Meio Bit » Arquivo » Internet » Impressões: Riya

Impressões: Riya

18 anos atrás

Um produto que me chamou a atenção desde que foi anunciado foi o Riya. Trata-se de um site em que o usuário armazena e compartilha sua fotos. Nada de novo aí, mas a grande "sacada" do site é o reconhecimento de rostos nas fotos, bem como o futuro reconhecimento de lugares e texto nas fotos.

Há aproximadamente 1 semana o serviço foi aberto ao publico, ainda em fase beta. Resolvi testar o serviço, e me registrei no site. A primeira diferença é no método de se enviar as fotos ao site. Ao invés de um upload via web, é necessário que se instale um pequeno aplicativo que faz isto automaticamente. O motivo do aplicativo não é tanto o envio das fotos, mas sim o processamento das fotos e reconhecimento dos rostos na máquina do usuário.

Feita a instalação do aplicativo, comecei um longo processo de upload das fotos. Demorou uns 2 dias para mandar todas as minhas mais de 2000 fotos. Após isto, o sistema mostra que rostos ele reconheceu, e pede para o usuário nomear as pessoas. O sistema vai lentamente ganhando mais informações com o treinamento que o usuário vai entrando no sistema, e os rostos são mais bem reconhecidos. De qualquer maneira, o sistema ainda fez erros grosseiros de reconhecimento, e novamente pede o feedback do usuário para corrigí-los.

E.....é isso. Eu esperava mais do aplicativo, claro que ainda está em beta e espero que eles incluam mais funções. Pode-se buscar fotos por pessoas e pela data em que foi tirada (isto sai do próprio arquivo enviado, nos dados EXIF que as câmeras digitais colocam nos arquivos).

Para falar a verdade fiquei um pouco desapontado com o sistema, esperava mais mesmo, com buscas mais complexas, como por exemplo: "mostre as fotos em que estou eu e minha irmã no Natal de 2005". Isto deve vir no futuro, afinal a base do sistema já está em funcionamento.

relacionados


Comentários