Meio Bit » Arquivo » Games » Estratégia da Sony com o PlayStation 3

Estratégia da Sony com o PlayStation 3

18 anos atrás

A entrevista com o presidente da Sony Computer Entertainment's Worldwide Studios, Phil Harrsison, na GDC esse ano mostra que o PS3 não está sendo colocado como "console de jogos", mas centro de entretenimento e uma maneira de distribuir e difundir o Blu-Ray. Fica claro na entrevista que a intenção é colocar tudo dentro de um disco de alta capacidade e a partir daí, oferecer os produtos e conteúdo de entretenimento:.

Ele não revela detalhes, mas podemos especular. A estratégia da Sony pode ser algo assim: você compra um filme numa mídia Blu-Ray e ele possui um demo do jogo relacionado ao filme ou dois outros jogos do mesmo tipo. A trilha sonora completa em alta qualidade, com Surround 7.1 também está lá, mas apenas 2 faixas completas e 30 segundos do restante. Você pode entrar online, comprar uma licença e ele destrava um dos jogos. O seu progresso no demo não é afetado e você pode continuar. Para jogar o mesmo jogo em outro console, você precisa das suas credenciais e ele verifica se o serial está sendo usado por mais alguém, dentro das regras de fair use.

Essa será, talvez, a forma mais eficaz de combate a pirataria e ao mesmo tempo, deixa o usuário testar o jogo à vontade, dentro da sua estação de entretenimento. Isso pode também reduzir o preço dos jogos originais aqui no Brasil. A Sony poderia criar um Action Pack com 5 jogos. Isso é distribuido em revistas, e ele possui as versões completas, mas o preço combrado não é na loja e sim online. Você pode jogar o quanto quiser, até 20-25% do jogo. Se gostou, faz a compra online, o jogo é destravado para a sua credencial e você pode continuar jogando normalmente. Para essa forma de distribuição funcionar, seria obrigatório ter uma conexão com a Internet no momento de iniciar o jogo e depois, poderia se desconectar. O contrário pode ser verdadeiro também.

A tecnologia já existe, dê uma olhada em www.direct2drive.com. Eu tenho o ISO do jogo Civilization IV, mas ele só é habilitado depois de me conectar, autenticar e fazer um login. A Sony Online Entertainment, acredite, fará uso pesado dessa forma de distribuição de conteúdo. É só esperar para ver.

Fonte: GDC 2006 - Entrevista com Phil Harrison via GameSpot

relacionados


Comentários