horas de muita informação, mas nem todas as lições do livro são mostradas no DVD. Precisaria pelo menos um DVD triplo para colocar toda a informação contida na versão impressa. No vídeo encontramos os capítulos de filtro graduado, redução de ruído, Mascaras e Ajustes, Content Aware Fill, Remoção personalizada de Objetos, Content Aware Scale, HDR toning, Pele Falsa, Alto Contraste e muito mais.

O livro é muito bom. Altamente recomendado para quem possui o Photoshop como ferramenta de trabalho. Mas, também é recomendado para quem está começando agora e procura uma fonte de informação, afinal de contas, um tratamento mal feito pode destruir totalmente a qualidade de sua imagem, mesmo que a composição esteja bem feita. O DVD, que foi a primeira coisa que olhei quando o livro chegou, também vai quebrar o seu galho em momentos específicos do processo de tratamento. O único ponto negativo é que o áudio do vídeo não está 100% perfeito, mas nada que vá estragar a sua experiência de aprendizagem. Legal destacar os retratos de dezenas de fotógrafos que ilustram as duas páginas iniciais e as duas páginas finais do livro. Essa foi uma campanha do Altair Hoppe e da iPhoto Editora pelo Twitter onde eles pediram fotos dos leitores para ilustrar o livro. Uma forma de homenagem muito legal.

O livro Adobe Photoshop para fotógrafos, designers e operadores digitais de Altair Hoppe está a venda pela iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 149,00.

photoshop - altair hoppe

relacionados


Comentários