Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Catch: notas no smartphone e na nuvem

Catch: notas no smartphone e na nuvem

Conheça o Catch, aplicativo móvel que sincroniza com site e permite tomar notas rápidas com fotos e imagens anexas.

13 anos atrás

Interface principal do Catch para Android.

Interface principal do Catch para Android.

Desde os tempos do celular moleque, celular raiz, aquele que só servia pra falar e trocar mensagens, fazer anotações rápidas é uma das características mais recorrentes em qualquer aparelho, de um Nokia low-entry com lanterninha (que me parece muito útil), até num iPhone ou Android topo de linha. Os smartphones de hoje têm trocentos aplicativos disponíveis que fazem de tudo, e aproveitando-se dessa evolução de hardware e software, os programinhas para fazer anotações também melhoraram bastante.

"Androideiro" de primeira viagem, assim que pus as mãos no novo celular fui em busca de um aplicativo que me permitisse tomar notas rapidamente e, importante, fizesse sincronia com a nuvem. A disponibilidade é boa, e dentre os quatro ou cinco que testei, o que mais me agradou foi o Catch. Ele é gratuito, e está disponível para Android, iPhone e iPad.

Após a instalação, a primeira coisa a se fazer é tentar sincronizar e, ante a negativa do aplicativo, seguir seu conselho e criar uma conta no serviço. Feito o cadastro (pode ser integrado a uma Google Account, se preferir), aí sim a sincronia funciona.

O aplicativo móvel é bem esperto e deixa à mão atalhos para tirar foto, rastrear QR Codes e anexar imagens. As notas criadas lá são, por padrão, privadas; posteriormente, no site, é possível deixá-las públicas e, inclusive, compartilhar no Twitter e Facebook sem sair do site. Também há suporte a tags, basta identificá-las, no corpo das mensagens, com o símbolo # (assim, por exemplo: #tag).

Além do Catch propriamente dito, o serviço ainda oferece o Compass, esse apenas para Android, que integra o GPS do aparelho, caso disponível, às notas. Dentre as aplicações destacadas para esse programa, estão lembretes de locais, de onde deixou o carro estacionado (alô esquecidos!), salvamento de coordenadas do GPS, dentre outros.

Tomando notas com o Catch no celular.

Fora do ambiente móvel, já existe uma extensão para Chrome e, segundo o suporte, programas para desktop estão sendo desenvolvidos. O melhor de tudo é que o Catch é gratuito.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários