Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Simulação de seres no computador

Simulação de seres no computador

18 anos atrás

Hoje, os computadores têm um papel fundamental em praticamente todos os campos, em especial na área de trabalhos científicos eles costumam ser muito úteis. Os ratos de laboratórios só não foram substituídos por computadores porque os ser vivos, em geral, ainda têm uma complexidade infinitamente maior do que qualquer máquina até então criada, também porque nem mesmo se conhece todos os mecanismos de funcionamento dos seres vivos. Mas já há quem queira provar o contrário.
Porém, alguns cientistas estão querendo mudar isso e simular organismos vivos em computadores. Cientistas americanos já conseguiram o que pode ser chamado de um bom começo. Eles conseguiram fazer a simulação num computador de uma vida completa. Claro que de um "ser" nada muito complexo, imitaram a vida do vírus do mosaico do fumo. Os vírus são seres tão primitivos, que por alguns, se quer são considerados seres vivos, mas já possuem mecanismos que deve ter dado muito trabalho para reproduzir em um computador. Até então, só se tinha conseguido simular pequenas partes de células vivas. Segundo um participante da pesquisa, ainda vai levar um longo tempo para simularem um cachorro balançando um rabo no computador, mas o que foi conseguido já foi um grande passo. Ainda por trás de tudo deve existir o estímulo dos órgãos defensores dos animais, que a cada dia pegam mais nos pés das instituições que utilizam os animais como cobaias nas experiências científicas..

Isso tudo demonstra o quanto acelerado está o ritmo das inovações tecnológicas nos mais diversos setores. Fico pensando se chegará um dia em que os pobres ratos com olhos vermelhos não terão mais razão de existir? 🙂

[referência]

relacionados


Comentários