Meio Bit » Arquivo » Software » Rússia planeja substituto ao Windows

Rússia planeja substituto ao Windows

13 anos atrás

Com US$ 4,9 milhões destinados ao projeto, o Governo da Rússia confirmou o plano de desenvolver uma alternativa ao Windows, visando economia na aquisição de licenças, melhoria na segurança computacional da nação e menor dependência do software americano no país.

Na Rússia, o computador usa você!

Como quase todo projeto governamental, a base do sistema operacional russo será o Linux, e o objetivo é substituir o Windows em todos os departamentos. A ideia dessa iniciativa não é nova; em outubro de 2007, o Primeiro Ministro Dmitri Medvedev havia anunciado planos nesse sentido.

Apesar do destaque, a Rússia não é precursora nessa debandada para o lado open source da Força. No Brasil, o Paraná é sempre lembrado no circuito de software livre pelas iniciativas na área via CELEPAR (aqui tem um vídeo de uma visita que fiz à CELEPAR no começo do ano), que desenvolveu os programas de email e automação de processos usados pelos órgãos estaduais. Do outro lado do mundo, a Coreia do Norte tem sua própria distribuição Linux, a Red Star. E em junho desse ano, segundo nota do Neowin, o governo britânico sinalizou que, talvez, também migre sua base de computadores para Linux, visando conter gastos.

Não que seja parâmetro ou tenha relação com o tema, mas se a Rússia conseguiu acabar com 20% do spam mundial de farmacêuticos numa tacada só, quem garante que o lance do sistema operacional próprio não pode dar certo?

Fonte: Neowin.

relacionados


Comentários