Meio Bit » Arquivo » Mobile » Os melhores programas (gratuitos) para Android

Os melhores programas (gratuitos) para Android

13 anos atrás

E não, não estou contando com a pirataria.

Acontece que depois de (muitos) anos com o bom e velho V3i, dei um salto quântico para o Milestone. E, claro, não há muitas arestas no aparelho que já foi considerado o "gadget do ano (passado)". Talvez o conector “mini-USB-que-não-é-mini-USB”, mas nada é perfeito.

Enfim… Android na mão e uma idéia na cabeça: conseguir ferramentas para trabalho e, por que não, jogos! Sem mais delongas, aí vai a minha melhor lista dos melhores programas disponíveis pelo melhor preço para o melhor sistema operacional para celulares (sim, eu fui assimilado):

Para começar, o sempre útil “Scanner de código QR”, em sua encarnação 3.5, baseado na biblioteca ZXing. Baixe direto do MercadinhoANDROID-ICON ou visite: http://code.google.com/p/zxing. No final do arquivo estão todos os “QR Codes” para as aplicações, para facilitar a vida de quem já tem o programa instalado.

A maioria dos programas abaixo tem versões pagas (a preços muito, muito baixos), que retiram a publicidade (que incomoda pouco) e acrescentam pequenas funcionalidades. Geralmente, vale pagar.

10 – DCSwitch 1.1

Se você não tem um plano de dados, pode ter uma surpresa no final do mês. Especialmente no final do primeiro mês de uso do telefone… ao se desconectar da rede Wi-Fi e esquecer de desabilitar a sincronização, os dados (RSS, emails, atualização de mapas, propagandas subliminares…) trafegarão pela rede celular. E serão cobrados como tal…

A solução é o DCSwitchANDROID-ICON , que desabilita “na unha” a comunicação de dados via rede celular. Infelizmente, nesta versão gratuita, ao se conectar a fonte de alimentação o programa é desabilitado e você terá que iniciá-lo novamente.

9 – ES File Explorer

Acessar seus arquivos na rede Windows nunca foi tão fácil! O EStrongs File ExploreANDROID-ICON r tem uma interface muito bonita e funcional, além de conseguir lidar com servidores FTP, dispositivos Bluetooth e, claro, com os arquivos do próprio aparelho.

Visualiza arquivos, descompacta, seleciona múltiplos arquivos, mostra miniaturas, assobia e chupa cana ao mesmo tempo.

estrongs file explorer

8 – ConnectBot

Para quem não consegue se “desligar” dos próprios servidores, o ConnectBot é uma mão na roda. Ou melhor: na conexão. É um cliente SSH muito bem feito, que permite múltiplas conexões, atalhos diferenciados no desktop e criação de “túneis”.

Esse vai sem “screenshot” porque ainda não fiz… aquelas coisas… com meu telefone. Mas, de qualquer forma, o que vocês queriam ver? Uma tela preta com caracteres brancos?

7 -  Droid48

Não sei quanto a vocês, mas eu não vivo sem minha HP 48. Nem 2 2 + consigo fazer sem ela… para quem troca a robustez pelo tamanho, nada melhor que o Droid48: um emulador da boa e velha calculadora científica programável da HP.

droid48

6 – MSN Talk

O título é auto-explicativo: cliente MSNANDROID-ICON . Apesar de não fazer transmissão de arquivos, tem conversa em grupo, mensagens “offline” e um visual simples mas bastante agradável.

5 – RockPlayer

Infelizmente, nem tudo na vida é de graça. Tocar vídeos rmvb, divx ou mp4, no Android, não é. A menos que você aceite pequenos travamentos… caso contrário, prepare a carteira para desembolsar míseros US$ 10,00 pelo RockPlayer, da RedirectIn.

Como a decodificação depende do hardware, é bom testar antes (o programa funciona temporariamente, deixando uma marca d'água no canto superior esquerdo da tela) e ver se seu telefone suporta. No site do produto há várias versões, dependendo do processador.

4 – Find My Car Lite

Considerando que você carrega por aí um dispositivo com um considerável poder de processamento e, geralmente, memória sobrando… para quê se preocupar com detalhes irrisórios como, por exemplo, a localização de um carro estacionado? Para isso existe o “Find My Car LiteANDROID-ICON ” (muito útil também para se achar aquele hotel escondido entre dois prédios idênticos).

Aperte um botão (“botão” é modo de dizer, claro) ao sair do carro e pimba! Ele aparecerá no mapa (thanks, Google!) se vocês se perderem. Curiosamente, depois que instalei, nunca mais esqueci onde parei o maldito fusca!

3 – Ping!

Impossível viver sem essa ferramenta. O velho Ping é o melhor companheiro do administrador de redes. Para Android, um dos melhores é o Ping!UpANDROID-ICON . Sem muito o que dizer, mostra as informações normais de Time-To-Live, ICMP SEQ… guarda a lista de hosts e permite especificar o número de tentativas. Simples e funcional.

2 – App Inventor

Não é propriamente uma aplicação… mas a nova ferramenta de desenvolvimento da Google (baseada em várias tecnologias desenvolvidas no MIT, como a linguagem visual Scratch). Impossível resistir a algo que parece “blocos de LEGO bidimensionais”…

Ainda está numa fase bem inicial, os programas desenvolvidos só podem ter uma tela, não é possível disponibilizá-los no “Market”… mas o projeto tem futuro (ao menos, eu espero).

Para quem quiser testar, basta fazer o cadastro e aguardar. O meu acesso foi liberado em dois dias. Para matar a curiosidade enquanto isso, basta seguir o link.

1 – Air Control

Como ninguém é de ferro, um joguinho casual sempre vem a calhar… “Air ControlANDROID-ICON”, além de viciante, consome a bateria do seu celular como se fosse uma pilha descartável chinesa. Mas vale cada segundo.

A idéia é simples: você precisa guiar os vários tipos de aeronaves até suas respectivas pistas/pontos de pouso. Fácil, até você ter 10 aviões na tela, com velocidades e direçòes diferentes. Viciante.

cs

Surpreso por não ver nenhuma aplicação “Task killer”? Bem, depois de ler muito por aí, cheguei à conclusão de que não vou usá-las até estudar o sistema mais a fundo. Ao que parece, a memória é usada da forma como deve ser usada: as aplicações não utilizadas ficam residentes, mas em estado de “dormência”, sem consumir recursos do processador. Quando são chamadas novamente, aí sim, voltam “à ativa”.

Portanto, “Task killer” eu passo.

QR Codes

DCSwitch:

qr_dcswitch

ES File Explorer:

qr_estrongsfe 

ConnectBot:

qr_connectbot

Droid48:

qr_droid48

MSN Talk:

qr_msntalk

Find My Car:

qr_findmycar

Ping!Up:

qr_pingup

Air Control:

qr_aircontrol

thatsall

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários