Meio Bit » Arquivo » Internet » BitDefender safego: "antivírus" para Facebook

BitDefender safego: "antivírus" para Facebook

Conheça o BitDefender safego, antivírus que protege seu perfil no Facebook de links estranhos e atualizações esquisitas.

13 anos atrás

Pouco a pouco o Facebook ganha força no Brasil, e embora ainda esteja longe do orkut no quesito popularidade, já é comum ver a timeline da rede social de Mark Zuckerberg movimentar-se com frequência, dada a produção de conteúdo pelos usuários verde-e-amarelo. Com a popularidade, é bem provável que em pouco tempo os mesmos problemas existentes na rede do Google apareçam por lá também.

Quais? Links maliciosos, scripts que se auto-propagam, dentre outros. A curiosidade dos membros é um catalisador desse tipo de investida de usuários desocupados e/ou maliciosos. Coloque uma headline chamativa, e o estrago está feito.

Felizmente, já existe uma forma de se prevenir contra ameaças no Facebook. Para nós, relativamente experientes em navegação Web, talvez seja desnecessário, mas pense naquela tia que male má sabe usar o orkut, ou na molecada que clica compulsivamente em tudo quanto é link. Para a maioria, o BitDefender safego pode salvar perfis!

O "antivírus" é, na realidade, um aplicativo social que é instalado da mesma forma que os demais do Facebook. Feito isso, ele exibe um painel de controle que lembra um quadro de instrumentos, com mostradores analógicos e botões para scan. Clique no botão "Scan Now", e a varredura começa.

BitDefender safego, no Facebook.

BitDefender safego, no Facebook. (Clique para ampliar)

Ele varre links publicados pelos seus contatos e páginas que segue. É bom fazer isso assim que instalar o aplicativo, já que, depois disso, o safego monitora o conteúdo recebido em tempo real e ininterruptamente, inclusive com estatísticas (bem simples) e, futuramente, insights sobre as principais ameaças que circulam pela rede.

Um recurso extra muito bacana é o monitor de privacidade, que analisa o preenchimento do seu perfil e dá dicas de como torná-lo mais seguro contra estranhos, dizendo quais informações estão livres e merecem atenção. Aliás, para essa tarefa existe uma aplicação ainda mais robusta, a ReclaimPrivacy, sobre a qual já falamos por aqui.

O aplicativo é pouco intrusivo no dia-a-dia, e foi criado por uma empresa forte e renomada. Para amigos e contatos incautos, é uma excelente pedida.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários